65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
MONITORAMENTO DA RADIAÇÃO IONIZANTE PROVENIENTE DO GÁS RADÔNIO (RN 222) NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
Franklin Andrade da Silva - Depto. de Engenharia Mecânica - UNITAU
Inácio Malmonge Martin - Prof. Dr./Orientador - Dpto. de Física - ITA e UNITAU
INTRODUÇÃO:
As radiações ionizantes estão presentes em nosso cotidiano, sendo originadas da natureza ou da ação humana. Neste estudo são apresentados os métodos de medição da radiação ionizante provenientes principalmente do Radônio (Rn 222) um gás inerte natural que se origina das séries de decaimento do urânio e tório, presente em todos os lugares da crosta terrestre; por ser um gás, tem a propriedade de se acumular em ambientes fechados como residências, construções, cavernas, minas, túneis e está presente também nos ventos que chegam antes das frentes frias com chuvas. O isótopo Rn 222 é um emissor gama e alfa de meia vida 3,82 dias, (Eα=5,49 MeV), e juntamente com seus filhos gasosos Po 218 e Po 214, são responsáveis por aproximadamente 50% da dose efetiva equivalente produzida pela radiação ionizante natural na Terra. De acordo com o American Journal of Epidemiology (2002), pode causar nos seres humanos, câncer de pulmão se houver exposição a grande quantidade do gás, experimentalmente comprovada com testes em animais. No entanto, um estudo publicado em 2003 pela revista científica alemã Springer Verlag comprova uma terapia a base de Radônio, na qual os pacientes expõem-se a pequenas quantidades do gás em antigas minas de Urânio para reverter os casos de artrite e doenças dermatológicas. Esses fatos tornam relevante a observação da dinâmica desse tipo de radiação ionizante, pois pode afetar diretamente a estrutura do nosso DNA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto tem por objetivo estudar a radiação ionizante proveniente do gás Radônio (Rn 222), utilizando aparelhos portáteis para monitorar o comportamento da radiação ionizante em diferentes situações, tais como baixa umidade relativa do ar, chuvas excessivas e relâmpagos. Também expor os resultados da concentração da radiação obtidos com aparelhos de última geração e aferir sua intensidade.
MÉTODOS:
As medidas de radiação gama foram realizadas com um sistema baseado cristal cintilador de Nal(Tl) envolvido por uma cápsula de alumínio e conectado à um tubo fotomultiplicador produzido pela empresa americana Aware Electronics. O cintilador é composto de iodeto de sódio, contendo traços de tálio e envolvido por uma cápsula metálica, atua de forma a captar a radiação de fundo de minuto a minuto, sendo que esses dados são enviados ao laptop DELL 630 que converte os dados em arquivo.txt. O sistema é previamente calibrado com fontes radioativas padrão no laboratório. As medições foram realizadas no Departamento de física do ITA em São José dos Campos, SP, de 01 de janeiro 2013 até 27 de marçol de 2013 num intervalo de contagem de 1 em 1 minuto durante todo o período. A partir dos dados foi plotado um gráfico de tempo (minuto) versus contagem gama utilizando o Excel e o software Origin 8.5.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As medições foram realizadas no Departamento de física do ITA em São José dos Campos, SP, de 1 de Janeiro 2013 até 25 de Março de 2013 num intervalo de contagem de 1 em 1 minuto durante todo o período. A partir do acompanhamento da precipitação e da radiação, notou-se uma relação positiva entre a intensidade de chuva nesse período e a intensidade da radiação gama (0,30 a 10,0) MeV no mesmo local. A dose da radiação gama é bem sensível a umidade relativa do ar, a chuvas intensas e fracas, e ao tempo seco. Maiores concentrações do gás Radônio sempre aparecem em chuvas intensas e principalmente aquelas oriundas das frentes frias.
CONCLUSÕES:
Devido ao fato da radiação ionizante interferir diretamente na vida de todo o planeta, faz-se indispensável o acompanhamento e análise de sua concentração no ambiente e a relação entre fenômenos naturais e dose de radiação. Este ramo de pesquisa é pouco estudado no Brasil, diferentemente de outros países como Portugal, Rússia e Estados Unidos que acompanham há muito tempo as causas e efeitos de partículas radioativas no ecossistema. Utilizando-se de sistemas portáteis, os mais indicados para este fim, provou-se a facilidade de monitorar a concentração de radiação ionizante na superfície da Terra. E com a subsequente análise dos dados coletados no projeto, foi possível notar a interferência da chuva na radiação proveniente do gás radônio, além disso, notou-se um ciclo bem definido no período de 24 horas na dose de radiação, uma descoberta nova e objeto de muito estudo para explicar a causa desse padrão.
Palavras-chave: Radiação Ionizante, Radônio, Precipitação.