65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 9. Realidade Virtual
Holoface: Programação de Simulação de Interfaces Interativas
Leandro Santos Castilho - Lab. de Pesquisa em Ambientes Interativos - Centro Universitário Senac
Romero Tori - Prof. Orientador - Lab. de Pesquisa em Ambientes Interativos - Senac
INTRODUÇÃO:
Os conceitos de realidade aumentada, que consistem na inserção de objetos virtuais no ambiente físico a partir de técnicas computacionais, já estão em nosso dia-a-dia, e tendem a intensificar sua presença com o avanço dessa tecnologia. Este trabalho propõe o estudo de interação homem-máquina de forma a eliminar equipamentos e técnicas de manipulação indireta, como mouse e teclado, por meio do desenvolvimento de programação de simulação de interfaces interativas tridimensionais em realidade aumentada. Tais programações, estabelecidas em função de necessidades do projeto Holoface: O paradigma Holográfico no Design de Interação e na Tecnologia de Informação (Tori, 2011), buscarão utilizar as mais recentes tecnologias de realidade aumentada, interfaces naturais e computação gráfica 3D.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação é buscar técnicas e soluções de programação e simulação para auxiliar o projeto HOLOFACE: O paradigma Holográfico no Design de Interação e na Tecnologia de Informação (Tori, 2011), com destaque para a simulação de interação com imagens holográficas por meio de estereoscopia.
MÉTODOS:
O trabalho foi estruturado em quatro atividades:
Pesquisa bibliográfica e tecnológica: Aprofundamento dos estudos necessários que serão aplicados no projeto. Leitura de artigos relacionados a Design de Interação para verificação do que já foi pesquisado e identificar o que pode ser reaproveitado em nosso projeto. Alguns dos artigos em destaque são “Reality-Based Interaction: A Framework for Post-WIMP Interfaces”, “Experimenting a 3D Interface for the Access to a Digital Library” e “Seeking for Information in Realistic Books: A user Study”.
Prototipagem: Foram desenvolvidas simulações de programas de interface interativa tridimensional com melhorias implantadas a partir das avaliações técnicas dos usuários. Também foram desenvolvidas melhorias para a parte técnica do projeto.
Avaliação: Avaliação técnica das simulações implementadas e do retorno quanto aos objetivos por meio de testes de usabilidade realizados no laboratório de interação do Centro Universitário Senac.
Documentação: Elaboração de relatórios científicos e artigos para congressos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Baseado no Livro 3D Dicionário, desenvolvido pelo professor Romero Tori junto de alunos de iniciação científica, foi criado o livro “Contos Infantis”, livro formado por histórias curtas voltadas para crianças retiradas do site Domínio Público , que disponibiliza o conteúdo de obras literárias para o público. A partir daí foram realizados testes com diversas fontes e tamanhos de textos até chegarmos a uma formatação ideal para leitura. Se o livro for visualizado através de óculos de anaglifo, as cores de capa e etc. devem ser pré-selecionadas para não causar conflito com as cores azul/ciano e vermelho dos óculos 3D. A vantagem da utilização da TV3D é justamente esta, a possibilidade de gerar um livro utilizando de qualquer cor sem que a qualidade seja perdida na hora da visualização 3D. Ajustes devem ser feitos também nas páginas criadas, pois o software que fora utilizado não agüenta imagens de resolução muito grande, assim ajustes devem ser feitos através de alguma ferramenta de edição de imagens antes das mesmas serem adicionadas ao programa.
Avaliações foram realizadas com público externo ao laboratório de pesquisa. Os candidatos foram convidados a ler algumas palavras de uma mesma publicação em três interfaces diferentes: livro tangível, livro virtual 2D e livro virtual 3D. A partir disso foram avaliados os processos cognitivos de leitura para identificar qual interface oferece melhor conforto para o usuário.
CONCLUSÕES:
A linguagem de programação Processing foi de fácil entendimento, uma vez que em minha graduação tenho aulas de lógica de programação, porém a interação com dispositivos como o Kinect gera alguns problemas de compatibilidade. Percebemos com a apresentação dos projetos a público externo que a manipulação de um objeto virtual através e movimentos de mãos no ar deixa os usuários maravilhados.
Os testes de usabilidade realizados mostraram que a tecnologia usada é muito bem aceita, porém houve pessoas que acharam que a experiência usando óculos de anaglifo não foi muito confortável para a visão. Os próximos objetivos do grupo do LPAI são melhorar o procedimento de transformar uma imagem bidimensional em tridimensional e deixar o livro ideal para ser manipulado através de uma televisão 3D, onde os óculos de anaglifo são dispensados para dar lugar aos óculos polarizados, assim é possível um trabalho melhor com o livro pela possibilidade de usar qualquer cor nas páginas dos livros.
Palavras-chave: Estereoscopia, Realidade Aumentada, Ambientes Interativos.