65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
EDUCAÇÃO E TRABALHO: A QUIMICA DO COTIDIANO E O TRABALHO NO CAMPO, UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Evani Lima dos Santos - IFBAIANO CAMPUS CATU
Joílson dos Reis - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
David Brito - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
Jaqueline de Jesus - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
Profª Drª Orientadora Alexandra Carvalho - IFBAIANO CAMPUS CATU
Heloísa Lemos - IAT Instituto Anísio Teixeira
INTRODUÇÃO:
Este trabalho busca relacionar os conhecimentos químicos obtidos em sala de aula com os conhecimentos praticados no ambiente rural por meio da aplicação dos produtos agrotóxicos realizados por estes sujeitos no ambiente de moradia e/ou de trabalho. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Ensino Básico dentro das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID no município de Catu no estado da Bahia.
A cidade de Catu faz parte do Litoral Norte Agreste de Alagoinhas, região composta por 23 municípios e conhecida pela incidência no mercado de extração de petróleos. O município tem como uma das suas fontes de renda a plantação de produtos agrícolas, tais como: mandioca, hortaliças, fumo e frutas. O presente trabalho tem como princípio levar aos munícipes informações inerentes ao uso de substâncias agrotóxicas nas lavouras do próprio município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
● Promover um processo extensionista educativo e dialógico em torno dos conceitos básicos do conhecimento químico presentes nas práticas de trabalho cotidianas de agricultores familiares do município de CATU-BA, calcado nos princípios de sustentabilidade ambiental. ●Sensibilizar agricultores familiares para uma mudança de atitudes em relação ao meio ambiente, e torná-los defensores do ambiente.
MÉTODOS:
A metodologia adotada por esta pesquisa baseia-se em princípios de sensibilização e informação para os agricultores familiares, no intuito de capacitá-los melhor sobre ações que estes desenvolvem diariamente no seu trabalho.
Assim, as ações extensionista desenvolvidas neste projeto deverão ter combinar duas fases: uma diagnóstica e a outra da comunicação, ou seja, da troca de conhecimentos entre os sujeitos envolvidos direta e indiretamente neste trabalho.
ETAPA1: Diagnóstico da realidade
Nesta etapa o principal objetivo verificar o conhecimento prévio dos estudantes a cerca dos agrotóxicos.
Para alcançar este objetivo será exposto por meio de conversa com os estudantes o tema gerador para dar inicio ao trabalho.
ETAPA 2: Comunicação – o conhecimento químico na prática da Agricultura Familiar.
Estudaram-se textos sobre a temática para relacioná-los ao tema agrotóxico com os conteúdos de química estudados em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Embora a agricultura seja praticada pela humanidade há mais de dez mil anos, o uso intensivo de agrotóxicos para o controle de pragas e doenças das lavouras existe há pouco mais de meio século. Ele teve origem após as grandes guerras mundiais, quando a indústria química fabricante de venenos então usados como armas químicas encontraram na agricultura um novo mercado para os seus produtos. Com o desenvolvimento do projeto os envolvidos buscaram fazer a relação dos produtos agrotóxicos usados no município de Catu e o impacto deste na saúde da população. Enfim, fez-se uma atividade onde se pode proporcionar a participação direta da população na apresentação do trabalho desenvolvido, e essa atividade foi um fórum realizado na escola estadual Pedro Ribeiro Pessoa, intitulado como I Fórum de Responsabilidade Socioambiental e a temática foi Agrotóxico, Meio ambiente e Saúde. Palestras relacionadas à temática foram apresentadas por professores, especialistas nas áreas de saúde e meio ambiente. O fórum teve a duração de 8 horas e contou com a participação de mais de 600pessoas.
CONCLUSÕES:
O trabalho desenvolvido foi de grande importância e relevância para a comunidade escolar e para a comunidade que a circunda. Proporcionou uma interação entre ambas e trouxe para a escola a discussão do trabalho desenvolvido pelos alunos no que diz respeito à busca pela informação como também a transmissão do conhecimento para a população que se fez presente no fórum de responsabilidade socioambiental.
Palavras-chave: Química., Meio Ambiente., Saúde..