65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
INFLUÊNCIAS INDÍGENAS NA CULTURA DA REGIÃO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE E COMUNIDADES REMANESCENTES.
Myria Juscilânia Maraço Silva - Curso Técnico Integrado em Alimentos - IFRN
Flávio Rocha Puff - Prof. Msc./Orientador- História - IFRN
INTRODUÇÃO:
Inicialmente, esta pesquisa visava analisar o histórico da cultura das comunidades indígenas que habitaram a região do Alto Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista estudar hábitos, costumes e tradições desses povos, bem como relacionar suas influências na sociedade atual e localizar as possíveis comunidades remanescentes desses povos na região. Entretanto, devido à escassez de fontes escritas, arqueológicas, remanescentes ou mesmo memorialísticas referentes à população indígena no Alto Oeste Potiguar, a pesquisa teve a necessidade de uma mudança de enfoque.
Nesse sentido optamos por tentar buscar na História do Estado do Rio Grande do Norte os motivos do declínio da população indígena e as possíveis causas da sua quase extinção. Além disso, realizamos uma análise contemporânea sobre a situação indígena no Rio Grande do Norte, a partir dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a história do Rio Grande do Norte e identificar os motivos que causaram o declínio e possível extinção dos povos indígenas nesta região, bem como realizar um apanhado histórico sobre a situação indígena no Rio Grande do Norte, tendo como base fontes nacionais como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
MÉTODOS:
Ao longo do nosso trabalho realizamos várias pesquisas associadas ao projeto para o levantamento de dados e para a finalização geral.
Efetuamos pesquisas na região, nos locais onde tínhamos referências da existência de populações indígenas no passado e remanescentes atualmente, pesquisas bibliográficas e leitura de textos que narraram a passagem, duração, destino ou relatos de populações indígenas na região, elaborando fichamentos das atividades realizadas. Entretanto, como dito na apresentação não encontramos nenhuma evidência empírica dos vestígios do passado das populações indígenas do Alto Oeste Potiguar. Dessa forma, nossa pesquisa tornou-se uma pesquisa de revisão de literatura sobre os motivos da extinção dos indígenas no Rio Grande do Norte como um todo.
A pesquisa bibliográfica foi realizada com a seleção de textos e artigos científicos de estudiosos do tema em questão, seguido pela leitura dessas obras e finalizando com o fichamento das mesmas. Finalizadas as leituras discutíamos o conteúdo das mesmas semanalmente com o orientador do trabalho.
Outras leituras foram realizadas a fim de conhecermos melhor a História dos índios no Brasil, a fim de estabelecermos paralelos com a História dessas etnias no Estado do Rio Grande do Norte.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo do tempo, nos deparamos com relatos da participação do povo indígena na formação histórica do Brasil. Os diversos genocídios e massacres fizeram com que o número de indígenas no território brasileiro diminuísse consideravelmente nos anos em que o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. SILVA (2003).
Alguns dos relatos que se tem de povos indígenas do Rio grande do Norte provêm dos que fugiram das retaliações portuguesas para garantir sua sobrevivência. Porém ainda não estavam salvos dos colonizadores que invadiram suas terras e iniciaram assim uma guerra que ficou conhecida como “Guerra dos Bárbaros” que dizimou a maioria dos indígenas Potiguares.
A partir da segunda metade do século XIX houve um silêncio oficial sobre os povos indígenas no Nordeste. A identidade indígena foi sendo perdida e são escassas as informações históricas regionais sobre tais povos.
Os motivos que se podem dar a cerca da falta de documentos que oficializem a presença dos indígenas na região é em parte, o extermínio desregulado das populações, a miscigenação da pouca população que restou, bem como o descaso por parte das autoridades e historiadores que não se empenham em resgatar a história dos povos que fizeram parte do contexto histórico regional.
CONCLUSÕES:
A presente pesquisa proporcionou uma análise da situação das populações indígenas no estado do Rio Grande do Norte, bem como as causas da sua quase extinção na Região.
Porém, devido a escassez de fontes escritas, arqueológicas, remanescentes ou mesmo memorialísticas referentes à população indígena no Rio Grande do Norte fica evidente a dificuldade de esclarecermos como era a situação dos povos indígenas na região, sendo assim requeremos ao fato de esclarecermos as causas da quase extinção indígena, bem como a situação do índio no referido estado.
Os fatores principais que contribuíram para a quase extinção indígena são as guerras, a fuga para outras localidades e a miscigenação. Ao longo do tempo a presença indígena no Rio Grande do Norte vem diminuindo cada vez mais, o que nos remete a pensar sobre o descaso e o abandono sofrido por esses povos com o passar dos anos.
Diante disso, nossa pesquisa nos remete a pensar em como o índio é esquecido nos dias de hoje e vemos o descaso sofrido por eles refletido na falta de documentos que oficializem sua condição como parte edificante do estado, e de políticas públicas que garantam a disseminação da cultura daqueles que um dia foram os construtores da cultura e saber do estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Povos indígenas, Historicidade, Cultura potiguar.