65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
ADAPTAÇÃO DE SOFTWARE PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Bruno Lírio Alves - Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - UNIRIO
Cládice Nóbile Diniz - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Informática Aplicada - CCET - UNIRIO
INTRODUÇÃO:
Este projeto de iniciação científica é um subprojeto do projeto de pesquisa “Uma investigação de identidade cultural: O estudante de Engenharia de Produção em Cultura da UNIRIO quanto a habilidades típicas da formação, a altas habilidades e a necessidades inclusivas”. Propõe-se à adaptação de um software livre e gratuito para organizar, em computador, vídeos de conteúdos de estudo, de forma a apoiar a educação de estudantes surdos bilíngues em língua portuguesa escrita e em língua brasileira de sinais, por meio de gerenciamento da videoteca a partir de palavras-chave digitadas em caracteres alfanuméricos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Visa propiciar a um pesquisador iniciante surdo do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO a oportunidade de desenvolver competências importantes para uma formação profissional tecnicamente esmerada e orientada para uma atuação social comprometida, utilizando a informática para o desenvolvimento de tecnologias assistivas para surdos.
MÉTODOS:
A metodologia da pesquisa é aplicada e exploratória, quanto aos fins, para a iniciação científica do estudante porque há dificuldade de comunicação, porque utiliza apenas a linguagem labial e um pouco de língua escrita. Para isso, a pesquisa valeu-se de métodos pedagógicos.
Para alterar o software objeto da pesquisa para que opere com vídeos, a metodologia também tem finalidade aplicada e exploratória. Quanto aos meios, vale-se de pesquisa-ação, aplicando os métodos recomendados pela área de sistemas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto à iniciação científica do estudante, vêm tendo semanalmente aulas individuais de HTML com outro estudante, estagiário da CEAD, da equipe de desenvolvimento da plataforma e-UNI. Sobre o levantamento e a documentação dos requisitos para a alteração da plataforma, a orientação é oferecida pela orientadora, complementando os conhecimentos obtidos em seu curso de graduação, com monitoramento pelo mesmo estagiário da CEAD.
Devido à dificuldade de comunicação em razão da surdez, o projeto exigiu muito esforço de todos os envolvidos, contudo ofereceu uma oportunidade ao estudante surdo de interagir com os colegas e com diversos professores. Essa interação foi um ponto importante, uma vez que os envolvidos ouvintes puderam entender as dificuldades das pessoas com surdez em se comunicarem, não só nas conversações, mas também na forma escrita, uma vez que não ouvem o som e com isso não tem acesso à lógica da alfabetização e, consequentemente, da leitura.
Ele pode, ainda, exercitar os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas de seu curso de graduação e se aproximar mais da vida acadêmica em pesquisa.
Quanto à adaptação da plataforma, os requisitos para guiar a alteração da plataforma e-UNI foram levantados e se está na fase de sua documentação.
CONCLUSÕES:
A pesquisa evidenciou a importância do atendimento educacional individualizado ao estudante surdo. Outra importância é ter permitido à sua orientadora e à equipe darem-se conta da dificuldade da produção de material didático adequado aos surdos.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Educação Especial, Educação Inclusiva.