65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
A ocorrência da dengue e sua distribuição espacial na área urbana de Barra do Corda – MA
Valéria de Lucena Ribeiro - Estudante pesquisadora- PIBIC Jr - IFMA
Débora Luana Caldas Pereira - Profa. Especialista/Orientadora - Enfermeira - IFMA
Nilson dos Santos Loiola - Profo. graduado/Co-orientador - Professor de Biologia - IFMA
Nayanne Viana Araújo - Estudante pesquisadora - PIBIC Jr - IFMA
INTRODUÇÃO:
Jawetz, Melnick e Adelberg (2009), referem ser a dengue a arbovirose de maior destaque no mundo, e também uma das mais importantes doenças transmitidas por vetor. Assim, a mesma tem se tornado um grave problema de saúde pública.
Não diferente das grandes cidades, Barra do Corda também tem sofrido com o fenômeno migratório e suas consequências tais quais desordem no meio ambiente proporcionando o aumento da exposição humana a vários tipos de doenças, e ainda levando a sérios problemas na ordem da administração pública municipal como falta de condições salubres de moradia, falta de saneamento básico, deficiência no fornecimento de água potável e na coleta dos resíduos gerados na cidade.
O processo de urbanização das cidades, a carência de medidas assistencialistas implementadas pelo poder público, fatores climáticos, cada vez mais tem contribuído para a geração de resíduos que se tornam criadouros de mosquitos diversos, dentre eles o Aedes aegypti. Assim, ocorrência da dengue e sua distribuição só tende a aumentar, requerendo estudos que a caracterizem e que consigam identificar fatores determinantes dela numa dada região estudada, bem como trabalhar a conscientização da necessidade de um combate e acompanhamento para a melhoria da saúde pública da região (RIBEIRO, et al, 2006).
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Geral  Descrever a ocorrência da dengue nas localidades urbanas da cidade de Barra do Corda-MA. • Específicos  Analisar os casos notificados de dengue de forma a dimensionar sua distribuição;  Relacionar dados de casos notificados e confirmados com a prevalência da doença e saneamento básico;  Observar a indisponibilização da água potável, como fator favorável à proliferação do A. aegypti.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no município de Barra do Corda, no estado do Maranhão. O estudo consistiu em uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo pesquisa quantitativa e indireta, as técnicas utilizadas foram: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa documental, a fim de identificar características das ocorrências de casos de dengue bem como o perfil sócio demográfico neste contexto.
O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa realizada pela enfermeira Odila, coordenadora da Vigilância Epidemiologica do município com a temática Dengue, e alguns dados do Sistema de Levantamento de Índice Rápido (LIRA) e consolidados de Informações contidas nas Fichas A, que são geradas na visita domíciliar realizada pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS).
Para o cálculo do coeficiente de prevalência da doença foi utilizada a seguinte fórmula: Número de casos notificados/população de Barra do Corda.
Após a coleta de dados, estes foram analisados, consolidados e demonstrados através de gráficos e tabelas processadas no programa Microsoft Excel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados da pesquisa, em 2011 foram notificados 170 casos de suspeita de dengue e até o mês de junho de 2012 foram notificados 133 casos. O município apresentou uma prevalência de 1% para casos de dengue no ano de 2011 e 1% para o período de janeiro a junho de 2012. Este dado deve ser observado com cautela pela Vigilância Epidemiológica do município em questão, pois o coeficiente para o ano de 2012, no período de janeiro a junho, corresponde ao mesmo coeficiente para os doze meses de 2011. Os bairros com notificações mais expressivas foram Trizidela, com 39 casos e Cerâmica com 24, isso porque os respectivos bairros são provenientes de crescimento desordenado bem como são os mais populosos, facilitando a proliferação do mosquito. A forma de criadouro com maior percentual, foram depósitos ao nível do solo - Caixas d’água, tambores e cisternas (63,9%). A principal forma de abastecimento de água foi pela Rede Pública (52,86%) o que fez com que as pessoas procurassem os depósitos a nível do solo, o percentual apresentado para a coleta pública de lixo foi de 46%. Contudo, observamos índice significativo de deposição de lixo a céu aberto (26,50%) o que é favorável a proliferação do mosquito devido aos diversos tipos de materiais descartados que podem servir de criadouro.
CONCLUSÕES:
Na pesquisa, foram notificados 170 suspeitas de casos de dengue no ano de 2011, sendo que 69 destes foram descartados e 101 confirmados. Já em 2012 foram notificados 133 casos até o mês de junho, após uma análise concluiu-se que tal diferença é explicada devido à deficiência nas formas de notificar os casos de dengue ocorridos em 2011.
Observou-se que os bairros de maiores ocorrências foram os mais populosos, que são eles: Trizidela e Cerâmica e que a não eficiência no abastecimento de água e, o descarte de lixo a céu aberto se mostram como propensores para a proliferação do Aedes aegypti, carecendo dessa forma de mais investimentos em ambos os setores para melhor funcionamento dos mesmos. Portanto, concluímos que as informações aqui obtidas poderão ajudar o poder público a intervir de forma mais objetiva junto à população barra-cordense.
Palavras-chave: Criadouros, Resíduos, Saúde.