65ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 9. Realidade Virtual |
Holoface: Programação de Simulação de Interfaces Interativas |
Leandro Santos Castilho - Lab. de Pesquisa em Ambientes Interativos - Centro Universitário Senac Romero Tori - Prof. Orientador - Lab. de Pesquisa em Ambientes Interativos - Senac |
INTRODUÇÃO: |
Os conceitos de realidade aumentada, que consistem na inserção de objetos virtuais no ambiente físico a partir de técnicas computacionais, já estão em nosso dia-a-dia, e tendem a intensificar sua presença com o avanço dessa tecnologia. Este trabalho propõe o estudo de interação homem-máquina de forma a eliminar equipamentos e técnicas de manipulação indireta, como mouse e teclado, por meio do desenvolvimento de programação de simulação de interfaces interativas tridimensionais em realidade aumentada. Tais programações, estabelecidas em função de necessidades do projeto Holoface: O paradigma Holográfico no Design de Interação e na Tecnologia de Informação (Tori, 2011), buscarão utilizar as mais recentes tecnologias de realidade aumentada, interfaces naturais e computação gráfica 3D. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O objetivo desta pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação é buscar técnicas e soluções de programação e simulação para auxiliar o projeto HOLOFACE: O paradigma Holográfico no Design de Interação e na Tecnologia de Informação (Tori, 2011), com destaque para a simulação de interação com imagens holográficas por meio de estereoscopia. |
MÉTODOS: |
O trabalho foi estruturado em quatro atividades: Pesquisa bibliográfica e tecnológica: Aprofundamento dos estudos necessários que serão aplicados no projeto. Leitura de artigos relacionados a Design de Interação para verificação do que já foi pesquisado e identificar o que pode ser reaproveitado em nosso projeto. Alguns dos artigos em destaque são “Reality-Based Interaction: A Framework for Post-WIMP Interfaces”, “Experimenting a 3D Interface for the Access to a Digital Library” e “Seeking for Information in Realistic Books: A user Study”. Prototipagem: Foram desenvolvidas simulações de programas de interface interativa tridimensional com melhorias implantadas a partir das avaliações técnicas dos usuários. Também foram desenvolvidas melhorias para a parte técnica do projeto. Avaliação: Avaliação técnica das simulações implementadas e do retorno quanto aos objetivos por meio de testes de usabilidade realizados no laboratório de interação do Centro Universitário Senac. Documentação: Elaboração de relatórios científicos e artigos para congressos. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Baseado no Livro 3D Dicionário, desenvolvido pelo professor Romero Tori junto de alunos de iniciação científica, foi criado o livro “Contos Infantis”, livro formado por histórias curtas voltadas para crianças retiradas do site Domínio Público Avaliações foram realizadas com público externo ao laboratório de pesquisa. Os candidatos foram convidados a ler algumas palavras de uma mesma publicação em três interfaces diferentes: livro tangível, livro virtual 2D e livro virtual 3D. A partir disso foram avaliados os processos cognitivos de leitura para identificar qual interface oferece melhor conforto para o usuário. |
CONCLUSÕES: |
A linguagem de programação Processing foi de fácil entendimento, uma vez que em minha graduação tenho aulas de lógica de programação, porém a interação com dispositivos como o Kinect gera alguns problemas de compatibilidade. Percebemos com a apresentação dos projetos a público externo que a manipulação de um objeto virtual através e movimentos de mãos no ar deixa os usuários maravilhados. Os testes de usabilidade realizados mostraram que a tecnologia usada é muito bem aceita, porém houve pessoas que acharam que a experiência usando óculos de anaglifo não foi muito confortável para a visão. Os próximos objetivos do grupo do LPAI são melhorar o procedimento de transformar uma imagem bidimensional em tridimensional e deixar o livro ideal para ser manipulado através de uma televisão 3D, onde os óculos de anaglifo são dispensados para dar lugar aos óculos polarizados, assim é possível um trabalho melhor com o livro pela possibilidade de usar qualquer cor nas páginas dos livros. |
Palavras-chave: Estereoscopia, Realidade Aumentada, Ambientes Interativos. |