65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
Avaliação da cultura de inovação em zootecnistas em formação
Nadja de Almeida Victor - UAG/UFRPE
Alberto Einstein Pereira de Araujo - UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Apesar de bastante antigo o conceito de inovação é cada vez mais peça chave no discurso do desenvolvimento econômico. De uma forma bastante abrangente inovação está relacionado com buscar novas formas de realizar processos ou procedimentos rotineiros se contrapondo com o fazer tradicional. Diante disso é fundamental incorporar na formação profissional dos estudantes universitários a cultura da inovação, o pensar e repensar de forma nova. Observamos poucos estudos sobre como a cultura da inovação esta inserida nesses cursos e como os discentes encaram este tema. Em repetidas análises internacionais o Brasil não vem demonstrando uma boa colocação no rank de inovações. Para tanto, vários autores alertam para a importância do desenvolvimento de profissionais capazes de criar e recriar, incrementando a produtividade. Por outro lado, para que a inovação se efetive em empresas é necessários que essas empresas se reorganize voltando-se para o aprendizado contínuo. O que passa necessariamente por imbuir na mente do profissional em formação a busca contínua pela inovação. Assim, surge a questão, como criar uma cultura da inovação no âmbito universitário? Podemos encarar essa cultura sob três pilares: a produção científica, a inovação pedagógica e o desenvolvimento da liberdade e criatividade nos estudantes. Talvez o mais crítico e pouco estudado é justamente o último que é o cerne do presente trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar como incrementar a cultura da inovação em zootecnistas em formação.
MÉTODOS:
Essa pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica com o intuito de entender o conceito de inovação, e como ele se insere dentro dos cursos de graduação. Observamos poucos estudos que fizessem uma correlação entre a inovação e a formação de zootecnistas. Após foram realizadas entrevistas abertas com estudantes e docentes, a partir dessas entrevistas foi construído um questionário. Esse questionário possuía questões objetivas e abertas. A pesquisa foi realizada em diferentes turmas do curso de zootecnia da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observamos que os estudantes que tinham formação prévia na área com o curso técnico tinham mais conhecimento sobre a importância da inovação em seu curso. Observamos também que os estudantes associam inovação ao uso de novas tecnologias ligadas ao manejo animal. Apenas uma minoria dos entrevistados associou inovação com preservação ambiental. Observou-se também que para esses graduandos os professores são tradicionais e metódicos mas, instigam a buscar nos recursos tecnológicos formas que possam ser utilizadas na produção animal. Durante as entrevistas observou-se que essas experiências eram pontuais e não havia uma rotina estimulada pelo curso para o uso de inovação. Outros pontos observados foram que a grade do curso não apresenta disciplinas com foco na inovação e criatividade. Também foi feita associação entre inovação e pesquisa científica.
CONCLUSÕES:
Com esse trabalho observamos que existem ainda poucos estudos sobre a cultura da inovação no ambiente acadêmico. Observamos que os estudantes entendem o que é inovação porém não fazem associação da inovação com questões do dia a dia, sendo mais citadas inovações que envolvem alta tecnologia ou inovações associadas a pesquisas científicas. O trabalho pode colaborar para que o curso crie uma política de inovação mais abrangente, que una os esforços isolados de certos professores em criar inovação. Como trabalhos futuros pretende-se estudar como profissionais formados no curso estudado encaram a inovação no seu dia a dia e se sua formação teve influência sobre este aspecto.
Palavras-chave: Inovação zootecnia, Curso de graduação, Formação acadêmica.