65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O RESGATE DA LITERATURA INFANTIL
KAROLINA KARLA CAVALCANTE - FACULDADE DOS GUARARAPES
FERNANDA D'CONCEIÇÃO LOPES DE CARVALHO - FACULDADE DOS GUARARAPES
INTRODUÇÃO:
Podemos perceber que, por trás da literatura infantil, não há apenas leitura e interpretação, mas, sim, um conjunto de interação entre professor, alunos, colegas e texto. A arte literária, aplicada de forma adequada, associando o lúdico com o conteúdo, poderá facilitar o ato pedagógico, tornando-se um só, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e despertando não apenas o gosto pela leitura mais também pela cultura. A arte em visão literária pode ser atribuída deste muito cedo às crianças, iniciando-se em casa e partindo logo em diante, para o início da Educação Infantil. É neste momento que a criança, poderá dar inícios aos valores éticos e culturais de sua região, conseguindo tomar gosto pelo ato de ler.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nosso objetivo é mostrar que de forma prazerosa os educandos poderão apropriar–se melhor da leitura e escrita, tomando gosto pelo mundo letrado, valorizando de forma geral nossa cultura.
MÉTODOS:
É importante que as escolas elaborem projetos voltados para a área da leitura e interpretação, de forma que o teatro possa ser o suporte para o gosto pelo ato de ler, ou seja, usando dinâmicas, o processo de aprendizagem ocorrerá com mais facilidade. Atraindo os alunos com o lúdico se fazendo de dramatizações, a escola poderá melhorar a disciplina dos alunos de maneira que eles nem venham a notar, transformando aquele ambiente onde todos têm que cumprir uma carga horária obrigatória, em um verdadeiro lugar prazeroso de se estar, interagindo de maneira atrativa com interdisciplinaridade. Dessa forma os alunos poderão aperfeiçoar seus conhecimentos como um todo, interagindo com todas as disciplinas estabelecidas no seu currículo escolar, criando o hábito constante de leitura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A literatura infantil proporciona às crianças a inserção ao mundo da imaginação, a partir desta a criança começa a vivenciar experiências reais de forma lúdica. Podemos perceber que, por trás da literatura infantil, não há apenas leitura e interpretação, mas, sim, um conjunto de interação entre professor, alunos, colegas e texto. A arte literária, aplicada de forma adequada, associando o lúdico com o conteúdo, poderá facilitar o ato pedagógico, tornando-se um resó, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e despertando não apenas o gosto pela leitura mais também pela cultura.
CONCLUSÕES:
A literatura infantil proporciona às crianças a inserção ao mundo da imaginação, a partir desta a criança começa a vivenciar experiências reais de forma lúdica. Podemos perceber que, por trás da literatura infantil, não há apenas leitura e interpretação, mas, sim, um conjunto de interação entre professor, alunos, colegas e texto. A arte literária, aplicada de forma adequada, associando o lúdico com o conteúdo, poderá facilitar o ato pedagógico, tornando-se um resó, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e despertando não apenas o gosto pela leitura mais também pela cultura.
Palavras-chave: Literatura Infantil, Educandos, Fábulas.