65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
O GÊNERO NOTÍCIA: O QUE MUDA E PERMANECE NA PASSAGEM DO SUPORTE IMPRESSO PARA A WEB
Silvio Profirio da Silva - Depto. de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
Fabrina Bezerra da Silva - Depto. de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Consoante Mielniczuk (2003), os avanços trazidos pela tecnologia ocasionaram têm ocasionado o surgimento de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Entre eles, a Notícia na Web. O gênero notícia, no dizer de Benassi (2007), consiste em um gênero textual, que volta seu olhar para acontecimentos de diversos expedientes - econômicos, policiais, políticos, sociais etc. - ocorridos recentemente, sendo marcado por aspectos que remetem às suas condições de produção (O que? Quem? Quando? Onde? Por quê?), como também por componentes estruturais (Título, Subtítulo, Lide e Corpo). Contudo, na passagem do formato impresso para a web, emergem novos elementos linguísticos. Segundo Mielniczuk (2003), a Notícia na Web traz consigo modificações nas características da narrativa dos fatos, em função de novos aspectos que irrompem nesse gênero por conta do suporte textual on-line. Tais aspectos ocasionam novas práticas cognitivas de leitura, a partir das mudanças na recepção textual. O gênero notícia está presente nas práticas cotidianas, exercendo uma influência substancial na formação da opinião do leitor. Com isso, ele propicia um trabalho com a leitura na perspectiva do Letramento - práticas de leitura e escrita em uma perspectiva de cunho social que transcende os objetos escolares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo abordar as marcas/ traços de permanência e de mudança, que ocorrem no gênero notícia face a alteração do suporte impresso para a web.
MÉTODOS:
Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das particularidades e especificidades do gênero notícia (plano temático, composicional e estilístico). Em seguida, foram analisadas quinze notícias no formato impresso publicadas por três jornais pernambucanos de grande circulação (Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e Jornal do Comércio) e quinze notícias no formato online publicadas por três sites de nível nacional (Portal G1, Uol e Yahoo). Todas as notícias analisadas foram publicadas durante o mês de março de 2013.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apontam como marcas de continuidade/ permanência a organização estrutural (Título, Subtítulo, Lide e Corpo Textual). Porém, é necessário salientar que alguns dos veículos de comunicação analisados (Uol e Yahoo) eliminam o subtítulo. No caso do Yahoo, há algumas notícias, nas quais são eliminadas o corpo textual. Elas, com isso, teriam apenas o título, a imagem e o lide. Como traços de mudança, percebemos alteração na estruturação desse gênero (extensão maior) e o uso de alguns elementos típicos da reportagem, como a citação de autoridades e a inclusão de outros gêneros textuais no corpo textual (gráficos, mapas e propagandas) Destacamos, sobretudo, a inserção de diversos elementos linguísticos, tais como: Data de Atualização, Recursos para compartilhar nas redes sociais (Facebook e Twitter), Galeria de Fotos/ imagens, Vídeos, Links, Banco de dados, últimas notícias. Tais elementos estão diretamente relacionados aos novos aspectos - Interatividade, Hipertextualidade, Multimidialidade, Personalização, Memória e Atualização Contínua - que emergem nesse gênero em virtude da web, ocasionando uma mudança substancial na narrativa dos fatos, como evidenciam Mielniczuk (2003) e Ribas (2005). Por conseguinte, trazem à tona múltiplos padrões cognitivos de leitura.
CONCLUSÕES:
O gênero notícia, no percurso da passagem do formato impresso para a web, permanece com sua estruturação na maior parte dos casos. Entretanto, o enfoque dado à notícia por alguns veículos de comunicação pode ocasionar alterações na organização estrutural (retirada de componentes). Destacamos, sobretudo, o fato da inserção de novos elementos provenientes do suporte web. Estes consistem em novas marcas, que ocasionam alterações na forma como o leitor interage com o texto, contribuindo, assim, para o brotar de novos padrões cognitivos de leitura e novos recursos de produção de sentido face o texto no formato online.
Palavras-chave: Gênero notícia, mudança, sentido.