65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
USO DE BEVACIZUMAB NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE RETROCERVICAL EM RATAS WISTAR
Karin Caroline Seidel - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Vivian Ferreira do Amaral - Profa. Dra. Orientadora - Escola de Medicina - PUCPR
Lucas Roskamp Budel - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Vinicius Milani Budel - Prof. Dr. - Depto. de Ginecologia e Obstetrícia - UFPR
INTRODUÇÃO:
Devido à importância da angiogênese na patogênese da endometriose o uso de inibidores da angiogênese, como o Bevacizumab, podem adicionar uma ferramenta importante para esquemas de tratamento, já que a cura da doença e abordagem medicamentosa ideal ainda não estão bem elucidadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propomos nesta pesquisa avaliar a eficácia do tratamento da endometriose retrocervical induzida em ratas Wistar com o anticorpo monoclonal Bevacizumab.
MÉTODOS:
Foram incluídas 60 ratas Wistar com, em média, 3 meses de idade, virgens e peso entre 200 e 250g. Em todos os animais foi realizado procedimento para indução de endometriose retrocervical. Após 21 dias os animais foram divididos em 3 grupos para realização do tratamento: grupo 1 (Acetato de Leuprolide n=20), grupo 2 (Bevacizumab n=19), grupo controle (solução de cloreto de sódio a 0,9% n=19). As ratas foram sacrificadas após 21 dias para avaliar o tamanho dos implantes e realizar análise histológica dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve redução da área dos implantes no grupo Bevacizumab, enquanto que ocorreu aumento da área dos implantes no grupo Acetato de Leuprolide e grupo controle. Houve efetividade no desenvolvimento histológico de endometriose retrocervical experimental comprovado por epitélio moderadamente preservado e com infiltrado leucocitário ou camada epitelial bem preservada na grande maioria das amostras.
CONCLUSÕES:
A utilização do anticorpo monoclonal antiangiogênico Bevacizumab se mostrou efetiva para a diminuição do tamanho de implantes endometriais em modelo de endometriose retrocervical experimental.
Palavras-chave: Endometriose profunda, Avastin, Dor pelvica crônica.