65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
TOXICIDADE AGUDA DO HERBICIDA GRAMOXONE 200® EM Colossama macropomum
Laiza Pereira Lacerda - Universidade Federal do Tocantins – UFT
Sandro Estevan Moron - Prof. Dr./Orientador – Universidade Federal do Tocantins – UFT
INTRODUÇÃO:
A utilização de herbicidas na agricultura para o controle de pragas que afetam as plantações vem causando muitos danos ao meio ambiente, principalmente pela contaminação de lagos e rios por meio da lixiviação destes compostos e que, consequentemente afetam os animais que habitam nestes ambientes aquáticos. O herbicida Gramoxone 200®, (1,1'-dimephyl-4,4'-bipyridinium, grupo bipiridílio) é um herbicida para aplicações em pós-emergência das ervas, com ação de contato, além de ser bastante utilizado no controle de macrófitas aquáticas, tais como, Utricularia sp., Ceratophyllum demersum L., Elodea sp Planchon., Egeria densa Planch., (MARTINS,2009), sendo que sua utilização poderá causar danos a organismos não-alvos, como por exemplo, os peixes. Faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas relacionado a testes de toxicidade para a determinação de efeitos deletérios em organismos aquáticos, em virtude, principalmente, do potencial risco da transferência de xenobiótico do ambiente para os organismos e da avaliação da qualidade da água sobre os mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a toxicidade aguda do herbicida Gramoxone 200 ®, em juvenis de tambaqui.
MÉTODOS:
Os animais foram aclimatados em caixas de 500 litros por 60 dias, alimentados com ração comercial e, posteriormente submetido às experimentações em caixas de 250 litros. Durante o experimento os peixes permaneceram em jejum. As concentrações testadas: grupo controle; 10 mg L-1; 15 mg L-1; 20 mg L-1; 25 mg L-1; 30 mg L-1; 35 mg L-1, com três repetições para cada concentração (n = 12). O sistema de condução dos estes foi o estático. Analisou-se os parâmetros físico-químicas da água (pH, Amônia, dureza e temperatura) a cada 24 horas. Nos períodos de 24, 48, 72 e 96 horas registraram-se as mortalidades, sendo os indivíduos mortos retirados das caixas. Para análise estatística utilizou-se o programa computacional “Instat para o Windows” e para determinação da CL50-96h o método estatístico Trimmed Spearman Karber (HAMILTON et al., 1977).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não ocorreram alterações significativas nas variáveis físico-químicas da água. A concentração letal CL50-96h determinada no experimento para o Colossoma macropomum foi de 26,40 mg L-1. Comparando a CL50-96h do herbicida Gramoxone 200®, com outras espécies, foi necessário uma maior concentração do xenobiótico para o tambaqui quando comparado com Oreochromis niloticus (herbicida Diquat - grupo bipiridílio), a CL50-96h de 11,84 mg L-1; (Babatunde et al., 2001), piauçu (L. macrocephalus) com herbicida Diquat CL50-96h de 26,22 mg L-1; (HENARES et al., 2008) e mais tóxica do que o herbicida Reward®, (grupo bipiridílio) para o Piaractus mesopotamicus, com CL50-96h 82,72 mg L-1; (HENARES et al., 2008).
CONCLUSÕES:
A utilização de produtos tóxicos na bióta aquática requer cuidados devido à diversidade de organismos vivos presentes neste ambiente.
Palavras-chave: Toxicidade, Herbicida, peixe.