65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Microscopia Eletrônica de Varredura de biocápsulas poliméricas contendo Trichoderma sp. para aplicação na agricultura
Tibério Cesar Lima de Vasconcelos - Mestrando, Departamento de Química, UFRPE.
Gabriel Franco dos Santos - Doutorando, Departamento de Química, UFMG
Gabriel Olivio Locatelli - Doutorando, Departamento de Engenharia Química, UFPE
Luciano Avallone Bueno - Prof. Doutor Orientador, Departamento de Física, UFRPE
INTRODUÇÃO:
A preocupação ambiental tem despertado o interesse da comunidade científica na busca de novas alternativas para reduzir o uso de pesticidas. Uma das alternativas exploradas é o controle biológico, onde se emprega microrganismos específicos no controle de pragas e doenças, sendo ambientalmente seguro e não apresentando riscos a saúde dos produtores e consumidores (LUDUEÑA, 2012). Muitos fungos podem ser usados no controle biológico, mas poucos têm evoluído para uma escala comercial, devido a dificuldade de administração, manejo e armazenamento. Um dos meios de se minimizar essas dificuldades é a bioencapsulação (HUANG, 2012). A bioencapsulação se trata de um processo tecnológico com o objetivo de proteger os fungos, geralmente com biopolímeros (ABBAS, 2012).
OBJETIVO DO TRABALHO:
No presente trabalho, o fungo Trichoderma sp. foi encapsulado em diferents formulações à base de alginato de sódio. As biocapsulas formadas foram desidratadas e submetidas à análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).
MÉTODOS:
Estudo foi realizado utilizando Microscópio Eletrônico de Varredura com canhão de emissão por efeito de campo - Quanta 200 em baixo vácuo. As biocápsulas foram produzidas utilizando solução de alginato de sódio modificado a 2% (m/v) dando origem a três formulações distintas. Formulação 1 - solução de alginato de sódio e glicerol, formulação 2 - solução de alginato de sódio e polifosfato, e formulação 3 - solução de alginato de sódio e amido. Em seguida foi adicionado solução contendo esporos de Trichoderma sp. para que posteriormente ocorre-se o processo de geleificação simples em solução de cloreto de cálcio a 2% (m/v).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas imagens de MEV das biocápsulas foi possível identificar os esporos de Trichoderma sp. em meio às paredes das mesmas, apresentando-se protegidos pela biocápsulas, desta forma ficando menos expostos às condições adversas do ambiente. Na formulação 1 as biocápsulas ficaram com cavidades e rachaduras, porém é visível a presença de grande quantidade de esporos nas paredes externas. Na formulação 2 foi possível observar que a biocápsula apresentou aspecto ressecado com trincas, não havendo presença de esporos aparentes, o que foi confirmado por análise microbiológica. Com a 3° formulação as biocápsulas apresentaram-se menos porosas, com menor número de trincas e cavidades mais suaves, desta forma os esporos aparecerem bem protegidos na superfície e com uma menor perda de água, o que foi comprovado por análise de atividade de água.
CONCLUSÕES:
As análises das microscopias mostraram que a porosidade e morfologia das biocapsulas obtidas, por geleificação simples de matrizes a base de alginato contendo fungo Trichoderma SP., é dependente da formulação utilizada. Com isso, observou-se que a formulação 3 (alginato + amido) mostrou-se mais promissora com relação a proteção dos fungos, devido a baixa porosidade e manutenção da atividade de água no seu interior. Tal resultado corrobora com análises microbiológicas realizadas nas amostras por um período de 120 dias de armazenamento.
Palavras-chave: Bioencapsulação, Alginato, Trichoderma sp..