65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
Juventude(s), "questão social" e Direitos Humanos: uma análise de suas interfaces na comunidade do Lagamar
Caroline Magalhães Lima - Bolsista PET – Curso de Serviço Social – Universidade Estadual do Ceará
Antonio Israel Carlos da Silva - Bolsista PET – Curso de Serviço Social – Universidade Estadual do Ceará
Edvânia Custódio do Nascimento - Bolsista PET – Curso de Serviço Social – Universidade Estadual do Ceará
Priscila Greyce do Amaral Gomes - Bolsista PET – Curso de Serviço Social – Universidade Estadual do Ceará
Helena Maria de Paula Frota - Profa. Dra. Adjunta e Tutora do PET do Curso de Serviço Social (UECE)
INTRODUÇÃO:
Os Direitos Humanos no Brasil ganham caráter legal na Constituição de 1988, influenciados pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 1948. Eles surgem como uma das formas de enfrentamento às expressões da questão social, entendida como fruto das relações entre capital e trabalho. Este trabalho se configurou como uma pesquisa-ação, visto que ocorreu concomitante à execução do Projeto de Extensão “Entre Juventudes: Olhares sobre Participação e Cidadania na comunidade do Lagamar”, realizada desde 2012 pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Buscou-se discutir a interlocução entre as expressões da questão social com as demandas apontadas pela(s) juventude(s) participante das atividades da Organização Não Governamental Frente de Assistência à Criança Carente (FAAC), referentes às violações de direitos humanos. Compreendeu-se como sendo estes, fruto de um processo sócio-historico, construído pela sociedade, visando garantir direitos fundamentais para sustentação das condições de vida em sociedade, ainda que tais direitos estejam imersos em uma teia de contradições, diante da lógica imposta pelo modo de produção capitalista.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar à luz da questão social, as demandas da(s) juventude(s) da Organização Não Governamental Frente de Assistência à Criança Carente (FAAC), localizada na comunidade do Lagamar, em Fortaleza, Ceará, no que concerne a questões referentes a violação de Direitos Humanos.
MÉTODOS:
Como trajetória metodológica foi realizada pesquisa bibliográfica de autores que tecem análises sobre as categorias basilares na construção da pesquisa, as quais são: Juventude (s), Questão Social e Direitos Humanos. Além de uma pesquisa de campo realizada entre 2012 e 2013, com jovens participantes das atividades realizadas na Frente de Assistência à Criança Carente (FAAC), podendo ser compreendida como pesquisa-ação, devido à execução de oficinas temáticas sustentadas na pedagogia de Paulo Freire tendo como metodologia os círculos de cultura onde se coleta dados e se agi, denominada de pesquisa-ação. São estabelecidas troca de saberes, a fim de se constituírem diálogos investigativos e direcionados para a compreensão do que são os Direitos Humanos e de que formas estes são violados no cotidiano da(s) juventude(s) daquele bairro. O instrumental foi constituído de questões com perguntas abertas acerca das demandas apontadas sobre temáticas que dizem respeito a tais violações. Além disso, outras metodologias como construção de murais, relatos abertos, oficinas experimentais foram executados a fim de que os mesmos expressassem a compreensão acerca do objeto investigado. Após as oficinas os dados qualitativos foram sistematizados e analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das questões pertinentes às temáticas que os participantes teriam interesse em discutir nas oficinas e relatos abertos, foram: relações étnicos- raciais, questão ambiental, cultura, música, cidadania, juventude(s), direitos humanos, drogas, sexualidade, violência e outras. Com isso, obtivemos maior adesão nas seguintes opções: direitos humanos 36,1%, drogas 42,5%, sexualidade 42,5%, violência 36,1% e cultura 25,5%. Vale ressaltar que estes jovens são moradores de uma das comunidades com índices de maior vulnerabilidade da cidade de Fortaleza, a qual aproximadamente 65% dos jovens se encontrava nessa situação, segundo o CENSO do Lagamar de 2005. Com relatos obtidos na pesquisa pode-se perceber as refrações da questão social na vida dos mesmos. Partiu-se da compreensão de que a questão social é uma expressão real das contradições entre as classes sociais, e entre estas e o Estado. Em conjunto com a FACC, concluiu-se que o melhor tema a ser trabalhado seria o de Direitos Humanos. Dessa forma, buscou-se contribuir na reflexão sobre os mesmos e as violações na vida cotidiana dos jovens, incentivando-os a expressarem suas vivências e construindo um saber coletivo a fim de aplicá-lo na comunidade.
CONCLUSÕES:
Compreende-se que a(s) Juventude(s) vêm ganhando espaços na sociedade, em virtude do seu protagonismo e participação nas formas de organizações sociais, já que atualmente tem sido um dos principais sujeitos tangenciados pelas expressões da questão social, tais como: falta de emprego, drogadição, violência urbana, dificuldade de acesso à educação pública de qualidade e ao lazer. Nesse sentido, cabe ao Estado atuar no campo da implementação de Políticas Públicas a fim de amenizar a situação de vida dos jovens. A temática de Direitos Humanos foi relevante, visto que se construiu, coletivamente, com os jovens da FAAC uma compreensão dos Direitos Humanos, a identificação de suas violações e de mecanismos de efetivação dos mesmos. Além disso, contribuiu tanto para a formação profissional e humana dos pesquisadores, quanto para se expandir as perspectivas em torno das temáticas.
Palavras-chave: Juventude(s), Questão Social, Direitos Humanos.