65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO QUÍMICO DO ARATICUM-DA-MATA COM ÊNFASE NA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE
James Cleudson Barbosa Farias - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Thássia Thicielle Oliveira Sena - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
José Thiago Silva Soares - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Rosely Lúcio da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
Inúmeras evidências tem indicado o papel chave dos radicais livres e outros oxidantes como grandes responsáveis por doenças degenerativas associadas ao envelhecimento da pele, câncer, doenças cardiovasculares, catarata, declínio do sistema imune e disfunções cerebrais. A produção de radicais livres é controlada nos seres vivos por diversos compostos antioxidantes, tais como: ácido ascórbico (vitamina C), tocoferóis (vitamina E) e polifenóis. Diferentes espécies vegetais estão sendo vistas como uma importante fonte de produtos ativos naturais, por serem fortes possibilidades de substâncias antioxidantes naturais, por isso os grandes centros de pesquisa e indústrias farmacêuticas têm se voltado para este âmbito de pesquisa. A Annona salzmanni conhecida por araticum-da-mata, é uma árvore pequena, frondosa e de caule grosso. Nas cascas do caule desta espécie vegetal já foram isolados quatro alcalóides: anonaina, isoboldina, laureliptina e reticulina. Esta espécie possui propriedade antimicrobiana, tripanocida e citotóxica contra linhagens de células tumorais humanas. Na medicina popular Annona salzmanni é muito importante por ser comumente utilizada contra diversas enfermidades tais como: verminoses, disenteria, úlceras e inflamações dentre outras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve o objetivo de analisar a ação antioxidante dos extratos etanólicos da casca da madeira e casca da raiz da espécie frutífera Annona salzmanni A. DC mediante os testes de FTC (Tiocianto Férrico) e DPPH (2,2- difenil-1-picril-hidrazila) e avaliar seu teor de fenóis totais.
MÉTODOS:
A obtenção dos extratos etanólicos da espécie Annona salzmanni A. DC (casca da madeira e casca da raiz) foram adquiridos por maceração etanólica num período de 24 horas, seguindo de rotaevaporação. Para o teor de fenóis totais das amostras, foi utilizado o reagente Folin-Ciocalteau com leitura no espectrofotômetro UV-VIS a 750nm, segundo metodologia já descrita com modificações, na qual a curva de calibração foi construída com padrões de ácido gálico (2; 1,5; 1; 0,5; 0,15; 0,1; 0,025; 0,01; 0,005 e 0,001 mg/mL) e expressa em mg de EAG (equivalentes de acido gálico) por g de extrato. Análise do potencial antioxidante foi realizada pelo método de captura do radical livre DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazila), no qual as amostras foram diluídas nas concentrações de 500, 250, 125, 50, 10 e 5μg/mL em triplicata, onde em 3 mL de cada amostra foi adicionada 0,1 mL de solução etanólica do DPPH 0,3µM e incubados por 30 minutos à temperatura ambiente ao abrigo da luz. A leitura da absorbância foi feita a 518nm no espectrofotômetro UV-VIS. Ação antioxidante foi avaliada também através do método FTC (Tiocianato Férrico) com a inibição da peroxidação lipídica, nas concentrações de 100, 75, 50, e 25μg/mL em triplicata com leitura da absorbância a 500nm (espectrofotômetro UV-VIS).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A analise de compostos fenólicos dos extratos etanólicos da espécie Annona salzmanni A. DC apresentaram um resultado de 0,3945 mg de EAG (equivalente de ácido gálico) por g da amostra da casca da madeira e 0,4755 mg de EAG (equivalente de ácido gálico) por g da amostra da casca da raiz, resultados estes superiores quando comparado a espécie Vernonia scabra (flores) que apresentou um teor de fenóis totais de 0,031mg EAG/g da amostra das flores, resultado já descrito na literatura. Perante avalição antioxidante pela captura do radical DPPH, foram observadas que ambas as amostras apresentaram percentuais antioxidantes (AAO%) acima de 40%, na casca da madeira a partir da concentração de 125 µg/mL (AAO%44,163), 25O µg/mL (AAO%85,897) e 500 µg/mL (AAO%91,749) com CE50 de 3,3795 µg/mL, enquanto na amostra da casca da madeira foi a partir da concentração de 50 µg/mL (AAO%44,675), 125µg/mL (AAO%77,454), 250µg/mL (AAO%91,717) e 500 µg/mL (AAO%92,587) com CE50 3,3795 µg/mL. A determinação da ação antioxidante pelo método de FTC a presença desta atividade em todas as concentrações de 100, 75, 50, e 25μg/mL utilizadas e demonstraram valores entre de 49,51 % a 97,90% para a amostra da casca da madeira e 52,43% a 99,76% na amostra vegetal da casca da raiz.
CONCLUSÕES:
Assim, considerando que substâncias naturais podem ser responsáveis pelo efeito de proteção contra muitos processos patológicos, seus estudos químicos a fim de comprovar suas possíveis atividades farmacológicas são essências e indispensáveis. Pelos resultados obtidos pode-se concluir que as amostras vegetais da casca da raiz e da madeira da Annona salzmanni possuem um grande potencial antioxidante avaliada pelo DPPH e FTC, bem como a presença de fenóis totais, isso vem a corroborar com o uso de plantas medicinais e contribuir para pesquisas nessa área e posteriormente a importância da espécie Annona salzmanni.
Palavras-chave: Compostos fenólicos, Doenças degenerativas, Medicina popular.