65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
AVALIAÇÃO DO INDÍCE DE SUSTENTABILIDADE A PARTIR DA PEGADA ECOLÓGICA
ROBSON LUIS SILVA DE MEDEIROS - Graduando em Ciências Agrárias (Licenciatura Plena), UFPB. Bolsista do CNPq
PEDRO THIAGO BARBOSA DE OLIVEIRA - Biólogo, LB/DCBS/UFPB
ISABELLE DA COSTA WANDERLEY ALENCAR - Profa. MSc./Orientadora - Depto. de Ciências básicas e sociais - UFPB
VÊNIA CAMELO DE SOUZA - Profa, Departamento de Ciências básicas e sociais – UFPB
INTRODUÇÃO:
A Pegada Ecológica estima a pressão que a humanidade imprime na biosfera confrontando a procura humana por recursos e serviços dos ecossistemas com a capacidade que o planeta tem em regenerá-los. A pegada é calculada através do somatório das áreas necessárias para a produção dos recursos renováveis utilizados, para ocupação com infraestruturas e absorção dos resíduos criados pelo ser humano.
Uma das principais decisões que a humanidade tem que tomar atualmente versa sobre a qualidade de vida entre as gerações. Pensar nas gerações futuras, de pronto, não parece algo tão difícil, a mudança de seu estilo de vida parece ser complicada, a comodidade está prejudicando as gerações futuras. Imbricados numa rede onde a qualidade de vida é medida pelo poder de consumo, os recursos naturais para suprir toda essa “demanda pela qualidade” são irrevogavelmente escassos, tornam-se cada vez mais insuficientes e seus resíduos se acumulam no ambiente.
Os elementos formadores de alterações ambientais, o consumismo exagerado, o constante crescimento populacional e a crescente ampliação dos ecossistemas urbanos são as principais causas gerando perdas crescentes de qualidade de vida e reduzindo os recursos naturais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimar a pegada ecológica de estudantes do ensino médio em escolas públicas nos municípios de Arara/PB e Bananeiras/PB.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada nas Escolas Estadual Monsenhor José Paulino, em Arara/PB e no Colégio agrícola Vidal de Negreiros/UFPB, em Bananeiras/PB, atingindo um público alvo de 77 alunos do Ensino Médio, sendo 26 em Arara e 51 em Bananeiras. As visitas foram acompanhadas pelos professores de biologia de cada escola.
O cálculo da Pegada Ecológica foi feito a partir de questionário, a fim de fazer um diagnóstico do estilo de vida dos participantes. As questões versaram sobre consumo de água, energia elétrica, alimentação, transporte, consumo e descarte de bens, todas pretendiam identificar os hábitos que compõem o estilo de vida do aluno, estimando, assim, a quantidade de recursos naturais necessária para sustentar essas atividades diariamente. De acordo com as respostas dadas, o entrevistado pôde ser enquadrado em 4 perfis: 1 - pessoa totalmente preocupada com o meio ambiente, 2 - pessoa que pensa em seus hábitos de consumo e que se esforça para contribuir com a preservação do meio ambiente, 3 - consumidor pouco consciente e 4 - pessoa totalmente alheia às problemáticas causadas ao meio ambiente. Após a realização da pesquisa, foi realizado a trabalho de sensibilização, onde se discutiu possíveis métodos para melhorar seus hábitos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os resultados obtidos nenhum dos participantes foi enquadrado no perfil 1, 36,36% no perfil foram classificados no perfil 2, 62,34% no perfil 3 e 1,30% no perfil 4. Os resultados obtidos foram semelhantes com uma pesquisa em Bananeiras/PB, onde que nenhum dos participantes se enquadrou no perfil 1, 33,08% no perfil 2, 66,17% no perfil 3 e 0,75% no perfil 4.
Como 63,64% dos participantes se enquadram no perfil 3 e 4, sendo considerados consumidores pouco conscientes, indicando que o consumo é elevado desde a juventude, foi discutido em sala um meio para reduzir o consumo dos recursos finitos. Hoje o ser humano utiliza em média 25% a mais do que o planeta consegue produzir, o que começa a causar um desequilíbrio na regeneração dos recursos do planeta. Identificado os hábitos, pode-se trabalhar meios que venham a contribuir para uma redução dos impactos causados pelos estudantes ao ambiente. As atitudes individuais, quando somadas, são as responsáveis por todo o conjunto de danos causados ao planeta.
A Educação Ambiental é responsável por despertar a consciência ecológica de cada um e promover um novo olhar sobre o planeta e os recursos que nele dispõe com maior uma maior responsabilidade que passe a preservar.
CONCLUSÕES:
A minoria dos entrevistados é consumidor consciente (36,36%), a maioria dos alunos (63,64%), precisam rever seu estilo de vida, e reduzir o consumo dos recursos naturais. Houve um amplo interesse dos alunos, para procurar soluções para os problemas encontrados em seu cotidiano. Algumas estratégias educativas foram usadas para promover uma maior relação com o sua realidade, tais como: discussão em grupo, seminários e apresentações individuais dos educandos, as quais serviram para incentivar o cuidado com o meio ambiente e despertar uma maior sensibilização ecológica e preservadora.
Palavras-chave: Sensibilização, Educação Ambiental, Meio Ambiente.