65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Análise de Água submetida a Campo Magnético: Medidas de pH , Condutividade Elétrica E Total de sólidos Dissolvidos.
Jose Ribamar Ribeiro Silva Júnior - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
Fábio Henrique Silva Sales / Orientador - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
INTRODUÇÃO:
Atualmente são realizados muitos estudos sobre os fenômenos eletromagnéticos; várias são as áreas nas quais investigações a respeito de suas influências e seus efeitos são desenvolvidos; com o avanço tecnológico torna-se necessário à evolução das técnicas e dos equipamentos. Com esses estudos verificou-se que a ação de campos magnéticos altera as propriedades da água e de soluções aquosas de forma evidente altera principalmente o número de íons, pH e quantidade de sólidos dissolvidos, presentes no líquido .
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo principal a análise de sólidos total dissolvidos, pH e condutividade elétrica para volumes de 40ml, 60ml e 80ml de água potável, submetidas a um campo estático de 350 mT , gerado por um ímã de neodímio. Foram realizadas comparações dos resultados obtidos entre os grupos com e sem campo,comprovando alterações iônica,PH e Total de sólidos Dissolvidos.
MÉTODOS:
As medidas de água foram colocadas em pequenos recipientes, submetidos a um campo magnético médio de 350 mT, gerado por um ímã permanente feito de neodímio (Terra-Rara) e formando assim o grupo teste. Outras amostras de água potável foram submetidas em condições normais, sem o campo magnético, formando assim o grupo controle. Os dados foram coletados em espaços de tempo pré- estabelecidos, analisando-se a influência ao longo de um tempo t. Após realizadas as medidas, as mesmas foram registradas e analisadas estatísticamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A água submetida a campo magnético modifica o pH, a condutividade elétrica e quantidade de sólidos totais dissolvidos da água, em comparação a mesma água sem a influência deste mesmo campo magnético. Isto deve-se principalmente pelo fato do campo magnético gerado pelo ímã se comportar como um solvente, desassociando alguns íons da água e dessa forma aumentando a sua quantidade de sólidos totais dissovildos, condutividade elétrica e pH. O que fortalece ainda mais a teoria de que oO campo magnético do ímã alterou a ionicidade da água, através da quebra de pontes de hidrogênio, deixando-a desta forma, com íons livres e mais partículas dissolvidas.
CONCLUSÕES:
O campo magnético influencia nos sólidos totais dissolvidos, no pH e na condutividade elétrica da água;
Na presença de campo magnético, há uma alteração na ionicidade e uma redução da acidez da água.
Palavras-chave: Água, Tratamento Magnético, pH, Condutividade elétrica.