65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
MUSICALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIA DE ENSINO NUMA ESCOLA BILÍNGUE.
JULIANNE ACIOLY DE SIQUEIRA - MAPLE BEAR CANADIAN SCHOOL BRASILIA
INTRODUÇÃO:
A música é, verdadeiramente, um forte canal de socialização e assimilação de conhecimentos, que torna a prática ensino e de aprendizagem mais dinâmica, eficiente e prazerosa, tanto para o aluno como para o professor. Nessa experiência de ensino que desenvolvemos numa escola bilíngue dos anos iniciais da educação básica, a musicalização no nível da educação infantil visa, prioritariamente, desenvolver várias habilidades através do movimento corporal, do canto em conjunto, da bandinha rítmica com instrumentos de percussão alem de trabalhar temas pedagógicos como formas geométricas, cores, partes do corpo humano, membros da família, etc., sempre com um repertório musical em inglês.
Nos anos seguintes do ensino fundamental I (do primeiro ao quinto ano), trabalhamos, também, os aspectos musicais através do movimento corporal, canto e bandinha rítmica, porém, teorizando de forma mais concreta através da escrita musical e do aprendizado da flauta doce, como uma experiência prática de tocar um instrumento musical em conjunto.A abordagem do conteúdo musical assim como o repertório, são realizados em inglês dando continuidade à proposta metodológica e filosófica da escola bilíngue canadense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Educação infantil:Proporcionar a aprendizagem musical na língua inglesa por meio do movimento corporal e da experimentação com diversos instrumentos musicais objetivando desenvolver no aluno a criatividade, e a sociabilidade. Ensino fundamental I: aprimorar o conhecimento e a percepção dos elementos musicais, bem como introduzir elementos básicos da teoria musical, alem do aprendizado da flauta.
MÉTODOS:
Para a educação infantil, as aulas de musicalização foram realizadas dentro das próprias salas de aula, uma vez por semana com duração de 40 minutos. As turmas têm em media de 14 a 21 alunos e crianças nas faixas etárias de 2 a 5 anos. Cada turma, dependendo da faixa etária, tem a ajuda de uma a duas professoras assistentes. Para as aulas de música, dispomos as crianças em círculo, todas sentadas ao chão. No ensino fundamental do year 1 ao year 5 ( do primeiro ao sexto ano), as aulas de musicalização foram realizadas nas próprias salas de aulas, uma vez por semana com duração de 45 a 50 minutos. As turmas tinham, em média, alunos na faixa etária de 6 a 10 anos.
O processo metodológico de musicalização dos alunos do ensino fundamental seguiu os mesmos passos dos alunos da educação infantil: Musica e movimento corporal, canto em conjunto, experimentação com instrumentos de percussão e posteriormente a contextualização de todos os aspectos musicais vivenciados com a introdução a teoria da musica e aprendizado do instrumento flauta doce.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para a apresentação de final de ano da escola, trabalhamos com a turma do “ nursery C” uma música natalina chamada “ Up on the house top”. Ensaiamos a letra, a depois música com coreografia e por fim as crianças tocaram as clavas de madeira, durante o refrão da música. Foi possível fazer as crianças cantarem toda a música, acompanhadas pelo teclado e, no refrão, tocavam as clavas fazendo o ritmo. Ao fim do ano de 2012 os alunos do ensino fundamental identificavam e reproduziam as figuras de duração (semibreve, mínima, semínima e colcheia) utilizando o corpo e o instrumento flauta doce, cantavam fluentemente as notas da escala ascendente e descendente, cantavam fluentemente na língua inglesa na forma coral, tocava a escala da primeira oitava na flauta doce, compunham formas musicais simples utilizando elementos básicos da teoria musical e liam de forma satisfatória as notas na clave de sol.O resultado das aulas de musicalização no ensino fundamental durante o ano de 2012 culminou com a apresentação bem sucedida, pelos alunos, do projeto “Beatles on Christmas” para a festa de encerramento de final de ano da escola Maple Bear Canadian School Brasília, quando cantaram as cinco músicas do projeto. Esse projeto mostrou que a musicalização no ensino fundamental despertou nas crianças o gosto musical, desenvolveu habilidades para o instrumento flauta doce e estimulou uma boa socialização entre alunos e professor.
CONCLUSÕES:
Após as etapas desenvolvidas durante o ano letivo de 2012, percebemos um sensível desenvolvimento das crianças no que se refere à percepção musical, melhoria da coordenação motora, o envolvimento nas aulas, a sensibilidade sonora e o interesse pela música. A dificuldade de alguns alunos do Ensino Fundamental I, com menos aptidão musical, foi trabalhada de forma a estimulá-los no desenvolvimento de competências e habilidades, aproximando-os do interesse e do gosto pela música. De modo geral, sentimos que os alunos demonstraram satisfação em realizar as atividades propostas e as aulas foram bem movimentadas, com a participação de todos.
A experiência nos tem mostrado que todo ser humano é musical precisando apenas ser estimulado nas mais diversas formas, desde a tenra idade. O desenvolvimento musical é possível mesmo através de atividades simples, com uma nova abordagem, novos recursos, fazendo com que cada aluno se perceba construtor de seu próprio conhecimento, melhorando significativamente a autoestima, a capacidade de aprender e de se comunicar através da música.
Palavras-chave: Música, Crianças, Inglês.