65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
DESENVOLVIMENTO DE SABONETES GLICERINADOS COM MASSAS BASE COMERCIAIS DO TIPO TRANSPARENTE E MANTEIGA DE MURU-MURU (Astrocaryum muru muru MART.).
Naiana Luzia Silva de Souza - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Ana Caroline dos Santos Castro - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Charles Muller Freire Oliveira - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Giana Thais Kaufmann - Profa. MsC/Orientadora - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
INTRODUÇÃO:
Participando da higiene pessoal diária, os sabonetes atuam como coadjuvantes no tratamento e prevenção de várias afecções da pele. Os óleos vegetais são ricos em triglicerídeos e são incorporados aos sabonetes para evitar o ressecamento excessivo da pele. Proveniente do estado do Amazonas, a palmeira muru-muru (Astrocaryum muru muru Mart.) possui grande aplicação na fabricação de sabonetes, pois é rica em ácidos mirístico, láurico e oléico, que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele, contribuindo para deixá-la macia e com suavidade. Estão instaladas no Amazonas nove micro usinas que fazem a extração de óleos e manteigas de oleaginosas regionais e grupos de artesãos que trabalham com a produção de sabonetes. A maioria não insere estes ativos vegetais aos produtos. Estes insumos poderiam ser utilizados na fabricação de sabonetes com bases glicerinadas existentes no mercado. Porem para que esse produto possa ser inserido no mercado é necessário que haja o adequado e criterioso desenvolvimento de sua formulação, fornecendo assim informações confiáveis aos artesões. Fato que pode vir a colaborar no desenvolvimento socioeconômico regional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver formulações de sabonetes de qualidade com duas marcas diferentes de massas base glicerinadas comerciais do tipo transparente e a manteiga de muru-muru (Astrocaryum muru muru Mart.) como ingrediente ativo nas concentrações de 7,5, 5 e 2,5% (p/p).
MÉTODOS:
A manteiga de muru-muru (MM) foi fornecida pela comunidade do Roque – Carauari/AM, com índice de acidez 4,5 mg KOH/g. A MM foi adicionada a base e levada a banho Maria a 65 ºC. Após fusão e homogeneização, o material foi transferido para formas de silicone e desenformado após 24h em temperatura ambiente e 2h em geladeira. Os protótipos obtidos tiveram a sua qualidade aferida nos testes de perda de massa por amolecimento, rachadura, altura de espuma, pH e alcalinidade livre, seguindo-se metodologia da literatura específica. Os resultados foram comparados aos obtidos com os sabonetes produzidos sem a matéria graxa em testes conduzidos em paralelo. Os testes foram realizados em triplicada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os sabonetes produzidos com a manteiga de muru-muru (MM), nas três concentrações, encontraram-se na faixa de pH entre 9-10. Porém, o interesse deste trabalho reside principalmente em determinar a influência da incorporação da manteiga na formulação com a sua inserção nas três concentrações. Quando comparadas as perdas de massa em relação aos controles, ou seja, a influência da manteiga nesta propriedade dos sabonetes. Os valores, com as três concentrações, foram maiores para os da marca 2 do que os da marca 1 (41%, 26%, 26% e 13%, 5%, 10,3%, respectivamente). A MM apresenta ponto de fusão de 33 °C, em temperatura ambiente é bastante dura e nas concentrações maiores os sabonetes não só apresentaram rachaduras em excesso no ensaio específico como também apresentaram bordas quebradiças após serem desenformados, principalmente a 7.5%. A quantidade mais indicada de incorporação da manteiga foi 2.5%, já que os protótipos nesta concentração apresentaram menor porcentagem de perda de massa em relação ao controle, ambas as marcas não apresentaram rachaduras, apresentaram ausência de alcalinidade livre e pH dentro do faixa indicada pela ANVISA. No teste de altura de espuma todos os sabonetes apresentaram espuma persistente, abundante e cremosa.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados supracitados nos ensaios de controle de qualidade a inserção da manteiga de muru-muru na concentração de 2.5 % (p/p) seria a mais indicada na produção de sabonetes para comercialização com a massa base tipo transparente da marca 2. E, provavelmente, seria necessária a utilização de concentrações ainda menores deste tipo para a massa base da marca 1.
Palavras-chave: Cosméticos, Flora Amazônica, Óleos vegetais.