65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ANALISE QUÍMICA DOS COMPOSTOS FENÓLICOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO ETANÓLICO DO Peumus boldus
Rosely Lúcio da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Amanda Lima Cunha - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
José Aparecido Silva Santos - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Thierry José Oliveira Sena - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A busca por substâncias antioxidantes derivadas de vegetais vem crescendo e muitos centros de pesquisas estão investindo neste campo. Dentre as diversas classes de substâncias antioxidantes de ocorrência natural, esta os compostos fenólicos que tem recebido grande importância, por inibirem a peroxidação lipídica, lipooxigenase in vitro e desempenham um papel importante na neutralização ou seqüestro de radicas livre e quelação de metais de transição. Os radicais livres são moléculas instáveis, que para atingir sua estabilidade necessitam adquirir elétrons através do processo de oxidação dos compostos vizinhos. A presença desses compostos no organismo humano acarreta o desenvolvimento de patologias como as neoplasias, aterosclerose, doenças neurodegenerativas, artrite, diabetes. O consumo de chás tem aumentado nos últimos anos, graças a sua capacidade antioxidante, baixo custo, grande disponibilidade e abundância na dieta de milhares de pessoas. A espécie Peumus boldus, é conhecida como Boldo-Medicinal, Boldo-do-Chile ou Boldo, suas folhas são utilizadas comumente no preparo de chás, estes são muito usados na medicina popular no tratamento de problemas de fígado, estômago e distúrbios digestivos dentre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve a finalidade de avaliar através de uma analise química o teor de fenóis totais do extrato etanólico das folhas do Peumus boldus e potencial antioxidante pelos métodos de DPPH e FTC.
MÉTODOS:
O extrato etanólico do Peumus boldus (folhas) foi preparado através do processo de maceração com etanol (EtOH) por 24 horas, seguido de rotaevaporação. Para determinação do percentual de atividade antioxidante (AAO%) foi realizado o teste pelo método DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazila). A amostra foi diluída nas concentrações de 5,10, 50,125, 250, 500 μg/mL em triplicata, onde em 3 mL de cada amostra foi adicionada 1 mL de solução etanólica de DPPH 0,3µM e incubados por 30 minutos à temperatura ambiente ao abrigo da luz, com leitura da absorbância 518nm (espectrofotômetro UV-VIS). Foi feito a análise da atividade antioxidante seguindo metodologia já descrita na literatura, com pequenas modificações, avaliando o percentual de inibição da lipoperoxidação lipídica pelo método FTC (Tiocianato Férrico), nas concentrações de 25, 50, 75 e 100 mg/mL, em triplicata com leitura da absorbância 518nm (espectrofotômetro UV-VIS). O teor de fenólicos totais do extrato foi determinado em espectrofotômetro UV-VIS a 760 nm, utilizando reagente de Folin-Ciocalteau e construindo uma curva de ácido gálico como padrão 2,5 a 12,5 µg/mL. O teor de fenóis totais foi expresso como mg de EAG (equivalente de ácido gálico)/ g de amostra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da ação antioxidante dos extratos etanólicos do Peumus boldus obtidos com a utilização do método de DPPH mediante a capacidade da amostra capturar este radical livre analisada nas concentrações de 500, 250,125, 50, 10 e 5µg/mL, demonstraram resultados positivos para a presença desta bioatividade na espécie estudada, destacando os percentuais de atividade antioxidante acima de 50% produzido nas concentrações de 125µg/mL (AAO% 50,20), 250µg/mL (AAO% 50,37), 500µg/mL (AAO% 64,75), sendo estes resultados superiores quando comparado ao óleo essencial de Ho-Sho (Cinnamomum camphora) que na concentração de 500µg/mL apresentou um percentual de atividade antioxidante (AAO% 7,11) resultado este descrito na literatura . A quantidade de compostos fenólicos totais no extrato etanólico do Peumus boldus , apresentou um o valor de 0,4271 mg de EAG (equivalente de ácido gálico)/g da amostra vegetal. Acerca da habilidade do extrato etanólico do P. boldus capturar o peróxido de hidrogênio, avaliada através do método FTC (Tiocianato Férrico), foi possível obter valores médios para porcentagens de captura entre 84,6% a 106,73%, nas concentrações de 25µg/mL a 100µg/mL respectivamente.
CONCLUSÕES:
De acordo com a pesquisa foi possível concluir que o extrato etanólico das folhas do Peumus boldus , apresentou uma eficiente atividade antioxidante mediante os testes de DPPH e FTC, além de demonstrar um resultado significativo de teor de compostos fenólicos na espécie estudada o que corrobora com a atividade antioxidante da amostra vegetal. Diante disso, a espécie Peumus boldus pode ser visto como uma importante fonte de produtos naturais com possível atividade farmacológica.
Palavras-chave: Plantas medicinais, Peroxidação lipídica, Radicais livres.