65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS FITOPATÓGENOS PREJUDICIAIS À CULTURA DO PIMENTÃO Capsicum annum L. MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM.
Ricardo de Melo Katak - Graduado em Ciências Biológicas CESP/UEA
Veranilce Alves Muniz - Graduada em Ciências Biológicas CESP/UEA
Juan Campos de Oliveira - Graduando em Ciências Biológicas CESP/UEA
Leandro Nogueira Batista - Graduando em Ciências Biológicas CESP/UEA
Ademir Castro e Silva - Prof.Dr/orientador em Ciências Biológicas CESP/UEA
INTRODUÇÃO:
As hortaliças proporcionam fontes nutricionais na alimentação humana e desempenham importante papel econômico. O pimentão (Capsicum annum L) é uma cultura sujeita a diversas doenças capazes de limitar a produção (FIGUEIRA, 2000). O uso de agrotóxicos ainda é uma medida de controle de doenças de plantas em função da facilidade de aplicação. Porém, o uso intensivo de agrotóxico na agricultura, tem, reconhecidamente, promovido diversos problemas de ordem ambiental, tais como a contaminação de alimentos, do solo, a intoxicação dos agricultores; a resistência de patógenos de pragas a certos princípios ativos de agrotóxicos (BETTIOL et al., 2003). À escassez de estudos no município sobre controle têm dificultando o manejo das doenças nesse agrossistema, uma vez que o sucesso no controle da maioria dos patógenos requer conhecimento detalhado de cada organismo envolvido, o efeito dos fatores do ambiente na interação entre patógeno e hospedeiro (VIDA et al., 2001). Neste sentido faz se necessário à identificação dos fungos fitopatogênicos que atacam as hortaliças levando em conta a importância do conhecimento e as informações adquiridas através da identificação desses microrganismos, no qual o pequeno agricultor conheça a medida adequada para o tratamento das doenças.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Isolar e identificar fungos fitopatógenos prejudiciais à cultura de hortaliças (pimentão) de pequenos agricultores de Parintins (AM).
MÉTODOS:
Amostra de parte necrosada do pimentão (Capsicum annum L.) foram coletados em plantações de pequenos produtores do município de Parintins (AM). Sendo posteriormente levados ao laboratório, foi feito a lavagem dos frutos em água corrente. Fragmentos de 5 cm de diâmetro foram retirados dos frutos, e feita a assepsia em álcool 70%, hipoclorito de sódio e água destilada por 2 minutos (ARAÚJO et al.,2001). As amostras foram inoculados em meio de cultura BDA sendo incubados á temperatura ambiente por 3 dias e feita repicagem para obtenção da cultura pura. Os fitopatogenos foram armazenados á temperatura de 4ºC para serem identificados. No total foram coletados 40 amostras da parte necrosada sendo que somente 25 ocorreu o isolamento do fitopatógeno. As lâminas foram preparadas com corante azul de metileno e com o auxilio de alça de platina obtida uma pequena quantidade de micélio das culturas puras e levadas aos microscópios ópticos para visualização de hifas e conídios (AMORIM, 1995). Foram feitas comparações das estruturas observadas com imagens de estruturas fúngicas fitopatogênicas de acordo com Amorim (1995), que apresenta uma variedade de fungos que atacam a hortaliça pimentão. Todos isolados foram armazenados na coleção de Fungos no Laboratório de Biologia CESP/UEA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os seguintes fungos isolados foram identificados por códigos FP1; FP2; FP3; FP4; FP5. Nas 25 culturas puras podemos observar que através das diferenças características morfológicas das colônias, coloração apresenta uma diversidade de fungos. Das 25 culturas puras foram agrupados em cinco diferentes espécies identificados pelos códigos FP1, FP2, FP3, FP4, FP5. O isolado FP2, apresentou características morfológicas e coloração idênticas semelhantes às estruturas do gênero Colletotrichum sp. Segundo Bergamim Filho et al., (2002) microrganismos fitopatogênicos de plantas são identificados, em sua maioria, pelos sintomas que provocam e pelos sinais presentes no hospedeiro. E baseado nesses fatores os frutos isolados do Capsicum annum L. apresentam os sintomas idênticos da doença conhecida como Antracnose. Não foi possível identificar as espécies isoladas, sendo que avaliação preliminar sobre aparência e semelhança mostram similaridade do isolado FP2 ao fungo Colletotrichum sp. Posteriores investigações serão feitas para identificação desses microrganismos. Ressalta-se que a correta identificação das espécies é de fundamental importância para o manejo adequado das diversas doenças causadas por esse grupo de patógenos (MILLS et al, 1992).
CONCLUSÕES:
Existe uma grande incidência de diferente fitopatógenos que causa prejuízo aos pequenos agricultores do município de Parintins-AM. O gênero Colletotrichum, causador da antracnose é um dos organismos presentes nas lavouras. Outros quatros possíveis diferentes gêneros de fitopatógenos podem estar presente nas lavouras.
Palavras-chave: Hortaliças, Fitopatógenos, Pequeno produtor.