65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
DE QUE INCLUSÃO FALAMOS? A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES, EDUCANDOS E PAIS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ARAGUATINS TOCANTINS.
Moab Machado Costa Ribeiro - Acadêmico de Ciências Biológicas IFTO
Aura Silva Conceição - Acadêmico de Ciências Biológicas IFTO
Iteglan Pereira da Silva - Acadêmico de Ciências Biológicas IFTO
Vanderlúcia Batista Almeida da Silva - Acadêmico de Ciências Biológicas IFTO
Lucinalva Ferreira - Profª Esp./Orientadora - Depto. De Ciências Humanas – IFTO
INTRODUÇÃO:
A educação inclusiva significa a oportunidade dos estudantes com deficiência participarem em todas as atividades educativas. É através deste processo que a escola constrói a sua competência de aceitar os estudantes que a desejem frequentar(GOMES, 2009). Mas percebe-se é que os sistemas escolares estão montados a partir de um pensamento que disfarçam a realidade, permitindo dividir os estudantes em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, e os professores em especialistas ou não (MOANTOAN, 2003).
Porém deve-se considerar que independente das dificuldades e diferenças, os estudantes especiais precisam receber todo apoio necessário para garantir uma educação eficaz. Entretanto para a realização desse trabalho há grandes dificuldades, pois os profissionais da educação não estão capacitados para trabalhar com esses estudantes. E assim deve acontecer um esforço conjunto das escolas, educadores e educandos para que haja uma reestruturação da prática educativa correspondendo às necessidades de cada um de seus estudantes. Diante disso, e imprescindível analisar as intervenções e ações desenvolvidas nas escolas para permanência desse estudante, e identificar as atuações realizadas para que isso aconteça sem exclui-los do processo educativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as ações e intervenções desenvolvidas no contexto escolar para a inserção dos estudantes com deficiência de forma inclusiva bem como perceber as visões de educadores, educandos e pais sobre o processo.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada durante o mês de Fevereiro de 2013 em uma Escola Municipal da cidade de Araguatins - TO, localizada no centro da cidade e teve como público alvo professores, pais e estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental nos anos finais.
Essa pesquisa se deu através de um questionário com 12 perguntas fechadas para os professores, com 8 para os pais e 6 para os estudantes com linguagem simples e de fácil entendimento,o que tornou possível ao pesquisador perceber, as opiniões dos atores envolvidos sobre o processo de inclusão e as dificuldades encontradas no âmbito escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a finalidade de identificar se a escola está preparada para receber estudantes com deficiência, constatou-se através das respostas dos professores que esta se encontra apta a receber todos os alunos de forma inclusiva. Entretanto percebeu-se que 91% não possuem nenhum curso de atualização relacionado com a inclusão escolar; por esse motivo, e que 73% encontram dificuldade, no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem. E 22% não acreditam nesse processo, pois atribuem isso à falta de formação específica nessa área.
Um segundo olhar sobre o processo de inclusão realizou-se com os estudantes, e foram indagados se as crianças com deficiência sentem-se parte integrante da escola, 96% afirmaram sim e ao mesmo tempo encontram dificuldades com 34% o preconceito e com 23% dificuldades em integrar aos grupos. Foi notório perceberembora exista dificuldade, 66% acreditam que nada impede que eles tenham uma aprendizagem significativa.
Para compreender melhor esse processo é necessário também, abordar essa temática com os pais, para perceber que maneira estes reagem. E assim, 91% evidenciaram que a escola oferece condições favoráveis para a acessibilidade de estudantes com deficiência. E todos acreditam que estudantes especiais não atrapalham o desenvolvimento das aulas.
CONCLUSÕES:
Como esse trabalho foi possível identificar as ações que a escola desenvolve numa perspectiva inclusiva, bem como atua de forma que as intervenções para que todos os estudantes, sintam- se parte desse processo.
Conclui-se, portanto, que através desse trabalho a construção de um ensino realmente satisfatório para estudantes com deficiência, ainda tem grandes dificuldades, pois apesar dos professores afirmarem que a escola possua condições para atender a estudantes com deficiência, transtornos e déficits de aprendizagem, existe as limitações, pois para atingir às essas expectativas é necessário profissionais capacitados para atendê-los de forma que não haja exclusão no ambiente escolar. Sendo que a escola para muitos é o único espaço de acesso ao conhecimento. É o lugar que vai proporcionar-lhes condições de se desenvolverem e de se tornarem cidadãos. Esse processo requer primordialmente a melhoria das condições da escola, de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, sem preconceitos. E para sua efetivação deve ocorrer a ação de diversos esforços e a participação da escola, dos profissionais da educação dos pais e dos estudantes, de modo a se promover uma verdadeira mudança cultural em relação à diversidade humana.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Deficiência, Educação de qualidade.