65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
DIFERENÇA DIÁRIA DA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA ENTRE CUPINZEIRO E AMBIENTE POR MEIO DE TERMÔHIGRÔMETRO DIGITAL, EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Tayron Sousa Amaral - Mestrando em Entomologia, Dpto. de Entomologia e Acarologia, ESALQ - USP
Talitta Silva dos Santos Paiva - Mestranda em Fitotecnia, Dpto. de Fitotecnia e Zootecnia, UESB
INTRODUÇÃO:
A determinação das condições macro e microclimáticas dos locais de ocorrência e desenvolvimento dos insetos é indispensável em estudos bioecológicos desses organismos. Este conhecimento deve ocupar um lugar de destaque, posto que, para se entender a incidência das populações em campo, os níveis hierárquicos do clima devem sempre ser levados em consideração, porque exercem influência direta ou indireta no comportamento e desenvolvimento de populações de insetos.
Dentre os componentes do clima, a temperatura e a umidade relativa são os principais aspectos a serem considerados, já que são fatores ecológicos capazes de influenciar a distribuição e a abundância dos insetos.
Externamente, o cupinzeiro tem formato variável de 50 a 100 cm de altura, composto por uma camada externa de terra de 6 a 10cm de espessura, cimentada com saliva (terra-saliva). Internamente, é composto por uma camada de celulose e terra, menos dura, com galerias horizontais superpostas e separadas por paredes verticais, revestidas por camada escura. Em suas colônias, os cupins mantêm uma grande organização e controle climático.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Evidenciar as diferenças de temperatura e umidade relativa entre macro e micro ambientes, tendo como objetos de estudo um cupinzeiro e o ambiente em que ele se encontra.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados em um cupinzeiro, próximo a uma área de mata-de-cipó, localizado na área experimental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, em março de 2013.
Realizaram-se 10 leituras de temperatura e umidade relativa em três horários distintos: 7:00; 14:00 e 18:00 horas e em três locais. Utilizou-se o Termohigrômetro digital para aquisição dos dados, conforme metodologia descrita por Parra et. al. (1974). Na coleta dos dados, foi esperado que as medidas se estabilizassem para que fossem registradas as 10 leituras, uma a cada minuto.
As medições de temperatura e umidade relativa do cupinzeiro foram realizadas em 3 pontos: no primeiro, localizado na camada de terra-saliva, que estava sendo formada pelos cupins, antes que ela se solidificasse; no segundo ponto, localizado na parede externa do cupinzeiro a 10cm do solo; e no terceiro, localizado na área externa a 1 m do cupinzeiro.
Os resultados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste Tukey no nível de 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ocorreu grande variação de temperatura ao longo do dia em todos os pontos avaliados. O pico sucedeu às 14h em todos os pontos, com máximo de 34ºC para a área externa (1 m do cupinzeiro). As variações foram significativamente diferentes nos três horários de leitura.
Observou-se, com relação à umidade, variações significantes nos três horários de leitura, tendo a camada terra-saliva os maiores teores de umidades ao longo do dia (95%, 96% e 99%); a área externa apresentou os menores índices de umidade relativa (70%, 34%, 67%).
Embora os valores de temperatura e umidade tenham variado na camada de terra-saliva, essa apresentou, além dos maiores teores de umidade, as menores médias de temperatura (19, 29 e 25ºC). Essa camada se mostrou constantemente úmida. Apesar da umidade ter decaído um pouco na avaliação das 14 horas, voltou a crescer na avaliação seguinte.
Evidencia-se que os cupins conseguem construir um isolamento da colônia com o meio externo através da camada de terra-saliva. Isso permite que as condições microclimáticas da colônia variem menos e permaneçam nas faixas ótimas e desejáveis para a manutenção da população.
Por apresentarem corpo mole e pouco esclerotizado, os cupins são sensíveis à dessecação, por isso a umidade relativa no interior do ninho é sempre mantida alta.
CONCLUSÕES:
A temperatura manteve-se mais baixa na camada de terra-saliva que nas demais camadas, no entanto houve variação diária da mesma. Quanto aos valores de umidade relativa, essa camada apresentou os mais altos, permanecendo assim durante todo o dia devido ao isolamento garantido por essa camada do meio externo.
Palavras-chave: Cupinzeiro, Temperatura, Umidade.