65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
NOS RASTROS DO “BRASIL GRANDE”: CENÁRIO EDUCACIONAL PIAUIENSE EM TEMPOS DE EUFORIA ECONÔMICA (1971 – 1975)
Francisco Helton de Araujo Oliveira Filho - Depto. de Geografia e História
Cláudia Cristina Da Silva Fontineles - Profa. Drª./Orientadora - Depto. de Métodos e Técnicas de Ensino - UFPI
INTRODUÇÃO:
As transformações ocorridas no campo educacional e cultural nos “tempos eufóricos” do primeiro governo de Alberto Silva, entre os anos de 1971 e 1975, foi o que buscamos realizar nesse momento de nossa pesquisa. A técnica e a ciência eram os elementos valorizados pelo modelo administrativo dos militares, direcionado para o desenvolvimento econômico do país. O cenário econômico brasileiro desse período repercutiu consideravelmente no modelo administrativo do governo albertista. A prioridade do governo estava centrada no progresso e desenvolvimento do Piauí, criador de um cenário de euforia não só nas dimensões econômicas, mas também, na educação, cultura e artes, através de um projeto que visava colocar o Piauí em um patamar significativo no cenário brasileiro.
A repercussão dos feitos do primeiro governo de Alberto Silva na memória coletiva piauiense, através de uma política de modernização do Estado em todas as suas dimensões é espantosamente reveladora de uma realidade que até então parecia não mudar. É sob um estigma diferente, num clima de mudança, que Alberto Silva assume o governo do Estado em 15 de março de 1971. Sob uma política de desenvolvimento pleno, desmembrada em várias estratégias e planos, o primeiro governo de Alberto Silva (1971-1975), imprimiu na administração política piauiense um novo caráter: técnico, planificado, modernizador, desenvolvimentista, articulado com a política do governo federal, braço de um projeto nacional, o “Brasil Grande”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as estratégias e realizações do primeiro governo de Alberto Silva. Traçar um panorama do cenário educacional e cultural do Piauí no governo albertista. Entender de que forma a politica desenvolvimentista desse governo repercutiu nos âmbitos educacional e cultural.
MÉTODOS:
No primeiro momento buscamos identificar, catalogar e digitalizar as fontes documentais e hemerográficas acerca do cenário educacional e cultural piauiense durante a primeira administração de Alberto Silva, contidas no Arquivo Publico do Estado do Piauí – APEP, Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da UFPI e Biblioteca Publica Cromwell de Carvalho. Pesquisamos quatro dos principais jornais da época como O Dia (janeiro a março de 1972); Estado do Piauí (1971); Jornal do Piauí (janeiro a setembro de 1971) e Jornal A Hora (setembro a dezembro de 1971) no Arquivo Publico do Estado do Piauí. Essas fontes foram salutar na medida em que tornou possível a análise do clima de euforia nos primeiros anos do governo de Alberto Silva, observando dessa forma a elaboração e execução dos planos e medidas do seu governo no âmbito da educação e cultura do Estado. Buscando problematizar essas fontes no sentido de como esse momento de euforia influenciou as ações no plano cultural e educacional. Além disso, fizemos o levantamento das publicações realizadas pela Companhia Editorial do Piauí, criada em 1972 pelo governo Alberto Silva, nas bibliotecas da cidade. Assim, catalogamos e digitalizamos todos as capas e prefácios dessas obras, em busca de perceber a atuação do governo de Alberto Silva no campo cultural, relacionada a essas publicações promovidas pela Companhia Editora do Piauí – COMEPI.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No discurso de posse, o novo governador reforçou que os projetos elaborados para o seu governo teriam como orientação os técnicos do governo militar, dentro do projeto de desenvolvimento nacional. Nesse sentido, todas as dimensões de atuação desenvolvidas pelo plano de governo de Alberto Silva, tinha como sentido o desenvolvimento do Piauí. A educação e a cultura não escaparam disso. Em 1971, o governo assinou convenio com os Ministérios do Planejamento e Educação e dez universidades americanas, relativo ao “projeto Piauí”, com o objetivo de realizar um levantamento completo do Piauí. Notamos que uma das estratégias no começo do governo de Alberto Silva foi buscar apoio, investimentos e recursos fora do Piauí. O governo afirmou todo apoio a iniciativas culturais do interior e da capital propondo ações ou fomentando projetos, através de várias medidas como a elaboração de um programa de atividades culturais: semana do estudante; semana do folclore; festival da juventude; semana do Piauí; Oficialização do coral N. S. do Amparo; Instituições de corais e bandas escolares nos estabelecimentos de ensino médio da rede publica; concursos literários e de reportagens para estudantes; publicação das obras, estabelecendo sempre o incentivo a cultura como meta prioritária do governo. Adota o salário móvel para professoras primarias, garantindo aumento toda vez que houver variação; construção grupos escolares e quadras esportivas.
CONCLUSÕES:
O primeiro mandato de Alberto Silva logrou êxito, conseguindo realizar aquilo que nunca antes na história do Piauí havia sido feito. Ele conseguiu criar um clima de euforia imprimindo a marca do desenvolvimento e progresso, principalmente em Teresina. Criou um projeto que se desdobraria em vários âmbitos de sua administração. E especificamente, nos interessamos pelo que foi proposto para a educação e a cultural dentro desse projeto, ressaltando os aspectos objetivos dessa transformação. Foi de fato um “construtor da auto estima piauiense”. Implementou a reforma do ensino no Piauí, passando a ser prioridade do seu governo a partir de 1972. Ampliou a oferta do ensino publico voltado para o ideal de desenvolvimento. Trouxe técnicos para estudar e elaborar o seu projeto, juntamente com a criação da Universidade Federal do Piauí. Apoiado pelos investimentos federais atuou em todas as áreas da administração publica de forma dinâmica. Teresina era o palco de implementação do “Grande Piauí”. Cria o departamento estadual de cultura, para incentivar o desenvolvimento cultural do Estado. Alberto Silva mudou o cenário educacional e cultural do Piauí. Tinha a seu lado o apoio dos servidores públicos. Realizações que permaneceram vivas por um longo período na memória do povo piauiense.
Palavras-chave: Politica Educacional, Governo Alberto Silva, Tempos Eufóricos.