65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Jovens diante de suas escolhas e visão de seu futuro: o jovem do ensino médio de escolas do DF
Verônica Moreno da Silva - Faculdade de Educação - UnB
Bernardo Kipnis - Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Educação - UnB
INTRODUÇÃO:
Atualmente, é possível encontrar significativa quantidade de trabalhos que objetivam o estudo a respeito do ensino médio ou também chamado, ensino de 2º grau (FRANCO, 1994; FILMUS, 2002; ABROMOVAY e CASTRO, 2003; KUENZER, 2007). Ocorre que boa parte desses estudos não se volta, especificamente, para a etapa de finalização do ensino médio e ,na grande maioria das vezes, não parte das visões dos jovens. Nesse sentido, empiricamente, o estudo de Abramovay e Castro (2003) é bastante relevante, na medida em que analisa o contexto do ensino médio e suas complexidades, a partir de entrevistas com alunos e professores. Apesar de cobrir diversas unidades da federação, o Distrito Federal não foi estudado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho foi realizado com vistas à identificação e análise das visões dos jovens matriculados no ensino médio em relação ao processo de finalização da educação básica e suas perspectivas de continuidade de formação, seja no ensino superior, seja na inserção no mundo do trabalho.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa quali/quanti, iniciada pela análise qualitativa para a qual foi realizado um grupo focal com alunos matriculados em escolas públicas e privadas de algumas regiões do DF. O grupo focal contou com a participação de 5 alunos, sendo 2 provenientes da rede privada e outros 3 da rede pública de regiões administrativas do DF (Gama, Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Santa Maria). A partir da análise qualitativa, foi possível selecionar categorias como: i) motivações e escolhas; ii) perspectivas; iii) contexto escolar; iv) expectativas, que foram mais amplamente estudadas e generalizadas por meio da aplicação de um survey. Para tanto, contamos com a participação de aproximadamente 500 alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas e privadas de diversas regiões do DF.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na realização desse trabalho, foi possível identificar as fragilidades e necessidades que os jovens percebem no processo de finalização da educação básica, assim como as motivações e perspectivas que os impulsionam na tentativa de ingresso em um curso superior, objetivo da grande maioria. De modo geral, o jovem matriculado no último ano do ensino médio, principalmente da escola pública, não reconhece em sua escola o aporte necessário para que receba uma formação ampla que lhe permita a colocação no mundo do trabalho ou a conquista de uma vaga nas grandes universidades. Para os que estão nas escolas privadas, não há necessidade de preocupação com a colocação profissional, pois para a maior parte esta só virá quando da formação no ensino superior. E para estes, a transição entre a educação básica e a educação superior ocorre de forma mais branda e progressiva.
CONCLUSÕES:
Em síntese,o jovem matriculado no ensino médio não reconhece a real dimensão dessa etapa, que é considerada apenas como mais um nível de transição, onde as incertezas quanto à escolha e inserção profissional são colocadas à parte do que acontece na escola. Trata-se de uma área onde o estudo com os sujeitos dessa etapa de ensino ainda é bastante incipiente. Estudos mais aprofundados e abrangentes a esse respeito poderiam ser utilizados como importantes instrumentos de reconhecimento de demandas, no processo de criação das políticas públicas para o ensino médio e juventude.
Palavras-chave: Jovem do ensino médio;, Escolhas e visão de futuro;, Formação..