65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A PERCEPÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SOBRE O IMPACTO DO PARFOR NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ
Messias Furtado da Silva - Departamento de Educação Geral - UEPA
Lorena Renata Costa da Rocha Gomes - Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras - PARFOR/UEPA
INTRODUÇÃO:
Dados do INEP (2012) revelam que a média de professores com licenciatura no Pará é baixa, 46%. Neste enredo, 05 IES do Pará acreditaram no Plano de Desenvolvimento da Educação Básica (PARFOR) como possibilidade de melhorar a qualificação de professores, ofertando 575 turmas em 71 polos. A quantidade de turmas oferecidas ensejou a necessidade de avaliar o efeito do PARFOR na ação pedagógica dos professores-alunos, assim sendo, promoveu-se consulta em 32 polos, gerando dados que propiciaram reflexão sobre o impacto dessa formação na escola. Para Sobrinho (2003), avaliar significa atribuir juízo de valor sobre a realidade. Assim concebida, a avaliação considerou a importância do PARFOR como política que valoriza a dimensão democrática e deu-se em colaboração com todas as categorias que compõem o Programa, possibilitando redirecionamentos em prol de melhorias e, por conseguinte, da formação dos educadores do Estado. Segundo Oliveira (2008, p. 17) as avaliações produzem informações que subsidiam os gestores públicos nas decisões sobre políticas educacionais, neste sentido, a pesquisa foi relevante para que as IES pudessem avaliar a qualidade da formação oferecida pelo PARFOR, pois os resultados obtidos se constituíram em indicadores de qualidade para o bom andamento do PARFOR.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Visualizar o impacto das políticas públicas do PARFOR/Pará na qualidade da aula do professor-aluno; Construir instrumento para consulta a gestores municipais de educação de municípios polos do PARFOR/Pará; Identificar sob o olhar dos gestores municipais de educação o impacto do estudo nos Cursos do PARFOR/Pará na qualidade da aula do Professor-Aluno do PARFOR.
MÉTODOS:
A pesquisa, de cunho descritivo, de levantamento, foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2012. Os sujeitos do estudo foram os Secretários Municipais de Educação de 32 Municípios-Sede de Polos do PARFOR. Inicialmente definiu-se 03 dimensões a serem aplicadas a pesquisa: Orçamento e Gestão do PARFOR; Incentivo ao acesso e permanência; Efeitos da Formação do PARFOR na melhoria da qualidade da educação no município. Para cada dimensão foram definidos 04 indicadores. A partir dos indicadores foi construído instrumento de avaliação com questões fechadas e abertas. Os instrumentos foram aplicados por professores-avaliadores designados pelas Universidades, que visitaram os municípios em agenda previamente marcada pelo Fórum Estadual de Educação para aplicação do instrumento. Os dados quantitativos coletados receberam tratamento estatístico e foram transformados em gráficos. Os dados qualitativos foram analisados a luz da técnica de Análise de Asserção Avaliativa (AAA), proposta por Bardin (1995), que tira partido de conhecimentos da psicologia social sobre a noção de atitude.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto ao impacto do PARFOR na qualidade da educação, 87% dos gestores reconhecem mudanças motivadas pelo PARFOR; 84% têm conhecimento de melhoras nas atividades e 63% tem conhecimento de participação dos professores-alunos em ações escola-comunidade motivadas pelo PARFOR. Nas manifestações verbais, os sujeitos afirmam que o PARFOR ajudou a melhorar os resultados da Provinha Brasil, aumentou à aprovação dos alunos, têm-se desenvolvidos projetos e os trabalhos desenvolvidos junto à comunidade têm dado impulso para a educação no município. Os professores estão mais ativos e motivados, buscam mais informações e demonstram mudanças de postura, o vocabulário melhorou e se observa mudanças práticas em atividades incentivadas pelas IES. Os resultados reforçam o ideário de avaliação do projeto. Sobrinho (2008, p. 193) infere que avaliação é produção de sentidos, prática social, portanto, deve articular em um processo global e compreensivo dos diversos aspectos constitutivos da educação e construir os campos sociais de discussão e valoração a respeito dos processos, contextos, produtos, objetivos, procedimentos, estruturas, metas de superação, condições de produção das atividades educativas, sentidos e impactos na formação dos cidadãos e na construção da sociedade democrática.
CONCLUSÕES:
A análise dos dados nos leva a inferir que os objetivos da pesquisa quanto ao impacto do PARFOR para a qualidade da aula do professor-aluno foi plenamente atendido. Os gestores municipais reconhecem a importância do PARFOR para melhoria da educação no município, pois percebem mudanças na ação dos professores da rede municipal que participar dos cursos de formação. Um dado relevante é que 87% dos gestores municipais reconhecem as mudanças ocorridas na prática pedagógica dos professores-alunos do PARFOR e a melhoria na educação do município a partir do ingresso nos cursos de formação. Outro dado importante a ser analisado é que 63% dos gestores têm conhecimento da participação dos professores-alunos em atividades de integração escola-comunidade motivadas pelo PARFOR, levando-nos a inferir que a formação no PARFOR melhora não só a escola, mas também a comunidade em seu entorno. Os resultados do estudo demonstram que investir na qualificação do corpo docente é a garantia de melhorias na educação e, por conseguinte, da sociedade. Somente melhorando a qualidade do corpo docente e dando-lhes condições dignas de trabalho construiremos uma educação que propicie aos educandos desenvolver-se intelectual e tecnicamente. A educação transforma os homens e estes transformam a sociedade.
Palavras-chave: Políticas Públicas, Qualidade da Educação, Formação de Professores.