65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 12. Simulação
OTIMIZAÇÃO DA SELEÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO NO ENTORNO DA REGIÃO METROPOLITANA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA.
Petrônio Roldão Faria de Leles - Bacharelado em Informática – IFG Câmpus Inhumas.
Leandro Silva Alves - Bacharelado em Informática – IFG Câmpus Inhumas.
Flayson Potenciano e Silva - Bacharelado em Informática – IFG Câmpus Inhumas.
Maria Socorro Duarte da Silva Couto - Profa. Dra. /Orientadora - Depto. de Áreas Acadêmicas – IFG Câmpus Inhumas.
Ole Peter Smith - Prof. Dr. /Co-orientador – Instituto de Matemática e Estatística (IME) – UFG.
INTRODUÇÃO:
Os esforços para amenizar a crescente perda da biodiversidade e de habitats estão sendo baseados, cada vez mais, na adoção de critérios objetivos, os quais permitem priorizar áreas e/ou espécies a serem preservadas, levando em consideração a limitação de recursos naturais e econômicos (ARPONEN et al., 2005; MARGULES & PRESSEY, 2000). Assim, o uso de métodos de programação não linear possibilita identificar alternativas mais eficazes, constituindo-se em um importante subsídio ao problema de identificar áreas prioritárias para conservação, pois permite a incorporação de critérios potencialmente úteis à tomada de decisão como, por exemplo, em relação à distância e a conectividade entre os fragmentos de vegetação remanescente.
Neste trabalho é feito um diagnóstico, mapeamento e a caracterização biofísica das áreas prioritárias para conservação na Região do entorno do município de Goiânia. Assim, é possível identificar, em nível de prioridade, as principais áreas destas regiões que precisam ser conservadas/restauradas a partir da solução ótima do modelo proposto por Couto et al (2010). Ressaltando que se trata de regiões em que o setor sucroalcooleiro está em expansão, possui áreas urbanas com grande população e elevada ação antrópica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo adaptar e analisar o modelo matemático não linear de seleção de áreas prioritárias para conservação proposto por Couto et al (2010), que considera tanto a qualidade e viabilidade ecológica das áreas de vegetação remanescente do Cerrado goiano, como a viabilidade socioeconômica na Região do entorno do município de Goiânia.
MÉTODOS:
Este trabalho tem como área de estudo a Região do entorno do município de Goiânia, que é composta por 13 bacias hidrográficas de menor nível e maior que 10 mil hectares. Neste trabalho, tem-se como base de estudo, o modelo matemático de seleção de áreas prioritárias para conservação no estado de Goiás proposto por Couto et al (2010), com algumas adaptações, cujo banco de dados é composto por um conjunto de dados primários cartográficos, temáticos, censitários, orbitais e econômicos. Além disso, no modelo proposto desse trabalho, é considerada a elevada demanda por biocombustíveis e perda de habitat destas regiões.
Este modelo foi implementado, neste trabalho, na Linguagem C, por se tratar de uma linguagem de finalidade geral que permite um código mais simplificado, modernos fluxos de controle e estrutura de dados e um rico conjunto de operadores, que contém compilador GCC – GNU Compiler Collection no sistema operacional GNU Linux, para gerar soluções em tabelas.
Os dados processados são reconhecidos pela plataforma ArcGis 9.0, que confeccionas os mapas, com extensões “.shp” para as coordenadas, “.shx” para a indexação e “.dbf” para as tabelas. Além da linguagem C, há também uso da linguagem Perl, com funções voltadas para a organização dos arquivos de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A discussão sobre a natureza e a sensibilidade das soluções do modelo depende dos valores dos parâmetros da função-objetivo, que são pesos atribuídos às variáveis ao problema, de acordo com os interesses envolvidos. Assim, para cada valor atribuído a esses parâmetros encontra-se uma solução diferente.
Após a análise das soluções distintas geradas pela variação desses parâmetros, foi definida que uma solução ótima para o problema, na qual valoriza as áreas de elevado índice de ambientes ripários, a vizinhança, a conectividade entre as áreas de vegetação remanescente (que contém nascente) e minimiza distância entre as áreas selecionadas. Ao mesmo tempo em que também minimiza os efeitos das variáveis antrópicas sobre a conservação destas áreas.
Assim, a solução ótima também procurou minimizar os atritos causados entre a expansão de cana de açúcar e a conservação, pois as variáveis antrópicas (preço da terra, PIB, IDH e malha viária) estão relacionadas com a expansão da cana-de-açúcar e são apresentadas no modelo matemático proposto.
Analisando a solução ótima, verifica-se que as bacias com maior nível de importância para conservação estão concentradas em dois locais: na região que contém as nascentes do Rio Meia Ponte, e nas proximidades da cidade de Goiânia.
CONCLUSÕES:
Concluímos que, a partir do modelo matemático proposto por Couto et al (2010), constata-se a grande necessidade de restauração da área de estudo, priorizando as áreas que contém os ambientes. Ressaltamos que esta solução retratou um cenário bastante crítico, no qual o processo de restauração não vai ser fácil, devido o fato que nenhuma bacia da área de estudo atende os requisitos do Código Florestal.
Assim, uma proposta para os gestores de que quando não houvesse a viabilidade de restauração de 30% das bacias conforme manda o Código Florestal, seria interessante que priorizasse a restauração dos ambientes ripários, para depois contemplar as outras áreas de preservação permanente e de reserva legal. O motivo desta proposta está no fato que a restauração dos ambientes ripários está diretamente relacionada à manutenção dos recursos hídricos, um bem que é vital para todos e está ficando escasso, principalmente, na Região Metropolitana de Goiânia, onde apresenta elevado nível de degradação e é muito populoso.
Palavras-chave: Conservação, Bioma Cerrado, Programação Não-Linear.