65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ARTESÃOS EM PALMAS:GEOMETRIA E SUAS PERSPECTIVAS
Jhennyffer Gonçalves dos Santos - Universidade Federal do Tocantins- Curso de Pedagogia
Carmem Lúcia Artioli Rolim - Profª Dra./ Orientadora- Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por finalidade abordar aspectos geométricos produzidos como manifestações culturais presentes nas produções dos artesãos, especificamente na cidade de Palmas. Os estudos seguiram abordagem quali-quantitava, caracterizando-se como estudo de caso, pautados pelo referencial histórico-cultural. Para seu desenvolvimento percorremos três momentos, o primeiro com levantamento historiográfico e análise documental, bem como resgate das perspectivas geométricas, o segundo momento considera as percepções geométricas presentes nas obras criadas e nos espaços vividos pelos sujeitos da pesquisa, e o terceiro compreende análise dos materiais coletados diante dos parâmetros metodológicos propostos. Para o resgate historiográfico o estudo percorre a linha do tempo considerando tradições, costumes, e formas de expressão como manifestações culturais. As percepções geométricas são observadas e analisadas como construções representativas da sociedade, e a análise permite indicar que a geometria não se limita a habilidade de desenhar e medir; está na construção e reconhecimento de si próprio e do espaço, no desenvolvimento da representação visual construída nas relações teóricas e práticas. Considerações que permitem afirmar a existência de amplo campo de discussão e necessário aprofundamento para estudos futuros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo está vinculado ao Macro Projeto Geometria (Re) significado pela cultura tocantinense, onde se pretende resgatar a geometria construída pela comunidade de artesãos, como expressão da relação do homem com o espaço, geometria essa, presente nas manifestações do pensamento visual, em valores culturais e estéticos.
MÉTODOS:
Os estudos foram desenvolvidos seguindo a abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como estudo de caso, pautados pelo referencial histórico-cultural de base Vigotskiana. Seu desenvolvimento compreende três momentos, o primeiro com levantamento historiográfico e análise documental, bem como resgate das perspectivas geométricas, o segundo momento procura as percepções geométricas presentes nas obras criadas e nos espaços vividos pelos sujeitos da pesquisa. O terceiro momento compreende análise dos materiais coletados, ou seja, entrevistas semiestruturadas diante dos parâmetros metodológicos propostos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considerando o arrazoado histórico desenvolvido anteriormente (Pibic 2010-2011), retomamos para finalização do trabalho alguns conceitos geométricos, para posterior estudo das obras apresentadas. No momento seguinte entrevistamos artesãos, buscando em suas falas a presença da geometria. A finalização ocorreu no contraponto da geometria sistematizada e de suas construções sociais.
Conceitos geométricos
Retomando o conceito geométrico para análise, destacamos a origem da palavra geometria é grega geo significa Terra e metria quer dizer medida, a palavra geometria tem como significado medir a Terra. Percorrendo o arrazoado histórico, observamos que o conceito intuitivo geométrico continua a ser reproduzido. Segundo Mlodinow (2010), em fase inicial, a geometria foi usada principalmente para medição de terrenos, com o tempo, passou a ser utilizada para outras coisas, sendo dividida em conteúdos como: o estudo de formas ou figuras planas, ou seja, com duas dimensões; e as formas que estão no espaço com três dimensões chamadas de corpos geométricos tridimensionais. As formas geométricas possuem características específicas, e seguem os parâmetros indicados por Iezzi (1985) e Machado (1988).
CONCLUSÕES:
Seguindo o plano de trabalho, retomamos os objetivos, partimos para as perspectivas geométricas resgatando aspectos da geometria como expressão da relação do homem com o “espaço”, estando essa geometria presente nas expressões do pensamento visual, em valores culturais e estéticos e nas diversas formas de criação artística da população. No decorrer do estudo podemos verificar que desde o processo de criação e emancipação do Estado, na qual as pessoas que aqui permaneceram, construíram sua identidade e cultura em meio à rica diversidade cultural. Nas falas dos artesãos observamos a dificuldade de trabalhar com conceitos da geometria sistematizada pela escola, porém a pensamento geométrico embasa suas construções. Com D’Ambrosio (2005, p.102),
A geometria nasce de representarmos um fato e trabalharmos sobre essa representação. Neste momento é importante esclarecer que entendo matemática como uma estratégia desenvolvida pela espécie humana ao longo de sua historia para explicar, para entender, para manejar e conviver com a realidade sensível, perceptível, e com seu imaginário, naturalmente dentro de um contexto natural e cultural.
Mesmo os artesãos do segmento decoração não conseguindo falar sobre a geometria, seu conceito, raciocínio foi demonstrado no pensamento criativo de seus autores, os moldes em diferentes tamanhos refletem a percepção visual e domínio do pensamento geométrico. Isso nos leva a questionar a fenda que se constrói entre o saber sistematizado.
Palavras-chave: cultura, artesãos, geometria.