65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
MIMETISMO MIDIÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ILHA RASA – GUARAQUEÇABA-PR
Felipe Macagnani - UFPR - Setor Litoral
Jeziel da Silva Malaquias - UFPR - Setor Litoral
Paulo Ricardo de Carvalho do Rosário - UFPR - Setor Litoral
Franciele Ortis dos Santos - UFPR - Setor Litoral
Fábio de Carvalho Messa - Prof. Dr./Orientador - Depto Linguagem e Comunicação
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que os conteúdos das mensagens midiáticas televisivas exercem papel importante na formação da opinião e dos hábitos sociais de crianças e adolescentes. Isso ocorre porque, ao mediar nosso acesso à realidade concreta, a mídia consegue recriá-la tecnicamente, escolhendo os recortes convenientes para a audiência reelaborar. Por esse motivo as influências foram objeto de estudo nas aulas de Educação Física, realizadas com os alunos do ensino médio no Colégio Estadual Ilha Rasa – Guaraqueçaba-PR. Desde dezembro de 2011, alunos dos cursos de Licenciatura em Linguagem e Comunicação e Gestão Desportiva e do Lazer, da UFPR - Litoral, desenvolvem uma pesquisa com as comunidades tradicionais das ilhas, com o intuito de identificar as influências midiáticas por meio de atividades no âmbito esportivo, elucidando o mimetismo midiático, para então propiciar o desenvolvimento do senso crítico sobre as mensagens recebidas diariamente. Vale esclarecer que o termo mimetismo provém de MÍMESIS, um conceito aristotélico, da Poética, que significa “imitar”. Foi Ignacio Ramonet, em A Tirania da Comunicação, que criou a designação para os fenômenos da mídia, evidenciando a imitação entre as fontes emissoras de mensagens e/ou a imitação entre o público e as mensagens recebidas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para a recepção crítica das informações diariamente absorvidas da televisão, promovendo o esclarecimento e favorecendo a criatividade.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada entre dezembro 2011 até julho de 2012, na Ilha Rasa localizada no município de Guaraqueçaba-PR. Através de encontros semanais, alunos da UFPR desenvolveram atividades esportivas, palestras e visualização de vídeos. Foi usado como base o conceito de mídia-educação que conforme (BELLONI, 2005, p.12) corresponde à educação sobre as mídias, com as mídias e para as mídias. É um novo campo do saber e de pesquisa, uma disciplina cujos “objetivos visam à formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de comunicação e informação”.
As diretrizes metodológicas que auxiliaram na condução da pesquisa foram ramificadas em: Planejamento - Escolhas de assuntos relacionados à mídia televisiva e esportes; estudo aprofundado dos assuntos por parte dos acadêmicos da UFPR; reuniões dos acadêmicos e professores para elencar os pontos de destaque sobre o tema, transformando-o em atividade prática; Execução - Contextualização teórica do assunto com os estudantes; explicação de como deverão ser executadas as atividades; divisão de grupos (por faixa etária, sexo e outras especificidades); execução das atividades. Avaliação - Reflexão sobre a execução prática da atividade; devolutiva (mostra) das ações práticas aos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através de observações comportamentais, verbais e não-verbais dos estudantes durante as atividades, notou-se algumas reações entre os alunos. Destacando inicialmente o mau recebimento por parte dos alunos em desenvolver atividades envolvendo esportes como vôlei e handebol, foi evidenciada a insistência em não querer praticar outro esporte a não ser o futebol, o que concretiza a massificação da cultura futebolística nestas reações. A partir dessa observação definiu-se a próxima atividade. Intitulada “Narração esportiva” teve como objetivo observar a mimetização de ações e de linguagens dentro e fora de campo. Um campeonato organizado e nele alunos se dividiram entre jogadores, narradores, comentaristas, cinegrafistas, repórteres de campo e torcida. Essa ação teve a participação de todos os alunos e através das filmagens e observações, foi identificado o mimetismo em todas as funções sendo reproduzidas através das linguagens, expressões corporais e comportamentos – dentre elas as repetições de spots publicitarios típicos das narrações de futebol como os da Vivo e da Tim, os argões específicos de narradores e comentaristas como Galvão Bueno e Neto, ritmos de dicção similares às narrações radiofônicas, assim como vinhetas comerciais de produtos patrocinadores de jogos.
CONCLUSÕES:
Com a avaliação feita após cada atividade e através de observações, pôde-se concluir que a mídia esportiva por meio da reprodução quase exclusiva de conteúdo futebolístico em canais da rede aberta, favorece a alienação das crianças e adolescentes, influenciando na reprodução de gestos e de discursos. Esse é o mimetismo midiático – ou fenômenos da imitação que acontece entre audiência e mensagens culturais midiáticas, a absorção de ideologias, comportamentos e formações discursivas. Foram identificados esses fenômenos miméticos nas atividades e em hábitos sociais dos alunos, essa massificação da cultura futebolística foi determinante para a rejeição das outras atividades envolvendo outros esportes.
Por fim foi possível perceber que após as imagens visualizadas acrescidas de esclarecimentos, os alunos tiveram entendimento sobre suas reproduções e a recepção critica sobre os conteúdos midiáticos tende a ser compreendido com mais lucidez.
Estende-se que a influência dos meios de comunicação deve ser aprofundada e debatida com mais frequência, e que a mídia-educação vem a ser uma ferramenta indispensável para esse entendimento crítico.
Palavras-chave: Mídia-educação, Alienação, Futebol.