65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
Análise das políticas públicas de ações afirmativas no Instituto Federal de Pernambuco- IFPE
MARIA CLAUDIA FARIAS BRANDAO DA CRUZ - Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória
Bárbara Camila de Pina Albuquerque - Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória
Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão - Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória
Kilma da Silva Lima - Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória
Dávisson Falcão Silva - Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória
INTRODUÇÃO:
Algumas ações afirmativas estão tomando conta da esfera educacional e em todo momento vemos políticas de cotas, de acesso e permanência nas Universidades e de democratização da escola pública. Entretanto, inquieta-nos saber: As Políticas Públicas de ações afirmativas estão contribuindo de forma significativa na vida estudantil e na promoção do protagonismo, da autonomia, da emancipação e do pertencimento dos jovens que participam dessas ações?
Com a finalidade de investigar as repercussões das Políticas de ações afirmativas na vida de estudantes em condições de vulnerabilidade social, esta pesquisa avaliou se nessas ações existem intencionalidades educacionais, que superam estratégias de assistencialismo e que auxiliam na promoção do Protagonismo Estudantil, na construção da autonomia, da emancipação e sentimento de pertencimento.
A pesquisa aqui discutida está fundamentada na perspectiva da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois consideramos que todas as ações realizadas na atividade fim, que é o ensino, e nas atividades de pesquisa e extensão, estão diretamente relacionadas às Políticas públicas de ações afirmativas que vem sendo desenvolvidas no âmbito do IFPE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar quais as repercussões das políticas públicas de ações afirmativas, desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, Campus Vitória de Santo Antão, avaliando as intencionalidades educacionais dessas políticas que auxiliam na promoção do Protagonismo estudantil
MÉTODOS:
Realizou-se um levantamento histórico acerca das Políticas públicas direcionadas aos estudantes em condições de vulnerabilidade social, como também um mapeamento e relato das Políticas públicas de ações afirmativas desenvolvidas no Campus Vitória de Santo Antão.
Essa pesquisa buscou uma abordagem qualitativa de Campo do tipo descritiva. Os sujeitos utilizados na pesquisa foram 4 (quatro) gestores do Campus Vitória de Santo Antão. Tais gestores, portanto, desenvolvem algumas de suas ações profissionais de forma articulada com a proposta de política de assistência estudantil do IFPE. Os sujeitos foram categorizados como: A, B, C e D, no sentido de viabilizar uma apresentação e discussão dos resultados, atendendo ao princípio ético de sigilo.
O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário com perguntas abertas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os conceitos apresentados pelos sujeitos a respeito da Assistência apontam para um entendimento de: benefício, auxílio, assistência no sentido de ajuda e políticas compensatórias. Na própria proposta da Política de Assistência ao Estudante do IFPE (2012), identificam-se tais políticas, como “instrumento que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de programas, projetos e ações que propiciem a permanência do estudante na Instituição” e todos os entendimentos dos sujeitos estão em consonância com a proposta do IFPE.
Em se tratando do objetivo do Campus em desenvolver tais Políticas de ações afirmativas, esses sujeitos apontam para assistir os educandos que se encontra em vulnerabilidade, garantir não só o acesso, como também, a permanência e o êxito apontando para um sentido educacional/pedagógico. Vale salientar que as regiões Norte e Nordeste ainda são apresentadas como áreas de pobreza em relação ao Sul e Sudeste (LOPES et AL, 2008) e neste documento que discute alguns conceitos e práticas das Políticas públicas, com dados com base o ano 2000, o estado de Pernambuco apresentava uma maior proporção de pobreza.
Os sujeitos apontaram que outros grupos sociais precisam também ser inseridos nestas ações, como os homossexuais e quilombolas.
CONCLUSÕES:
O projeto aqui desenvolvido identifica que várias são as Políticas de assistência ao educando que o Campus Vitória de Santo Antão desenvolve. Tais políticas ficam alocadas no âmbito dos auxílios e no âmbito acadêmico como as bolsas de ensino (monitoria), pesquisa e extensão. Esse estudo servirá de fundamento como um ponto de partida para que outras pesquisas sejam realizadas, no sentido de proporcionar uma reflexão e uma maior apropriação das Políticas Públicas por parte da comunidade acadêmica do referido Campus.
Palavras-chave: Protagonismo estudantil, Ações afirmativas, Políticas públicas.