65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Comparação entre o Desenvolvimento da Lactuca sativa em canteiro e em Horta Vertical para utilização em ambiente escolar
Paulo Henrique Purcena Guimarães - Depto. Ciências Humanas - UFG
Mariana Crepaldi de Paula - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar - UFG
INTRODUÇÃO:
Atualmente, o Alface (Lactuca sativa), é uma das hortaliças que mais está presente nas refeições diárias do Brasileiro além de ser uma cultura plantada em todo o território nacional. Por ser de fácil cultivo e suportar bem as diferenças climáticas é uma das mais cultivadas no meio doméstico (HENZ. SUINAGA, 2009, p. 1 e 2) .
O método do plantio em Garrafas Pet traz uma pequena ação de subsistência ao individuo que, ao cultivar suas próprias hortaliças em sua residência sem utilização de venenos, diminui sua dependência do mercado, aumenta a oferta de alimentos saudáveis para a família sem poluir o ambiente.
A utilização de plantio de hortaliças como atividade escolar tem sido utilizada como atividade extra-classe com objetivo de criar vínculo entre o aluno e a natureza, além de auxiliar no ensino das ciências biológicas. Os professores das várias disciplinas que trabalham a educação ambiental também utilizam esta atividade.
Este trabalho foi desenvolvido em ambiente doméstico na cidade de Caçu, Goiás, situado no Sudoeste de Goiás.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Observar e analisar em qual das situações a alface melhor se desenvolve no período de chuva de Janeiro a Março para fornecer subsídios à escolha de um destes métodos para plantio em escolas de ensino fundamental, no âmbito de atividades extra-classe para atender às necessidades de cursos variados, na linha da educação ambiental.
MÉTODOS:
Primeiramente, plantou-se a Alface (Lactuca sativa) em canteiro doméstico, na cidade de Caçu, Goiás. Selecionou-se o local a ser preparado o canteiro observando a quantidade de luz que recebia e quais plantas estavam ao redor. Feito isso, limpou-se a área escolhida com a enxada e foi feita a aragem manual da terra, também com a enxada. Em seguida acrescentou-se à terra o Adubo Orgânico (esterco de vaca curtido). Foram feitas pequenas covas em linha horizontal em toda área, utilizando espaçamento de 20cm onde as sementes foram semeadas. Uma primeira irrigação foi realizada para potencializar a germinação.

No plantio em recipientes foram utilizadas Garrafas Pet e a mesma terra e adubos utilizados no plantio em canteiro. Lavaram-se e cortaram-se as bocas das garrafas. Após isso, foram feitos pequenos furos no fundo das garrafas para o escoamento de água. Abaixo das garrafas foi posto um recipiente para armazenar a água da drenagem das Alfaces afim de reutiliza-la para outras regas. Em seguida foi adicionado às garrafas a terra e o adubo, misturando-os no recipiente. Feio isto, as sementes da Alface foram semeadas nas garrafas pets.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após executado este projeto, como os detalhes discorridos acima e dando a devida manutenção diária, chegou-se aos seguintes resultados:
As alfaces plantadas em canteiro não resistiram ao excesso de pluviosidade que ocorre no período de janeiro à fevereiro e morreram antes mesmo dos brotos conseguirem se desenvolver. Já aquelas plantadas em Garrafas Pet brotaram uma semana após o plantio e mantiveram o vigor, tamanho e viço durante os meses de desenvolvimento (fevereiro a março). Na segunda semana de março já foi possível colher as Alfaces que estavam em perfeitas condições.
A manutenção e cuidados diários com a Alface na garrafa pet foram simples, apenas a irrigação diária.
CONCLUSÕES:
A conclusão a que se chega é que em períodos chuvosos o melhor desenvolvimento da alface é em garrafa pet, pois o período chuvoso diminui ou extingue a germinação. No canteiro, a exposição à água da chuva é excessiva por ser uma área maior e estar exposta, sem possibilidades de proteção e mobilidade. Há que se levar em conta as condições de drenagem do terreno, que variam de escola para escola. Já nas garrafas Pet a recepção da água da chuva pode ser controlada, pois são de fácil locomoção. Isto também permite o controle da exposição ao sol já que a alface é exigente neste quesito.
As atividades que envolvem plantio são preconizadas por várias linhas pedagógicas que pensam o ensino fundamental de forma integrada, como a Waldorf-Steiner, Montessori, Summerhill e Sudbury ou a Freinet (PAULA, 2010). Em alguns ambientes escolares, no sudoeste de goiás, o plantio em canteiros é inviabilizado durante o período letivo pela falta de drenagem do local, aliado à alta pluviosidade do período chuvoso.
Palavras-chave: Atividade de educação ambiental, reciclagem, Atividade extra-classe.