65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
INVESTIGAÇÃO DOS CASOS DE TUBERCULOSE, PERÍODO DE 2001 A 2010 NO MUNICÍPIO DE AREIA/PB
Thiara Batista Freire - Depto.de Enfermagem-UEPB
Maryana Lima Pinto - Depto.de Enfermagem-UEPB
Talina Carla da Silva - Mestranda em Saúde Pública - UEPB
Mayrla Lima Pinto - Mestranda em Saúde Pública - UEPB
Lidiane Cristina Félix Gomes - Mestre em Meteorologia pela UFCG
Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Enfermagem- UEPB
INTRODUÇÃO:
O controle da tuberculose tb representa um desafio principalmente para países em desenvolvimento como o Brasil. O país ocupa a 17ª posição na lista dos 22 países com maior carga da doença no mundo. Em 2010 no Estado da Paraíba foram registrados 1.023 casos novos, enquanto na cidade de Areia a incidência foi de 4,1/100.000 habitantes. Nesse contexto, se faz necessários estudos em tuberculose com abordagens espaciais que identifiquem áreas com maiores incidências da doença, podendo assim contribuir na tomada de decisões baseada na visualização direta de indicadores epidemiológicos, o que pode refletir positivamente no seu controle.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar os casos de tuberculose no período de 2001 a 2010 no município de Areia/PB, utilizando a técnica de georreferenciamento.
MÉTODOS:
Estudo com delineamento híbrido e de tendência temporal. A população foram os casos novos de tb notificados no período de 2001 a 2010, no município de Areia. Para a coleta de dados foi realizado o georreferenciamento do domicílio do doente através de um aparelho GPS. Para análise espacial e construção dos mapas utilizou-se o software ArcGIS 10.0, que permite a integração dos dados obtidos na secretaria de saúde no Sistema de Informação Geográfica, e as coordenadas geográficas obtidas in situ, produzindo o cenário dos casos de tb no tempo e no espaço para a área avaliada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram georreferenciados 20 casos de tb no município. A distribuição espacial e a estimativa de Kernel apontam maior concentração de casos nas regiões Norte e Sudeste, as quais são áreas heterogêneas, onde residem também pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda nessas regiões é possível identificar a existência de correlação espacial entre os casos, como também se observa um padrão aleatório de eventos na área geográfica do município. Estudos mostraram que as regiões periféricas e centrais são as mais expostas ao risco da TB, devido ao empobrecimento das famílias, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e as migrações internas, esta, principalmente no centro da cidade, por apresentar maior fluxo de pessoas, contribuindo para a propagação do bacilo. Esse perfil pode ser observado no município em estudo.
CONCLUSÕES:
Foi possível perceber que no período estudado embora os casos apresentem um padrão aleatório, houve aglomerado nas regiões norte e sudeste do município. Os achados revelam a identificação de áreas especificas em que há necessidade de direcionamento de ações para prevenção de novos casos da doença, uma vez que no município o controle tem se mantido satisfatório.
Palavras-chave: Análise espacial, Incidência, vulnerabilidade social.