65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE DAS INTERFERÊNCIAS DO TRECHO SUL DO RODOANEL MÁRIO COVAS NA PRODUTIVIDADE HÍDRICA DA SUB BACIA DO BRAÇO DO RIO GRANDE NA REPRESA BILLINGS
Lucas de Carvalho Damas Rangel Rodrigues - Bel. Adm. / Gestão Ambiental – Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Renato Arnaldo Tagnin - Prof. Msc. / Orientador – Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Benjamin Capellari - Prof. Dr. / Orientador – Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
INTRODUÇÃO:
O Rodoanel Mário Covas é um anel viário proposto pelo Governo do Estado de São Paulo cujo principal objetivo é desconcentrar o transporte de passagem da área central da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a fim de minimizar os possíveis gargalos no fluxo de veículos e no processo de escoamento e distribuição de bens e produtos existentes nesta região (FESPSP, 2004). Apresentando 176 km de extensão e dividido em quatro lotes (Norte, Sul, Leste e Oeste), o Trecho Sul desta obra é considerado um dos mais relevantes, já que facilita a conexão da RMSP com o Porto de Santos (FESPSP, 2004). Entretanto, os 61,4 km de extensão de suas vias acabam por interceptar as principais Áreas de Mananciais da RMSP, interferindo no já deficitário abastecimento hídrico da região, que sofre com a degradação de seus recursos hídricos (FESPSP, 2004; WHATELY & DINIZ, 2009). Uma das áreas diretamente afetadas por este empreendimento é a Bacia Hidrográfica da Represa Billings, na qual destaca-se a Sub Bacia do Braço do Rio Grande, uma área de 19.254,10 ha inserida nos municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo do Campo (pertencentes à RMSP) e que é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 1,6 milhões de pessoas (CAPOBIANCO & WHATELY, 2002; JICA, 2007).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa é identificar, analisar e evidenciar os impactos gerados na capacidade de produção hídrica da Sub Bacia do Braço do Rio Grande, causados pela implantação do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas.
MÉTODOS:
Esta pesquisa se pautou em quatro etapas. Na primeira delas, buscou-se definir o conceito de produção hídrica e os fatores influentes neste processo, por meio de análise e síntese de material bibliográfico relacionado ao assunto. Na segunda etapa, foram descritas as características do Trecho Sul do Rodoanel e compilados e organizados os impactos ambientais gerados pela obra, oriundos de seu Estudo de Impactos Ambientais (EIA), que foram, posteriormente, associados aos fatores influentes na produção hídrica obtidos na primeira etapa. Na terceira etapa, se realizou a caracterização da Sub Bacia do Braço do Rio Grande, por meio do uso de dados contidos em publicações técnicas e científicas. Na quarta e última etapa, identificou-se os impactos da obra influentes na produção hídrica que incidiram na área de estudo, a partir do mapeamento de modificações geradas no meio físico e na hidrologia local, além da constatação de alterações propiciadas na cobertura vegetal da região, a partir da aplicação de Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) em imagens de satélite referentes aos períodos anterior e posterior à implantação da obra, por meio do uso de softwares de geoprocessamento, como ArcMap 10 e ENVI 4.5, base de dados de CPLA (2009) e ISA (2002) e visita técnica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A produção hídrica é um serviço ecossistêmico associado ao ciclo hidrológico capaz de possibilitar a correta regulação e manutenção da ciclicidade da água em bacias hidrográficas (AMARILLA, 2012; ARANDA, 1998; DAILY, 1997 apud MANSON, 2004; TUNDISI, 2003). Os fatores ambientais considerados mais influentes neste processo são os elementos que constituem o meio físico local e os fatores que integram a superfície dessas bacias (CARDOSO et al., 2006 apud BALBINOT et al., 2008; TUCCI & CLARKE, 1997). Portanto, a modificação dessas características, consequentemente, provoca alterações na capacidade de provisão hídrica de mananciais. Os impactos ambientais gerados pela implantação do Trecho Sul do Rodoanel que alteram a produção hídrica são: alterações no regime fluviométrico de cursos d’água, supressão da vegetação na área diretamente afetada pela obra e alterações na morfologia do relevo (FESPSP, 2004). Conforme mapeamento elaborado, somente na área de estudo, a implantação desta obra promoveu alterações na rede hidrológica local em 19 áreas distintas e modificou aspectos do meio físico desta sub bacia em 36 áreas diferentes. Além disso, a aplicação do IVDN em imagens de satélite demonstra a remoção da cobertura vegetal da área diretamente afetada pela obra.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, é possível afirmar que o Trecho Sul do Rodoanel interferiu significativamente na capacidade de produção hídrica da Sub Bacia do Braço do Rio Grande, pois somente neste local foram alteradas, em sua totalidade, 55 áreas tidas como essenciais para a manutenção e regulação do ciclo hidrológico neste manancial. É possível concluir ainda que esta obra, como um todo, é capaz de potencializar a expansão urbana nas regiões em que encontra-se inserida, assim como se observou, historicamente, com os demais anéis viários da RMSP e com o Trecho Oeste do próprio Rodoanel Mário Covas, gerando maiores prejuízos à produção de água e a já complexa situação hídrica da RMSP (GUAIATI, 2011; LABHAB, 2005; NOBRE, 2010). Por fim, nesta pesquisa verificou-se também o continuísmo da prevalência do urbanismo rodoviarista – modelo que visa modificar o território urbano e suas características naturais em favor do uso de meios de transporte individuais -, nas decisões de âmbito público, o que implica tanto em expressiva perda de serviços ecossistêmicos, responsáveis por propiciar melhor qualidade de vida à população quanto a relevantes prejuízos na mobilidade urbana das principais cidades da RMSP (NOBRE, 2010; ROLNIK & KLINTOWITZ, 2011).
Palavras-chave: Produção de Água, Áreas de Mananciais, Anel Viário.