65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
SUPERVISOR ESCOLAR: a relevância da atuação do supervisor dentro das escolas públicas do município de Imperatriz-MA
Eliete da Costa Sousa - Autora: Acadêmica de Pedagogia-FEST
Nayla de Morais - Co-autora: Acadêmica de pedagogia-FEST
Luciléia Lima Freire - Profa. Esp./ Orientadora - Depto de Pedagogia - FEST
INTRODUÇÃO:
O supervisor escolar é um educador que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do processo educacional. Este profissionais é capaz de desenvolver e criar métodos de análise para interpretar a realidade escolar e gerar estratégias para a ação, podendo assim, agir diante de situações que dificultam o avanço do processo de ensino e aprendizagem. O supervisor escolar,atualmente,é visto como um profissional eficiente no processo escolar, é um agente educacional comprometido com a qualidade da educação.É ele que propõe ações construtivas para o melhor funcionamento educacional. A tarefa da supervisão, de planejar, acompanhar e avaliar as atividades humanas no espaço escolar requer uma alta visão critica, procurando rever sempre seu próprio ponto de vista como profissional e educador, assim, identificando-se e analisando suas práticas, as quais devem se fundamentar na percepção da realidade, na responsabilidade política, em práticas reflexiva, crítica, consciente, assumida, inovadora, transformadora, decisória, libertadora e criativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto tem como objetivos compreender a importância supervisor no contexto escolar, relatar a relevância da atuação do supervisor em escolas públicas do município de Imperatriz e Identificar as condições que esse profissional pode criar junto com os professores para a busca de solução dos problemas encontrados no processo de ensino e aprendizagem.
MÉTODOS:
O titulo da pesquisa em questão é supervisor escolar: “a relevância da atuação do supervisor dentro das escolas públicas do município de Imperatriz-Ma”, no qual o sujeito da pesquisa foi supervisores escolares da rede Municipal de Ensino. Com objetivo de compreender a importância da atuação do supervisor. A pesquisa realizada é do tipo exploratório, pois permite que o pesquisador se familiarize com o fenômeno que esta sendo investigado. De acordo com os objetivos foi realizado uma pesquisa de campo tendo como instrumento de investigação questionário aberto composto por dez perguntas norteadoras para melhor entendimento ao entrevistado. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, pois se pretende estabelecer uma realidade, através das idéias já visíveis ao assunto. Através da pesquisa pretende-se análise como anda a prática escolar do supervisor, e como esse profissional contribui na qualidade da educação
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da analise dos resultados obtidos através do questionário aplicado aos supervisores e professor de uma escola publica no município de Imperatriz pode-se perceber que a instituição de ensino é acompanhada por um supervisor que procurar aprimorar, supervisionar e melhorar o ensino através de métodos e técnicas para aperfeiçoar o rendimento escolar. Através da pesquisa foi possível um contato direto e objetivo, que propôs melhor entendimento do trabalho do supervisor.
CONCLUSÕES:
O estudo levantado sobre o tema proposto proporcionou uma grande compreensão sobre a relevância da atuação do supervisor nas escolas publicas no município de Imperatriz, através da pesquisa feita, foi possível perceber a contribuição da ação do supervisor na qualidade do processo educacional principalmente no que diz respeito à prática dos professores.
Palavras-chave: Supervisor, Atuação, Escola.