65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: UMA AÇÃO DO SUBPROJETO PIBID/BIOLOGIA/FAEC-UECE
Liana Lopes Cavalcante - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Franqueline Vituriano de Macedo - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Maciel Bomfim do Nascimento - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Rafael Bezerra e Silva - Colégio Estadual Regina Pacis - Crateús-Ce
Cristiana de Paula Santos - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano - Crateús-Ce
Fabrício Bonfim Sudério - Prof. Dr. / Orientador - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
INTRODUÇÃO:
É sabido que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se propõe a fortalecer a valorização do magistério através da inserção de universitários dos cursos de licenciatura ao cotidiano escolar. O subprojeto da área de ciências biológicas desenvolvido na Faculdade de Educação de Crateús - PIBID/Biologia/FAEC/UECE, em exercício desde 2011, tem em seu cronograma de ações o desenvolvimento de materiais didáticos. Esta ação prevê a produção de manuais temáticos visando contribuir para a melhoria do ensino de biologia nas escolas públicas. O manual escolar tem a função de oferecer ao aluno orientações para as aprendizagens escolares, além de contribuir na transmissão de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades, desempenhando assim o papel de guia da aprendizagem. O grande intuito desta ação realizada pelos integrantes do subprojeto é a confecção de guias práticos de aprendizagem, detalhando atividades com materiais de baixo custo e que forneçam ao professor da rede pública mais fontes de pesquisa para as aulas diferenciadas de biologia. Esse tipo de material didático pode favorecer a prática de ensino pelo professor e uma melhor aprendizagem dos conteúdos pelo estudante.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Produzir materiais didáticos que possam contribuir para uma aprendizagem significativa do aluno e oferecer um apoio didático eficiente aos professores de biologia, principalmente nas escolas participantes do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE.
MÉTODOS:
Os Manuais didáticos foram propostos e orientados pelo coordenador de área e professores supervisores. Os seguintes materiais foram desenvolvidos pelos bolsistas: 1) “Manual de aulas práticas de biologia”: Esse material foi desenvolvido mediante pesquisa dos bolsistas em sites da internet, mídias, livros e outras fontes de referência. Dentre outros critérios, as práticas foram selecionadas de acordo com as condições de infraestrutura das escolas participantes do subprojeto. As atividades propostas no manual são simples e de baixo custo e, desta forma, muitas delas podem ser realizadas tanto em sala de aula como no laboratório de biologia. O manual abrange diferentes áreas da Biologia, como: estudo de origem da vida, citologia, microscopia, morfofisiologia vegetal, zoologia, ecologia, genética, dentre outras; 2) “Manual de Jogos didáticos de biologia”: esse material foi produzido a partir de pesquisa dos bolsistas levando em consideração os seguintes aspectos: baixo custo, fácil confecção, fácil aplicação, grau de aprendizagem dos temas abordados e variabilidade de áreas da biologia. Os jogos foram testados com os alunos das escolas de acordo com os conteúdos ministrados pelo professor supervisor do PIBID. Ao todo, foram produzidos doze jogos, todos incluídos no manual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa e a seleção dos conteúdos para a produção dos materiais didáticos resultou em um manual de práticas com 299 aulas de biologia, ciências e curiosidades científicas, e um manual de jogos de didáticos voltados para a melhoria do ensino de biologia. As aulas práticas descritas no primeiro manual podem ser facilmente realizadas no laboratório ou em sala de aula, contemplando diferentes áreas da biologia. Algumas dessas atividades práticas foram testadas e bem aproveitadas pelos alunos das escolas participantes. O manual escolar é o primeiro recurso educativo que, numa sociedade com o ideal de disponibilizar o acesso a uma educação de qualidade para todos e está acessível a todos os alunos, independentemente das suas condições culturais, sócio-econômicas ou da região em que vivem. Em relação ao manual de jogos didáticos, houve a necessidade de confeccionar muitos dos jogos pesquisados com o intuito de avaliar quais deles seriam adequados para aplicação nas aulas de biologia do ensino médio. Os jogos selecionados foram utilizados e bem aceitos pelos alunos do ensino médio das escolas participantes. Os materiais didáticos foram armazenados em mídias, foram impressos e estão sendo utilizados no cotidiano das escolas participantes do subprojeto.
CONCLUSÕES:
A eficiência das atividades descritas tanto no manual de aulas práticas com no manual de jogos didáticos, amplamente testadas e utilizadas pelos integrantes do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE PIBID e pelos alunos das escolas participantes, levou à conclusão de que esses materiais didáticos foram produzidos com sucesso. Essa conclusão também se baseia no fato da constante utilização desses materiais pelos professores supervisores em sala de aula, além de depoimentos de alunos que confirmam a melhoria da aprendizagem dos conteúdos biológicos após a abordagem da teoria com o auxílio das atividades relacionadas nos manuais.
Palavras-chave: Iniciação à docência, Extensão universitária, Produção didática.