65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
ELABORAÇÃO DE MEMÓRIA DE CÁLCULO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS UTILIZANDO O SOFTWARE MATLAB
Thiago Costa Dias - Faculdade de Engenharia Elétrica - ITEC - UFPA
Thiago Martins Novaes - Faculdade de Engenharia Elétrica - ITEC - UFPA
Gustavo Jun Xavier Ikeda - Faculdade de Engenharia Elétrica - ITEC - UFPA
Ricardo Bastos Piqueira Ribeiro - Faculdade de Engenharia Elétrica - ITEC - UFPA
Rafael de Castro Martins Nogueira - Faculdade de Engenharia Elétrica - ITEC - UFPA
Orlando Fonseca Silva - Prof. Dr. Faculdade de Engenharia Elétrica - ITEC - UFPA
INTRODUÇÃO:
A elaboração de projetos de instalações elétricas com qualidade é de muita importância para a sociedade atual, tanto na área prática quanto na área de ensino da disciplina. Entre os problemas mais comuns existentes nesta área, encontram-se o tempo necessário para realizar os cálculos e a necessidade de uma boa precisão nos mesmos. Uma opção para agilizar o projeto sem perda de confiabilidade é a utilização de recursos computacionais, os quais se mostram eficientes para a análise e solução dos problemas apresentados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é a criação de uma rotina de programa em ambiente Matlab, utilizando uma interface do próprio software para acesso de usuários, para a rápida construção da memória de cálculo de instalações elétricas residenciais.
MÉTODOS:
A rotina foi fundamentada para o cálculo dos pontos de luz e das tomadas de uso geral dos cômodos de uma residência com base na entrada de dados realizada pelo usuário. Com este propósito, foi construída uma interface gráfica amigável (GUI – Graphical User Interface), configurada no software matlab. O programa também apresenta uma listagem das chamadas tomadas de uso específico, mostrando ao usuário os aparelhos mais comumente relacionados a estas, tais como: ar condicionado, micro-ondas, máquina de lavar e chuveiro elétrico. No final ainda são apresentadas as potências totais da iluminação, das tomadas de uso geral e das tomadas de uso específico. O número de tomadas de uso geral e de pontos de luz recomendados seguem as normas padronizantes de cada cômodo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O método de inserção de dados realizado pelo programa é através de interface gráfica do Matlab, contendo elementos gráficos como janelas e menus de seleção. A interface possui um menu de escolha para o usuário selecionar a quantidade de cômodos que serão projetados. A partir deste menu, são habilitados novos menus para nomear os cômodos e quadros de inserção de valores numéricos para inserir seus respectivos valores de área e perímetro, com o objetivo de calcular o número de pontos de luz e tomadas de uso geral a serem utilizadas. Feito isso, é habilitado um terceiro menu, no qual é possível optar por inserir equipamentos que utilizam tomadas de uso específico. Ao final do processo, a interface fornece ao usuário três colunas informando a potência total consumida pela iluminação e pelas tomadas instaladas.
CONCLUSÕES:
A utilização do software Matlab para realizar a memória de cálculo de instalações elétricas residenciais se mostrou ser muito prática e eficiente. A natureza repetitiva dos cálculos demanda muito tempo e pode induzir o projetista a cometer certos equívocos não perceptíveis na hora da elaboração do projeto. O programa agiliza o desenvolvimento dos cálculos com a confiabilidade matemática necessária, além de poder ser utilizado tanto em projetos quanto em aulas da disciplina.
Palavras-chave: Projeto elétrico residencial, GUI, Dados.