65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CRIAÇÃO MASSAL DE PREDADORES E PARASITÓIDES NO MANEJO DE PRAGAS AGRÍCOLAS NA AGRICULTURA FAMILIAR
Luciano Rezende Moreira - Prof. Dr./Orientador - Instituto Federal Fluminense
Hebert Martins Salotto - Instituto Federal Fluminense
Elenizia Lengruber Rodrigues Rangel - Instituto Federal Fluminense
Bárbara Luzia Gama Degli Esposti - Instituto Federal Fluminense
Iasmin Diniz de Moraes Martins de Souza - Instituto Federal Fluminense
Jefferson Rocha da Silva - Instituto Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:
A agricultura sustentável, produtiva e ambientalmente equilibrada, apóia-se em práticas agropecuárias que promova a agrobiodiversidade e os processos biológicos naturais, baseando-se no baixo uso de insumos externos. Infere-se, daí, que o controle biológico é uma alternativa promissora para o manejo de pragas em sistemas agrícolas sustentáveis, visto constituir-se num processo natural de regulação do número de indivíduos da população da praga por ação dos agentes de mortalidade biótica, os quais são também denominados de inimigos naturais ou agentes de controle biológico. O controle biológico pode ser interpretado de três formas: (1) como um campo de estudos em diferentes áreas, tais como ecologia de populações, biosistemática, comportamento, fisiologia e genética; (2) como um fenômeno natural: quase todas as espécies têm inimigos naturais que regulam suas populações e (3) como uma estratégia de controle de pragas através da utilização de parasitóides, predadores e patógenos. O controle biológico é, assim, um componente da estratégia do manejo integrado de pragas, com ênfase, aqui, aos insetos e ácaros. Atualmente o controle biológico assume importância cada vez maior em programas de manejo integrado de pragas (MIP), principalmente em um momento que se discute muito a produção integrada rumo a uma agricultura sustentável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho é promover a criação massal de inimigos naturais (predadores e parasitóides) visando sua liberação em sistemas agro-florestais ou pequenas propriedades agrícolas onde predomina a agricultura do tipo familiar, no município de Bom Jesus do Itabapoana, avaliando sua eficiência e eficácia no combate à pragas de forma sustentável.
MÉTODOS:
As etapas da criação massal podem ser divididas em obtenção de ovos (posturas) e criação das ninfas, sexagem de adultos, acasalamento e coleta de ovos. Alimentação dos percevejos predador foi feita pelo meio de criação de pressas naturais (tenébrios) no próprio laboratório.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Iniciou-se a criação massal de inimigos naturais (predadores e parasitóides) das ordens coleóptera, hymenóptera e hemipteros, visando a liberação em sistemas agroflorestais ou pequenas propriedades agrícolas onde predomina a agricultura do tipo familiar, avaliando sua eficiência e eficácia no combate à pragas de forma sustentável. Apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos na agricultura, responsáveis pelo incremento da produção agrícola, vigora um modelo dependente de insumos externos e insustentáveis a longo prazo. A agricultura convencional e os seus métodos de controle de pragas baseados no uso de agroquímicos geralmente provocam impactos negativos na ambiente, no produtor e no consumidor, tornando-se necessário a busca de novos métodos para equacionar as limitações e problemas da agricultura industrial moderna.
CONCLUSÕES:
O trabalho demonstrou a viabilidade de criação massal de predadores e parasitóides para liberação em sistemas agro-florestais e pequenas propriedades rurais na região de Bom Jesus do Itabapoana, sendo responsável pela diminuição do ataque de algumas espécies de insetos-pragas.
Palavras-chave: Controle biológico, Manejo Integrado de Pragas, Agricultura familiar.