65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DOSEAMENTO DE ETANOL EM CACHAÇA BASEADO EM IMAGENS DIGITAIS OBTIDAS POR SCANNER
Vanderlane Barreto Corrêa - Química Industrial - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM
Josiane Amorim Reis - Química Industrial - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM
Valdomiro Lacerda Martins - Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Margarida Carmo de Souza - Profa. Dra. - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM
Keyla Freitas Serrão - PPGCTRA - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM
Wellington da Silva Lyra - Departamento de Química - UFPB
INTRODUÇÃO:
O Brasil destaca-se na produção de aguardente de cana-de-açúcar, sendo esta a segunda bebida alcoólica mais consumida no país. O aumento do consumo de cachaça de qualidade e a possibilidade de exportação estão cada vez mais exigindo que o processo de fabricação de cachaça seja baseado em práticas criteriosamente determinadas para obtenção de um produto mais padronizado e com qualidade comprovada nos aspectos físico-químicos e sensoriais. O teor alcoólico em cachaça varia de 38 a 48 % v/v e pode ser determinado por titulometria de oxirredução. Por formar compostos coloridos, a medida da intensidade da cor permite determinar o teor alcoólico na amostra de cachaça. Sendo assim, imagens digitais podem ser utilizadas para determinação do teor alcoólico na amostra. Pois a cena real é capturada por um dispositivo eletrônico, tal como uma máquina fotográfica ou um scanner, e o sinal é convertido em uma forma numérica. Na forma digital, as imagens podem ser quantificadas, manipuladas e transformadas matematicamente usando-se programas computacionais.
Nesse contexto, neste trabalho as imagens digitais são capturadas por scanner para determinar o teor alcoólico de cachaças. O uso dessas metodologias vem se destacando devido ao baixo custo de implementação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver métodos baseados em imagens digitais para determinar o teor alcoólico de cachaças e comparar os resultados obtidos com titulação clássica.
MÉTODOS:
A cachaça foi adquirida em um estabelecimento comercial em Itacoatiara-AM e armazenada em local apropriado para análise de teor alcoólico. O sistema de captura é constituído por um scanner, um computador, um agitador magnético e uma microplaca. A análise envolveu duas etapas: a prova em branco e a análise da amostra. A prova em branco foi feita adicionando-se 5,0 mL da solução nitrocrômica, 10,0 mL de água, 5,0 mL da solução de KI 1,0 % e 10 gotas de indicador (solução de amido 1,0 %), sendo titulada com uma solução de tiossulfato de sódio 0,1 mol L-1. A análise da amostra foi feita adicionando-se 0,1 mL da amostra, 5,0 mL da solução nitrocrômica, 10,0 mL de água, 5,0 mL da solução de KI 1,0 % e 10 gotas de indicador (solução de amido 1,0 %), sendo titulada com uma solução de tiossulfato de sódio 0,1 mol L-1. Tanto para a prova do branco, quanto para a análise da amostra, uma imagem era capturada para cada 0,1 mL do titulante adicionado. As imagens foram adquiridas pelo software do fabricante do scanner, HP G2710, até atingir o ponto de viragem. As imagens capturadas foram tratadas pelo software ImageJ para obtenção dos valores das componentes RGB (R=Red, G=Green e B=Blue). A partir dos valores de RGB, uma curva de titulação foi traçada para obtenção do parâmetro analítico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para obtenção do parâmetro analítico, traçou-se uma curva da norma dos vetores R, G e B [raiz(R2+ G2+ B2)] versus volume de titulante adicionado em mililitros. A curva obtida foi derivada duas vezes. O parâmetro analítico, volume gasto no ponto final de titulação, foi obtido projetando o máximo da primeira derivada ou o zero da segunda derivada no eixo da abscissa. O volume gasto no ponto final de titulação da solução em branco e das amostras foram utilizados para calcular o teor alcoólico total da cachaça. Para avaliar a metodologia proposta, as amostras de cachaça também foram analisadas por titulação clássica. O resultado obtido por titulação clássica e por imagens digitais foram 35,8% para a amostra A e 37,3% para amostra B, respectivamente, com ambos os métodos. A cachaça foi analisada em triplicata. Os resultados esperados para as amostra A e B, segundo os produtores, era de 39%, portanto, a amostra B foi a que mais se aproximou do teor alcoólico estabelecido pela Instrução Normativa n° 13, de acordo com os padrões de identidade e qualidade para bebidas destiladas.
CONCLUSÕES:
Os dados mostram que não existe diferença significativa entre os dois métodos para determinação do teor alcoólico da cachaça analisada. Portanto, o método proposto mostrou-se viável para a determinação do teor alcoólico da cachaça, podendo ser utilizado em análises de rotina. Outras amostras serão analisadas para comparar os dois métodos do ponto de vista estatístico.
Palavras-chave: Titulação baseada em imagens, Scanner, Teor alcoólico em cachaça.