65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
Detecção Molecular de Norovírus no curso médio e afluentes do Rio das Antas na Região do Corede Serra – Rio Grande do Sul
Heloísa Giron - Laboratório de Diagnóstico Molecular - UCS
Nicole Anne Modena - Laboratório de Diagnóstico Molecular - UCS
Taison Anderson Bortolin - Instituto de Saneamento Ambiental - UCS
Flaviane Eva Magrini - Laboratório de Diagnóstico Molecular - UCS
Vania Elisabete Schneider - Instituto de Saneamento Ambiental - UCS
Suelen Paesi - Profa. Dra./Orientadora - Laboratório de Diagnóstico Molecular - UCS
INTRODUÇÃO:
Os vírus entéricos são importantes causas de enfermidades veiculadas através da água. Esses patógenos são eliminados pelas fezes humanas e animais infectados podendo permanecer viáveis por longos períodos no ambiente. Dentre esses agentes etiológicos, podemos citar o Norovírus da família Caliciviridae, que possui conhecida resistência aos tratamentos convencionais de água destinadas ao consumo. Trata-se de um vírus de simetria icosaédrica, não envelopado que contém um genoma de RNA de fita simples com polaridade positiva. Esses vírus, ao contrário das bactérias, são de difícil detecção envolvendo metodologias moleculares de alto custo ainda não exigidas pela legislação vigente para qualificação da água potável e de reuso. A região geográfica compreendida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra insere-se em quase sua totalidade na bacia hidrográfica Taquari-Antas. Especialmente no curso médio do Rio das Antas, onde tem se desenvolvido atividades de criação animal, destacando-se a suinocultura. Neste segmento uma questão epidemiológica chama a atenção pelo aumento do rebanho e pelas condições de manejo de dejetos nestas atividades: o norovírus. O que levou à investigação da presença destes agentes virais e seu possível impacto nos recursos hídricos da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo visou à detecção molecular de norovírus e a análise de sua correlação com parâmetros nutricionais (NPK), carga orgânica de dejetos gerados por suínos, parâmetros físico-químicos e biológicos de recursos hídricos localizados na bacia hidrográfica Taquari-Antas.
MÉTODOS:
As estimativas de dejetos e carga orgânica gerados foram realizadas através da multiplicação do número de cabeças pelos valores de geração média por cabeça de dejetos e efluentes conforme apresentados por Oliveira (1993). O potencial de nutrientes na suinocultura foi feito com base nos dados de concentração média de nutrientes obtidos por Kozem (2000 apud Bley, 2003). Analisaram-se 23 parâmetros em 5 pontos de amostragem, os quais podem definir a qualidade de água de um recurso hídrico. As amostras de água foram coletadas em afluentes localizados no trecho médio da bacia hidrográfica do Rio Taquari-Antas, no período de fevereiro a setembro de 2011, com periodicidade bimensal, seguindo os métodos descritos no Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras (ANA, 2011). As amostras foram analisadas seguindo as metodologias de análise do Standard Methods for Examination of Water and Wastewater (APHA, 2012). Vinte amostras foram coletadas para detecção nucleotídica por RT-PCR no Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade de Caxias do Sul. As amostras e o controle positivo foram submetidos ao método de concentração por filtração, extração e amplificação viral e os oligonucleotídeos usados utilizados foram MON 431-433 e MON 432-434.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise das atividades suinícolas instaladas na região estudada, permitiu evidenciar que estas apresentam grande potencial de geração de dejetos. A geração total de carga orgânica das atividades de suinocultura é de 15.514,98 t/ano, equivalente a geração de matéria orgânica de uma população de 720.454 habitantes. Apesar do benefício econômico agregado à geração destes resíduos, o manejo inadequado pode levar à degradação ambiental em particular dos recursos hídricos afetando a qualidade da água na bacia. Isto pode ser evidenciado pela classificação obtida através dos parâmetros analisados que classificam os pontos estudados como regular e em estado inicial de eutrofização, devido principalmente da concentração de nitrato e de coliformes fecais, como Escherichia coli. Apesar do grande potencial de geração de dejetos observado na área, o norovírus não foi encontrado em nenhuma das amostras de água, indicando que o vírus não está presente em águas superficiais dos pontos escolhidos ou os níveis de contaminação estão abaixo dos detectáveis pela metodologia aplicada. A não detecção de partículas virais também pode ter ocorrido pela possível presença de inibidores de PCR na água, restos orgânicos e outras impurezas que influenciam na amplificação do genoma viral.
CONCLUSÕES:
Os resultados aqui apresentados indicam a necessidade de se investigar novos pontos de coleta e em diversificados períodos do ano. Em paralelo, observa-se a necessidade de investigar a presença de norovírus e outros vírus entéricos em amostras clínicas ou lodo proveniente dos sistemas de criação, permitindo assim, uma melhor avaliação do impacto desta atividade na saúde ambiental da região e na dispersão de doenças de veiculação hídrica à exemplo do norovírus.
Palavras-chave: norovírus, suinocultura, qualidade da água.