65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA OPERAÇÃO LOGÍSTICA UTILIZANDO O CONCEITO DE ONDAS COM ÊNFASE NO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO FARMACÊUTICA.
Aline Fernandes Dutra - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba - FATEC
Maria Cristina Vendrameto - Profa. Me./Orientadora - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba - FATEC
INTRODUÇÃO:
Na logística, constantemente exigi-se o controle de informações, processos exatos e menos custosos. No mercado brasileiro de medicamentos, que em 2011 ocupava o nono lugar no ranking mundial, segundo pesquisa do IBGE, e movimenta cerca de 28 bilhões de reais ao ano, conforme o Ministério da Saúde, essa exigência é maior pelo risco de o produto comercializado ser atuante na saúde humana. Os distribuidores, que são o centro da cadeia de suprimentos e mantêm controlada a vida útil e a acuracidade dos produtos no estoque, tanto do fabricante como do varejista, têm atualizado os sistemas de informação em seus depósitos. Nota-se, nesse mercado, predileção pelo método de implantação por ondas, no qual a substituição dos sistemas ocorre aos poucos, não havendo descontinuidade dos processos, como acontece com a substituição completa, de postura mais agressiva. Definir o método é a etapa mais crítica da implantação, pois depende de mudanças na cultura organizacional e da complexidade do que se implantará, como ressalta Morgana Salgueiro, em sua obra Desafios da Implantação de um Sistema ERP. A relevância da pesquisa é de ordem econômica, uma vez que embasa a tomada de decisão dos gestores, otimizando a utilização de recursos e minimizando impactos na implantação de sistemas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral é identificar as motivações da opção dos distribuidores de medicamentos pela implantação de sistemas utilizando o método de ondas. São objetivos específicos definir a complexidade da substituição de sistemas nas operações logísticas; apontar os fatores que impulsionaram a tomada de decisão para o plano de implementação do sistema; apresentar qualitativamente os resultados.
MÉTODOS:
Segundo sua natureza, trata-se de um estudo aplicado, por ser motivado por uma necessidade prática. A abordagem com relação ao problema é qualitativa, por visar ao aprofundamento do conceito e à aplicação do método de implantação estudado, não utilizando métodos e técnicas estatísticas. Os objetivos serão tratados de forma descritiva, pois devem identificar e registrar os fatores envolvidos no fenômeno problematizado. Os resultados advêm de procedimentos que envolvem o levantamento bibliográfico do conhecimento já existente e a pesquisa em campo, tendo como ferramenta entrevistas não estruturadas, abordando a estratégia de definição da escolha da empresa acerca do método e cronograma de implantação. Para isso, houve acompanhamento de toda a fase de planejamento do projeto de reestruturação de sistemas de um distribuidor de medicamentos, tornando-se possível documentar, com relatórios, as reuniões da equipe de projeto e realizar as entrevistas com os sujeitos participantes, sendo analistas e consultores de sistemas, gerentes do projeto e usuários-chave. A participação nessas atividades levou ao entendimento do processo de construção dos conceitos, bem como da escolha realizada pela empresa para seu modelo de negócio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado da pesquisa descrita, observou-se que o distribuidor optou pela implantação utilizando o método de ondas, sendo essa escolha não produto de preferência pessoal dos membros da equipe designada para o projeto de reestruturação de sistemas da empresa, mas resultado do estudo prévio que demonstrou maior aderência desse método quanto à capacidade e expectativas da empresa. Para essa decisão, o prazo e o método de implantação a serem utilizados foram definidos a partir da análise dos seguintes critérios: investimento inicial e manutenção do sistema, prazos de implantação e obtenção de resultados, riscos de operação e de negócio e recursos humanos (equipe, consultoria, desenvolvedores de sistemas, entre outros agentes) e de infraestrutura (computadores, salas dedicadas, instalações, entre outros aspectos técnicos). Com a discussão desses critérios, pode-se prever, com mais clareza, as mudanças e a complexidade do projeto completo, o que contribuiu para se estabelecer a estratégia de implantação de forma mais segura e orientada conforme previsto como etapa crítica na introdução. Com essa visão objetiva dos impactos futuros, tanto a equipe de projeto como os gestores da empresa sentiram-se mais confortáveis e confiantes para a implantação e o acompanhamento do projeto.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que as motivações do distribuidor para a escolha do tipo de implantação de sistemas de informação nos processos logísticos foram baseadas na aderência do método de ondas para seu negócio, pois possibilita adquirir conhecimento aprofundado do sistema, dos processos e dificuldades. Essas constatações foram impulsionadas pelo estudo do cenário da empresa no momento do planejamento do projeto, que demonstrou, como fatores positivos, o custo de implantação e a aquisição do sistema mais viável ao plano de investimento da empresa; a realização em uma filial piloto concluída em menor tempo, logo se observando resultados de desempenho dos processos; mais segurança para a elaboração do plano de contingência e, se necessário, o retorno dos antigos processos; a capacidade da equipe designada para o momento da implantação, pois trata-se de uma atividade crítica que exige acompanhamento no local. Entretanto, são fatores negativos, a morosidade da implantação pelo método de ondas, pois um resultado da organização leva mais tempo para se tornar visível e maior é o risco de obsolescência do sistema, bem como os custos de alocação de equipes e consultorias por mais tempo de projeto. Então, cabe à empresa avaliar a urgência, investimento e risco a que está disposta a arcar.
Palavras-chave: Planejamento, Projeto de reestruturação, Investimento.