65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
TESTE DE COMPARAÇÃO MÚLTIPLA EM REFRIGERANTES SABOR LARANJA ACONDICIONADOS EM DIFERENTES EMBALAGENS
Nkarthe Guerra Araújo - Depto. de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos- UFPB
Luciana Trigueiro de Andrade - Depto. de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos- UFPB
Albert Einstein Mathias de Medeiros Teodosio - Depto de Tecnologia de Alimentos -UFPB
Pascally Maria Aparecida Guerra Araújo - Depto de Engenharia de Materiais-UFCG
INTRODUÇÃO:
Antigamente, os refrigerantes eram bastante comercializados em garrafas de vidro, entretanto, devido ao maior custo e maior dificuldade no transporte (quebra, peso) atualmente as garrafas de vidro vem sendo substituídas pelas de plástico (PET) e lata. Alguns consumidores manifestam sua preferência indicando que os refrigerantes armazenados em embalagem de vidro apresentam um melhor sabor em relação aos acondicionados nas demais embalagens. A análise sensorial é uma das formas de verificar a percepção do consumidor em relação ao produto, de maneira global ou em relação a um atributo específico. Neste contexto se insere o teste de comparação múltipla no qual são apresentadas três ou mais amostras e todas devem ser comparadas a uma amostra padrão em relação a um atributo específico e em seguida estima-se o grau de diferença entre elas (NBR 13526/ 1995); esta amostra padrão quando incluída entre as amostras testes, pode ser utilizada na avaliação do grau de desempenho do julgador. Assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar a percepção dos julgadores para o atributo sabor do refrigerante de laranja acondicionado em três diferentes tipos de embalagem bem como avaliar o desempenho dos provadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da embalagem (vidro, pet e lata) do refrigerante sabor laranja.
MÉTODOS:
O teste de comparação múltipla foi realizado com refrigerantes sabor laranja da mesma marca acondicionados em garrafas de vidro de 290 mL (padrão), garrafa PET (500 mL) e lata (300 mL), os mesmos foram adquiridos em supermercado na cidade de João Pessoa e transportados até a UFPB, onde foi realizada a análise sensorial. Para tanto, participaram da mesma, 30 estudantes do curso de Tecnologia de alimentos que tem o hábito de consumir este tipo de produto. Para execução da análise, 30 mL de cada amostra (refrigerante) foram colocadas em quatro copos descartáveis, três identificados com números aleatórios de três dígitos e o padrão identificado com a letra (P). As amostras foram servidas aos estudantes com um canudo e a ficha de avaliação, que solicitava aos julgadores provar a amostra padrão (P) e em seguida as outras três amostras, comparando-as em relação ao sabor ao padrão (Melhor que P em relação ao sabor; pior que P em relação ao sabor; igual a P em relação ao sabor). Posteriormente foi solicitado que avaliassem a intensidade da diferença em relação ao padrão. Os resultados obtidos foram avaliados por meio da análise de variância (ANOVA) utilizando o teste de Tukey a 5% de significância para avaliar se as amostras diferiram entre si.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As médias obtidas foram de 7,3; 7,8 e 7,5 para as amostras de vidro, pet e lata respectivamente, não diferindo significativamente ao nível de 5%. Isto indica que a embalagem não influiu de forma significativa no sabor do refrigerante analisado. Resultado semelhante foi obtido por (Lima et al 2010) que avaliou a influência da embalagem no sabor de refrigerante tipo cola e obteve melhores médias para a embalagem tipo pet (1 L), entretanto, diferentemente do nosso trabalho, obtiveram resultados com diferença significativa para os refrigerantes tipo cola armazenados em embalagens pet das de vidro e lata cujas médias foram 2,75; 3,38 e 3,0, valores inferiores aos obtidos no nosso trabalho que pode ser justificado pelas marcas serem diferentes, o sabor dos refrigerantes e os provadores que em nosso trabalho eram consumidores habituais dos produtos, logo atribuíram melhores notas.
CONCLUSÕES:
A embalagem PET, apresentou maior média em relação a embalagem vidro e lata, indicando moderada preferência de sabor pelos julgadores que foram caracterizados com um bom desempenho, visto que a maioria identificou a amostra padrão (igual sabor em relação a P e nenhuma diferença em relação a P) no meio das amostras testes. Além disso, o refrigerante armazenado em embalagem de vidro obteve média mais baixa, embora não diferindo das demais, contradizendo com as afirmações de consumidores que julgam preferir os refrigerantes acondicionados neste tipo de embalagem.
Palavras-chave: amostra padrão, amostras testes, provadores.