65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
DIFERENCIAIS NA PROPOSTA CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL
Samara dos Anjos da Costa - Faculdade UnB Planaltina - FUP
Alice Melo Ribeiro - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Ciências Biológicas – UnB
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências é importante em todos os períodos educacionais, aprender ciências permite que os alunos adquiram conhecimento sobre o mundo e o que nele existe, e isso é possível não só ouvindo o professor, como também por meio da interação, vivência, observação, diálogo, prática, entre outros diversos meios. A pedagogia Waldorf criada em 1919 na Alemanha, e que está presente no mundo inteiro incorpora avanços como esses, que permitem uma melhor aprendizagem e conhecimento dos alunos no âmbito das ciências. Essa pedagogia está embasada na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner, e orientada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo fundamentados na Antroposofia. Chegou ao Brasil em 1956, foi na cidade de São Paulo que começou a funcionar a primeira Escola Waldorf integrada à realidade brasileira e com a grande tarefa de fundamentar seu trabalho na imagem espiritual do Homem e nos ideais humanos inspiradores das demais escolas da Europa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve por objetivo realizar a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ciências Naturais das escolas tradicionais com os currículos das escolas que adotam a Pedagogia Waldorf no Brasil, no que diz respeito à teoria e a prática pedagógica. Visando compreender as diferenças existentes no ensino e aprendizagem durante o desenvolvimento educacional do ser humano.
MÉTODOS:
O procedimento metodológico utilizado foi de pesquisa e análise do currículo das escolas que adotam a pedagogia Waldorf no Brasil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências Naturais. O trabalho de pesquisa foi dividido por etapas: Etapa 1- Análise do currículo das escolas Waldorf para o componente curricular Ciências Naturais. Etapa 2 - Análise da prática pedagógica descrita para as aulas de Ciências Naturais segundo o currículo das escolas Waldorf. Etapa 3 - Acompanhamento de 20 horas de aula na escola Waldorf Moara de Brasília (Brasil) no segundo e terceiro ano, observando o andamento das aulas e dos conteúdos de Ciências abordados. Nesta etapa, foram anotadas em um diário de bordo todas as aulas, as práticas, o envolvimento do professor e dos alunos na sala de aula. Etapa 4 - Analise do currículo das escolas Waldorf, aulas observadas e realização da comparação com os PCNs.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com as comparações realizadas entre os currículos das escolas que utilizam a Pedagogia Waldorf e o currículo proposto pela Secretária de Educação do Distrito Federal, foi possível salientar que as abordagens das Ciências Naturais realizada nos dois métodos de ensino se dão por práticas pedagógicas diferentes, cada instituição de ensino segue os conteúdos propostos pela Secretária de Educação do Estado, porém tais conteúdos não se encontram na mesma ordem propriamente dita, e nas escolas que aderem à pedagogia Waldorf estes conteúdos não são trabalhados de forma fragmentada, como os conteúdos abordados nos livros didáticos e nas aulas de Ciências Naturais das escolas da rede pública do DF. Além disso, a ludicidade, o trabalho corporal, a cognição, a vivência entre outros aspectos são bastante evidenciados com os alunos que possuem contato com a pedagogia Waldorf, tornando dessa maneira a aprendizagem destes, significativa.
CONCLUSÕES:
A metodologia utilizada nas escolas que adotam a pedagogia Waldorf é bastante diferenciada, o que contribui para uma aprendizagem expressiva e consistente para os alunos. A vivência é a “ferramenta” mais importante dentro desse método, nela o aluno possui um contato intenso e de caráter individual com o professor, isso permite que ele estabeleça um laço profundo, conhecendo intimamente cada aluno, suas dificuldades, habilidades e receios, buscando trabalhar em cima das necessidades que cada aluno apresenta. Nas escolas tradicionais as aulas de Ciências são pontuais, há uma preparação voltada para a abordagem do conteúdo, diferente do que ocorre nas escolas Waldorf, onde as aulas são preparadas com o objetivo de atingir o conhecimento do aluno. Outro fator importante nessa pedagogia é a participação incessante dos pais no desenvolvimento pedagógico dos seus filhos. São realizadas reuniões, atividades de campo, onde os pais são protagonistas que auxiliam na construção do conhecimento dos alunos.
Palavras-chave: ensino de ciências, práticas pedagógicas, vivência.