65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
ESTUDO SOBRE A SELETIVIDADE DE Eriopis connexa (COLEOPTERA: COCCINELIDAE) E SUA PRESA, Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) FRENTE A INSETICIDAS NATURAIS
Hafez Kallout - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Heonard Fernandes Januário Neves - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Alexandre Igor de Azevedo Pereira - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Thiara Silvestre Nascimento - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Larissa Silva Assunção - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Guilherme Dantas de Faria - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) é a principal praga de milho desde a emergência dessa planta até a formação de espigas (CRUZ, 1995), com mesmo potencial de desfolha na cultura do algodoeiro, Gossypium hirsutum (Malvaceae).
O uso de inseticidas seletivos contra essa praga é importante, pois o uso de agentes de mortalidade natural são, em muitos casos, insuficientes para mantê-la abaixo do nível de dano econômico (CRUZ, 1995). Embora o método químico seja o mais utilizado para o controle de S. frugiperda, o interesse por inseticidas naturais associados ao controle biológico tem aumentado (VALICENTE e BARRETO, 1999).
O nim, Azadirachta indica (Meliaceae) destaca-se entre as plantas inseticidas com adaptação no Brasil e acentuada atividade contra pragas como S. frugiperda (VIANA e PRATES, 2003). A azadiractina é o principal composto inseticida do nim, com maior quantidade desse composto nos frutos, seguido pelas cascas e folhas dessa planta (BRUNETON, 1995). O extrato pirolenhoso, utilizado na agricultura orgânica, é obtido da condensação da fumaça durante a carbonização da madeira (ENCARNAÇÃO, 2001) e pode apresentar propriedades inseticidas (MIYASAKA, 1999).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade dos inseticidas naturais, óleo de nim e extrato pirolenhoso, comparado ao Match, em lagartas de S. frugiperda e na seletividade ao predador E. connexa.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas, Minas Gerais, em janeiro de 2007, em ambiente controlado (25 ± 1ºC, 70 ± 10% UR e fotofase de 12 horas), com insetos obtidos da criação da Embrapa.
O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 12 tratamentos e dois inseticidas naturais (óleo de nim (1L/ha) e extrato pirolenhoso (1 L/ha)), um químico sintético (Match CE-300 mL/ha) e água (testemunha), em lagartas de S. frugiperda com dois, quatro ou seis dias de idade. Cada tratamento teve seis repetições com oito lagartas cada, individualizadas em copos plásticos de 50 mL. Posturas de S. frugiperda foram pulverizadas com os inseticidas em esteira rolante experimental com um bico tipo leque 8004, vazão de 308L/ha e pressão de 40 libras e oferecidas ao predador E. connexa. A taxa de mortalidade desse predador foi avaliada, diariamente, até o nono dia e após três dias de oferta das posturas, com as mesmas sendo trocadas por outras não tratadas para evitar a eclosão das larvas de S. frugiperda. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A mortalidade de S. frugiperda foi semelhante com óleo de nim ou Match e menor com o extrato pirolenhoso (61,11%) (Tab. 1). A baixa mortalidade de lagartas de S. frugiperda com esse extrato pode ser devido ao local onde o experimento foi conduzido, em laboratório, pois no campo o extrato pirolenhoso pode ativar substâncias do metabolismo secundário das plantas e induzir resistência das mesmas ao ataque de insetos (TSUZUKI et al., 2000). Além disso, características físicas e químicas, especialmente as quelatizantes desse composto, potencializam a eficiência de produtos fitossanitários e a absorção de nutrientes em pulverizações foliares (ZANETTI, 2003). O poder inseticida do extrato pirolenhoso depende da espécie de madeira usada para arbonização e da espécie praga alvo. Isto foi mostrado com o extrato pirolenhoso de três espécies arbóreas, os quais não afetaram a oviposição de S. frugiperda e, somente, o extrato pirolenhoso de Eucalyptus grandis (Myrtaceae) afetou a oviposição de Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechidae). Por outro lado, os extratos pirolenhosos de Pinus caribaea (Pinaceae) e E. grandis foram eficazes na mortalidade de S. frugiperda e T. absoluta, respectivamente.
CONCLUSÕES:
O óleo de nim foi tão eficiente quanto o inseticida químico Match para o controle de S. frugiperda independente de sua idade. O extrato pirolenhoso apresentou mortalidade semelhante, apenas, para lagartas de S. frugiperda com dois dias. O óleo de nim e o extrato pirolenhoso são menos prejudiciais às larvas de E. connexa que o Match. O óleo de nim pode ser utilizado no controle de S. frugiperda, com baixo risco para reduzir a população de E. connexa.
Palavras-chave: entomologia, controle biológico, mortalidade.