65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESCOLAS EM COMUNIDADES COM VULNERABILIDADE AMBIENTAL/SOCIAL: UMA PROPOSTA DE TEMAS GERADORES PARA EDUCAÇAO AMBIENTAL
Alexandra Roberta Jantz - Discente Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau - FURB
Daniela Tomio - Profa. Dra./Orientadora - Dep. de Ciências Exatas e Naturais - FURB
Dauton Uber - Discente Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau - FURB
Giulliana Appel - Discente Ciências Biológicas. Integrante do Programa de Educação Tutorial - FURB
Scheila Weber - Discente Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau - FURB
INTRODUÇÃO:
Pesquisas de estado da arte têm apontado que a investigação em Educação Ambiental (EA) está presente em todos os espaços de aprendizagem tanto na educação formal e informal, assim como no currículo em várias disciplinas e propostas curriculares. Mas como este conhecimento científico, sistematizado, tem se efetivado nas escolas, considerando os diferentes contextos em que é produzido? Tal questão contribuiu especificamente para reflexão do desenvolvimento da EA relacionada com marcos históricos importantes em nosso país que revelam problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental/social. Nesta direção, realizou-se uma pesquisa com estudantes de uma comunidade, da cidade de Blumenau, que teve um impacto com as inundações e movimentos de massa em Santa Catarina que ocorreram no ano de 2008, resultando até na destruição da escola. A importância deste estudo está relacionada à elaboração de temas geradores que possam contribuir para professores e pesquisadores no estudo de questões socioambientais em locais que sofreram de catástrofes ambientais, tendo em vista um trabalho coletivo de EA na compreensão e enfrentamento de problemas ambientais dessas comunidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve como objetivo: Identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para uma proposta de Educação Ambiental no currículo escolar.
MÉTODOS:
Os fundamentos orientadores da pesquisa foram baseados na definição do tema gerador descrita por Paulo Freire e os Estilos de Pensamentos (EP), denominados de EP Ecológico e EP Ambiental Crítico-Transformador de Educação Ambiental, sistematizados por Lorenzetti e Delizoicov (2009). Como instrumento de coleta de dados empregou-se uma carta destinada aos alunos. Optou-se pela carta, pois esta possibilita ao estudante escrever sem as exigências formais dos instrumentos de pesquisa (questionário, entrevista) e ainda permite estabelecer com os destinatários um diálogo, facilitando a coleta de informações. O objetivo da carta foi organizar a primeira fase (levantamento preliminar) da investigação temática, com o reconhecimento do ambiente em que os alunos vivem, por meio de contatos informais com eles. Na carta foram elaboradas perguntas levando-se em consideração o contexto macro – Mata Atlântica, bioma da região, e o contexto da comunidade na qual a escola está inserida, justamente para verificar qual a relação que os estudantes fazem entre elas. Os dados levantados por meio das cartas foram organizados em categorias de análise e, com base nelas, elaborou-se um mapa com temas geradores para o trabalho de EA em comunidades de vulnerabilidade ambiental/social.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Participaram da pesquisa uma amostra de 49 estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Blumenau/ SC. Em relação à percepção dos estudantes sobre a causa da tragédia de 2008, obteve-se como respostas as relacionadas ao lixo e a poluição, sendo os principais causadores do desastre. Referente à questão levantada à vivência de tragédia ambiental, a maioria dos estudantes relatou que não teve problemas relacionados com tragédias ambientais. Os que responderam sim contaram um pouco sobre a sua experiência, sendo que, praticamente todos relacionaram problemas ambientais com quedas de árvores, postes, construções e desbarrancamentos. Em outra pergunta, pediu-se para os alunos relacionarem um desenho com a comunidade conhecida, porém poucos estudantes estabeleceram relações entre o desenho com o ambiente que vive. Por fim, perguntou-se quais eram as atividades desenvolvidas para evitar outra tragédia e pode-se observar o desconhecimento dos estudantes sobre o desenvolvimento da ação da prefeitura e órgãos superiores ou a ausência de ações públicas e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade.
CONCLUSÕES:
A construção de um instrumento informal para a coleta de dados como a carta facilitou no processo de investigação e análises dos problemas locais da comunidade a fim de obter os temas geradores. Com base nas respostas dos estudantes, foi possível verificar a presença dos estilos de pensamento, alguns estão em transição do EP ecológico para o EP crítico-transformador, pois além de citar os problemas ambientais que eles observam, eles sugerem possíveis soluções. Entretanto, há uma tendência da maioria dos alunos ao EP ecológico, pois está mais focada na conservação e preservação do meio ambiente, considerando apenas os aspectos naturais. Assim, suas sugestões têm poucas relações entre os diversos contextos que formam o ambiente da comunidade: histórico, econômico, político, natural, cultural e social. Por meio das análises das respostas dos estudantes conseguiu-se identificar a concepção de meio ambiente, também que muitos estudantes já possuem um discurso pronto, próximo da mídia, discutindo problemas ambientais mais gerais e com poucas relações com as especificidades e problemáticas de sua comunidade. Tal fato evidencia a relevância dos temas geradores elaborados pela pesquisa para o trabalho de EA na escola e em outras comunidades de vulnerabilidade ambiental/social.
Palavras-chave: Educação ambiental., Desastres ambientais., Temas geradores..