65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
INFLUÊNCIA DO USO DO HIDROGEL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Anadenanthera peregrina (L.) SPEG.
Glauce Taís de Oliveira Sousa - Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade de Brasília-UnB
Gileno Brito de Azevedo - Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade de Brasília-UnB
Cândida Lahís Mews - Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade de Brasília-UnB
José Raimundo Luduvico de Sousa - Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade de Brasília-UnB
Anderson Marcos de Souza - Prof°. Dr.– Depto de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília-UnB
INTRODUÇÃO:
A espécie Anadenanthera peregrina (L.) Speg. (Leguminosae), conhecida popularmente como angico vermelho, é encontrada em matas semidecíduas e na transição para o cerrado, com ocorrência natural desde o estado do Tocantins até o estado do Rio de Janeiro. No entanto, tem sido ameaçada pela exploração desordenada dos recursos florestais. Durante a revegetação de áreas degradadas, em programas de reflorestamento e plantios conservacionistas, uma das etapas iniciais é a produção de mudas com boa qualidade morfofisiológica, aptas a se estabelecerem em campo. Sendo assim, surge a demanda pelo desenvolvimento de tecnologias que visam otimizar a produção de mudas de espécies nativas. Uma alternativa que tem sido recentemente trabalhada na produção de mudas de espécies florestais é a utilização do polímero hidroretentor (hidrogel) incorporado ao substrato. O hidrogel é um produto sintético altamente higroscópico que retêm a água, liberando-a gradativamente para a planta. Com isso, aumenta a disponibilidade de água, reduzindo as perdas por percolação, lixiviação de nutrientes. Diante do exposto, torna-se importante avaliar a influência do hidrogel sobre a qualidade de mudas de espécies florestais, principalmente as nativas, as quais estudos são escassos na literatura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve por objetivo avaliar a influência de diferentes dosagens do hidrogel agrícola de poliacrilamida sobre a sobrevivência e crescimento de mudas de Anadenanthera peregrina na fase de viveiro.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido no Viveiro Ecotech Ambiental, localizado em Brasília no Distrito Federal (16º02’01.6”S e 047º48’27.5”W). As mudas foram produzidas no período de agosto a novembro de 2012, em tubetes com capacidade volumétrica de 290cm³, preenchidos com substrato a base de terra de subsolo + esterco bovino + vermiculita (3:1:1). Ao substrato foi adicionado calcário dolomítico, NPK 4:30:16 e micronutrientes (yoorin). As sementes foram postas para germinar em sementeiras, e após a germinação, foram repicadas para os tubetes. Após a repicagem, a cada 20 dias, foram realizadas adubações de cobertura com a utilização de uréia, dissolvida em água. Os tratamentos foram compostos por 5 dosagens do hidrogel, incorporado ao substrato antes do enchimento dos tubetes. As dosagens utilizadas foram: T1=sem hidrogel, T2=2g, T3=4g, T4=6g e T5=8g de hidrogel por litro de substrato. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com 5 repetições compostas por 21 mudas cada. Aos 120 dias após a implantação do experimento, foram avaliados: a sobrevivência (%), altura da parte aérea (cm) e o diâmetro do coleto (mm) das mudas. Os dados foram submetidos à análise de variância, e havendo diferenças significativas, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As mudas de angico em que não foram adicionadas o hidrogel ao substrato apresentaram maior sobrevivência (82,86%), diferindo estatisticamente dos demais tratamentos. Os tratamentos com 2 e 4g de hidrogel (55,27% e 57,14%, respectivamente) diferiram do tratamento com a maior dosagem de hidrogel, que apresentou o menor percentual de sobrevivência (35,24%). Quanto aos parâmetros altura da parte aérea e diâmetro do coleto, não foi verificada diferença significativa entre os tratamentos, apesar das maiores médias, 10,70cm para altura da parte aérea e 2,09mm para o diâmetro do coleto, terem sido observadas no tratamento com 4g de hidrogel. Estes resultados indicam que para a espécie estudada, em condições similares aos do presente estudo, a utilização do hidrogel na produção de mudas não é recomendada, visto que, além de não ter influenciado positivamente o crescimento das mudas, reduziu a sobrevivência na medida em que aumentou a dosagem do produto utilizada. Apesar desses resultados, é importante a realização de estudos com outras espécies, ou em condições diferentes, visto que, cada espécie apresenta diferentes comportamentos em situações diferentes.
CONCLUSÕES:
A utilização do hidrogel em diferentes dosagens influenciou negativamente na sobrevivência das mudas de Anadenanthera peregrina, além de não apresentar efeito sobre seu crescimento em altura da parte aérea e diâmetro do coleto.
Palavras-chave: Angico vermelho, Polímero hidroretentor, Mudas nativas.