65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
INCIDÊNCIA DE ENFERMIDADES TRANSIMITIDAS POR ALIMENTOS E SEUS FATORES DE RISCO NO PRONTO SOCORRO DA CASA DE CARIDADE MURIAÉ HOSPITAL SÃO PAULO EM MURIAÉ- MINAS GERAIS
Mariana Aparecida Gonçalves Araújo - Curso de Enfermagem, Faminas – Faculdade de Minas
Samuel Ferreira da Silva - Prof. Ms./ Orientador - Curso de Farmácia, Faminas – Faculdade de Minas
INTRODUÇÃO:
As Etas (Enfermidades Transmitidas por Alimentos) são causadas por agentes biológicos patológicos ou químicos, entre os quais citamos pesticidas e metais pesados. Estes agentes, hospedados ou transportados pelos alimentos, penetram no organismo humano através do consumo seja dos alimentos ou da água contaminados ou em mal estado de conservação. Possuem aparência, odor e sabor normais, dificultando a avaliação e/ou percepção dos riscos envolvidos. A modificação do estilo de vida da população em geral possibilitou a alteração de locais públicos como restaurantes e aumentou o consumo de produtos industrializados. A maneira de como são produzidos e armazenados, assim como a forma de distribuição e preparo dos alimento s em ambientes propícios para o aumento significativo das infecções por agentes biológicos eleva gradativamente o número de casos. Muitas vezes essas enfermidades não são detectadas, reportadas e notificadas pois apresentam sintomas semelhantes à gripe, diarreias discretas e vômitos com períodos febris
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento do número de atendimentos pelo SUS relacionados aos surtos alimentares ocorridos durante um ano (2011-2012) na CCM-HSP (Casa de Caridade Muriaé Hospital São Paulo) no município de Muriaé – MG.
MÉTODOS:
O levantamento anual foi realizado na CCM-HSP em Muriaé-MG a partir dos dados disponibilizados nos boletins de atendimento diários do Pronto Socorro do SUS e com informações adicionais fornecidas pelo programa Sysart. A pesquisa ocorreu de maio a agosto 2012. Os dados foram tabulados estatisticamente por gênero e por período mensal. Foram selecionadas e contabilizados apenas as ocorrências relacionadas com as Etas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Pronto Socorro do HSP recebe em torno de 6957 atendimentos por mês (Sysart) sendo que 169 correspondem a possíveis Etas. Dentre esses, significativo número de pacientes apresentaram diagnóstico médico de gastroenterite e enteroinfecção, com sintomas de vômito, diarreia, febre e dor abdominal, sugerindo enfermidade transmitida por alimentos. Os dados foram organizados considerando a metodologia proposta, classificando os pacientes por mês da ocorrência, gênero e idade. O estudo demonstrou que as pessoas do sexo feminino e crianças de ambos os sexos com idade de 0 até 8 anos são mais atingidas pelas Etas e que os períodos de maior ocorrência foram entre Dezembro/2011 até Junho/2012, coincidindo com as estações climáticas que se caracterizam pelo aumento da temperatura e umidade. Considerando a incidência levantada, destaca-se a relevância da ampla utilização de medidas preventivas que possam reduzir os riscos de exposição às Etas. Uma prática simples seria aprimorar os métodos de processamento, armazenamento, manejo dos alimentos principalmente em estações climáticas mais quentes e propícias ao desenvolvimento de microrganismos e a reeducação dos responsáveis pelo fornecimento de alimentos. Esta prática reduziria significativamente a incidência de doenças de origem alimentar.
CONCLUSÕES:
A partir do número de atendimentos analisados no período delimitado para a pesquisa, conclui-se que os índices de possíveis surtos alimentares com atendimento hospitalar ocorrem mais em mulheres e crianças do que em homens adultos. O índice aumenta em relação ao total de atendimentos em determinados períodos do ano, dado que aponta para possível direcionamento de campanhas de prevenção e atenção no atendimento hospitalar. Ë necessária a atenção especial preventiva porque as incidências, pela sua gravidade, comprometem a saúde e vida dos pacientes afetados. O índice de afetados pelas Etas é da ordem dos 2.5% dos atendimentos no Pronto Socorro SUS da CCM-HSP. Se observarmos que o gênero feminino e crianças em faixa etária entre 0 e 8 anos são os mais atingidos, indiretamente poderiam ser afetados os demais membros familiares, assim como gestantes, o que ressalta a importância do presente estudo assim como das ações preventivas evitando que demais problemas e gravidades ocorram.
Palavras-chave: ETAS, Intoxicação, Surto.