65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
FITOFAGIA COMO UM FATOR INFLUENCIADOR NA ESCOLHA DE MACHOS DO PREDADOR Podisus nigrispinus (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) PARA ACASALAMENTO.
Paulo Henrique Gomes da Silva - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Rodolpho Fernandes dos Santos Lima - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Alexandre Igor de Azevedo Pereira - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Rayane Louise Cândida Diniz - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Alicionon de Oliveira Caetano - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Heonard Fernandes Januário Neves - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
O aumento populacional de predadores Pentatomidae depende da efetiva procura por parceiros sexuais em condições de campo para acasalamentos. Entretanto, o processo de procura, localização, corte e acasalamento em insetos é complexo e pode variar em função de diversos fatores. No caso de percevejos Asopinae, a localização pode ocorrer através de estímulos químicos, através de feromônios produzidos por ambos ou apenas um dos sexos; físicos, por meio de sinais vibratórios específicos para a orientação e reconhecimento do co-específico quando presentes na mesma planta (COCROFT, 2001), ou de maneira indireta, através da atração por voláteis emitidos por plantas injuriadas por herbívoros (DICKENS, 1999).
A escolha dos machos pode ser influenciada pela disponibilidade de alimento que é um fator reconhecido como modificador do comportamento de acasalamento em insetos (Morishima et al., 2005), mas essa hipótese nunca foi testada em percevejos predadores do gênero Podisus. Nessas condições, os machos poderiam adquirir maior capacidade em selecionar fêmeas melhor nutridas como parceiras sexuais, através de um mecanismo adaptativo de seleção sexual, o que maximizaria sua contribuição à prole.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é testar a hipótese de que machos de P. nigrispinus, submetidos a um regime de escassez alimentar, durante sua fase imatura, possuem maior seletividade quanto à escolha por parceiras sexuais bem nutridas.
MÉTODOS:
Os adultos de P. nigrispinus foram mantidos em bandejas plásticas (40 x 40 x 20cm) com tampa constituída por um pedaço de tela de plástico com malha de 2 x 2mm e dimensões de 50 x 50cm por tratamento. A tampa foi colocada por cima da bandeja plástica ultrapassando seu perímetro, dobrada nas laterais e fixada à bandeja com liga elástica. A tela de plástico impediu a fuga dos adultos da bandeja e facilitou a visualização dos mesmos no seu interior. As fêmeas de P. nigrispinus foram colocadas nas extremidades da bandeja e, no mesmo instante, os machos no meio da mesma. Trinta repetições foram realizadas. A tampa (tela plástica) foi armada nas extremidades da bandeja e, após a introdução dos adultos, o comportamento de acasalamento foi avaliado com etograma (CARVALHO et al., 1995). Os dados do total de acasalamentos, da escolha dos machos e da tomada de iniciativa entre os sexos e dentro dos sexos foram registrados.
Os resultados o teste de escolha foram avaliados pela análise de variância não-paramétrica com o teste de Kruskal-Wallis (P<0,05) para comparação entre médias. Os dados dos dois experimentos foram analisados com o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG) da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Machos de P. nigrispinus que passaram (ou não) por escassez alimentar na fase imatura apresentaram diferença quanto à escolha por fêmeas sob diferentes regimes alimentares (F= 0,01, P< 0,05). Machos fracos preferiram fêmeas fortes (77,78 ± 14,69 %) que fracas (22,22 ± 14,69 %) (P< 0,05), enquanto machos que não passaram por escassez alimentar não apresentaram diferença na escolha por fêmeas fortes (54,54 ± 15,74 %) ou fracas (45,45 ± 15,74 %) (P> 0,05).
Machos de P. nigrispinus podem ser capazes de distinguir fêmeas bem ou mal nutridas por sinais (químicos e/ou físicos) das mesmas para acasalamentos. Entretanto, a situação nutricional do macho pode melhorar essa percepção de sinais e representar um valor adaptativo quando machos mal nutridos buscam acasalamentos no campo. O comportamento de iniciativa de fêmeas de P. nigrispinus para o acasalamento pode ser um fato mais comum no campo, onde as oportunidades de acasalamento são raras, a condição nutricional entre machos e fêmeas é diferente e a necessidade em maximizar o fitness reprodutivo é maior.
CONCLUSÕES:
O comportamento de acasalamento no percevejo predador Podisus nigrispinus pode ser influenciado pelo status de nutrição de seus parceiros.
Palavras-chave: sucesso reprodutivo, predadores, intervalo de alimentação.