65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
Uso de imagens digitais obtidas por scanner para determinação de acidez de vinhos
Alexandra de Lima Pereira - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Everaldo de Queiroz Lima - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Valdomiro Lacerda Martins - Prof. Dr./Orientador - Instituo de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
INTRODUÇÃO:
O vinho é uma bebida simples, resultante da conversão gradual dos açúcares presentes nas uvas em álcool, dióxido de carbono e energia por intermédio do levedo. As uvas contêm quantidades significativas de vários ácidos orgânicos. As falsificações e/ou adulterações de alimentos constituem crime contra a saúde pública, além de lesar o consumidor que paga caro por um produto de má qualidade. Os parâmetros físico-químicos geralmente determinados para avaliar a qualidade de vinhos são: teor alcoólico, pH, acidez fixa e volátil, teor de cinzas. A determinação de sua acidez geralmente é feita por titulação de neutralização (visual ou potenciometrica). Quando a amostra apresenta-se colorida outros métodos podem ser utilizados, como a espectrometria de absorção molecular e aqueles baseados em imagens digitais. Nesse contexto, esse trabalho fez o uso de imagens digitais capturadas por scanner para determinar a acidez de vinhos comercializados na cidade de Itacoatiara. O uso de metodologias baseadas em imagens digitais para o controle de qualidade de produtos vem se destacando devido ao baixo custo de implementação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a acidez de vinhos. Desenvolver métodos baseados em imagens digitais para determinar a qualidade de vinhos. Comparar os resultados obtidos com aqueles obtidos por titulometria potenciométrica.
MÉTODOS:
Para o procedimento utilizou 1 mL de vinho diluído em 25 mL de água destilada, 3 gotas de fenolftaleína e uma solução de NaOH usado como titulante. Amostra de vinho branco da marca Monte Reale; Agitador magnético e pHmetro comercial da Bel; scanner HP, modelo G2710. As amostras brutas de diferentes marcas foram adquiridas em estabelecimentos comerciais da cidade de Itacoatiara e acondicionadas em local apropriado para preparação das amostras de laboratório. Após preparação das amostras de laboratório, os vinhos foram submetidos à titulação de neutralização segundo a metodologia do Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2004). Nesse procedimento, o pH da solução foi monitorado para cada alíquota de NaOH adicionado, de modo a se obter uma curva pH versus volume de NaOH e valores RGB versus volume de NaOH. Em seguida se obteve a segunda derivada da curva, onde o zero projetado no eixo da abscissa indicou o volume NaOH necessário para neutralizar os ácidos no vinho que pela equação permitiu determinar a acidez. Onde a Acidez total é igual a multiplicação do volume (mL), fator de correção, normalidade (mEq) de NaOH, respectivamente, dividido pelo volume da amostra (mL) tomada para a titulação, resultado que é multiplicado por 1000 para expressar a acidez total em mEq/L de amostra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Efetuando o cálculo da acidez total do vinho, o volume gasto de NaOH de 1,3 mL onde ocorreu o valor máximo do ponto de viragem da amostra de vinho branco. Sabendo que a acidez total do vinho é expressa em mEq/L de ácido acético e mediante aos cálculos efetuados observou-se na amostra de vinho branco existe cerca de 78 mEq/L de ácido acético. Para cada volume de NaOH adicionado uma alíquota era retirada para leitura no scanner e fazer a determinação por imagem digital obtendo a curva de valores RGB versus volume de NaOH. Que pela segunda derivada indicou o volume gasto de NaOH de 1,400 mL até o valor máximo do ponto de viragem da amostra de vinho branco. Mediante aos cálculos, a acidez total da amostra de vinho branco é igual a 84 mEq/L de acido acético.
CONCLUSÕES:
De acordo com o Ministério de Agricultura, Produção e Abastecimento (MAPA) os vinhos tintos e brancos têm uma acidez total no intervalo de 55 a 130 mEq/L, que é o mesmo para padrões comerciais. Nesse contexto os vinhos analisados se encontram dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. Cada imagem, gerada de acordo com o sistema vermelho-verde-azul (RGB), forneceu uma matriz de valores dos componentes R, G e B cujas médias definem o valor de cor obtido como: 2^R.2^G.2^B. Esse valor foi adotado como resposta analítica para a construção das curvas de titulação baseadas em imagens digitais obtidas por scanner. Para a localização mais precisa do ponto final, foram geradas as curvas de titulação com base nos valores da segunda derivada da resposta analítica.
Palavras-chave: Imagens digitais, Acidez de vinhos, Scanner.