65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PORTFÓLIOS DE ZOOLOGIA: SUBSIDIO PARA A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Júlia Viegas Mundim - Licencianda Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Campus Planaltina, UnB
Antonia Adriana Mota Arrais - Licencianda Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Campus Planaltina, UnB
Aline Firminio Sampaio - Mestranda do curso de Ensino de Ciências -Universidade de Brasília - UnB
Elizabeth Maria Mamede da Costa - Profa. Dra./Orientadora - Campus Planaltina, Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
A falta de vínculo entre as disciplinas científicas específicas e as pedagógicas constitui um problema na formação de professores de Ciências da Natureza. Problemas no ensino de zoologia, na educação básica, podem ser reflexo da carência de métodos de ensino utilizados pelos professores (SANTOS, FACHÍN-TERÁN, 2011). De acordo com Viveiro e Zancul (2012), as licenciaturas devem orientar os futuros professores para a ação, que vai além da especialidade da área do conhecimento. Nas disciplinas científicas dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, pouca consideração tem sido dada às elaborações pedagógicas facilitadoras de aprendizagem. Professores formadores vêm mantendo um processo de ensino-aprendizagem centrado na transmissão-recepção com foco na transmissão de conteúdos científicos (Silva, e Schnetzler, 2006). Para promover esta articulação, de forma a favorecer a aprendizagem dos conteúdos específicos de zoologia e estimular a reflexão sobre a prática pedagógica, na disciplina Zoologia, ofertada aos alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, da UnB Campus Planaltina, foi proposto exercício individual, denominado portfólio, que correspondeu à elaboração de um conjunto de planos de aulas e aulas em slides no formato de apresentações PowerPoint.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a percepção dos licenciandos em Ciências Naturais, quanto à elaboração de portfólio, exercício proposto pelo professor da disciplina de Zoologia como forma de propiciar a reflexão sobre a prática pedagógica e verificar como pode auxiliar no processo de aprendizagem e na formação dos licenciandos do curso de Ciências Naturais.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com duas turmas que cursaram a disciplina Zoologia, dividindo-se em três etapas. Na primeira etapa, os licenciandos receberam orientações referentes aos mecanismos de funcionalidade e elaboração do portfólio, que deveria ser composto por planos de aula e aula em formato PowerPoint. Os planos deveriam conter descrições sobre o público-alvo; o tema; os objetivos específicos; a metodologia e os mecanismos avaliativos. Já os slides deveriam ser coerentes com o plano de aula expresso através das informações,conteúdos e planejamento elaborado. Na segunda etapa, durante a elaboração dos portfólios, o professor e as monitoras da disciplina acompanharam e orientaram os licenciandos, sanando as dúvidas decorrentes da atividade. Por fim, solicitou-se aos estudantes que respondessem um questionamento referente à atividade: “O que você aprendeu montando o portfólio de zoologia? Justifique sua resposta.” “O que você procurou evidenciar com o material produzido?”. A partir das respostas de dezenove alunos participantes da disciplina, realizou-se uma análise qualitativa destas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram analisadas dezenove respostas, de alunos da disciplina de zoologia no semestre da aplicação da atividade. A análise revelou padrões de similaridades. Em relação ao que o aluno consideraram ter aprendido 36% indicam que a elaboração do portifólio tenha complementado seus estudos de zoologia. 10% declaram ter aprendido metodologias didáticas; enquanto 30% disseram ter aprendido a preparar aulas, sendo que metade deste percentual, especificam suas aulas como aulas dinâmicas e interdisciplinares. Assim sendo, 46% dos alunos reconheceram o vínculo pedagógico da atividade com os conteúdos específicos (zoologia) e 20% deles articularam a elaboração das aulas com conteúdos interdisciplinares. Concernente à segunda pergunta, referente ao que os alunos procuraram evidenciar com o material produzido, 42% afirmaram ter evidenciado em seus materiais as imagens; e outros 42% características gerais ou principais dos grupos estudados. Em relação a intencionalidade do conteúdo apresentado percebe-se que os alunos deram ênfase no conteúdo científico características dos animais ou dos grupos, mas ao trazer um maior número de imagens, favorecem o aprendizado através também da observação, da interpretação das imagens, que no caso da zoologia ganham importância para ilustrar as características.
CONCLUSÕES:
Assim como aponta Santos e Fachín-Terán (2009), o ensino de zoologia enfrenta diversas dificuldades como aulas práticas descontextualizadas, erros de transposição didática, falta de recursos alternativos, professores sem instrução laboratorial, carência de técnicas de ensino entre outras. Nesse contexto, a confecção de recursos didáticos viáveis e de baixo custo como, por exemplo, o portfólio, constitui um exercício importante tanto para professores formadores como para licenciandos. Assim, ao analisar os dados obtidos, com este exercício, somos levados a concordar com GUSMAN e colaboradores (s/d) quando afirmam que o processo de construção do portfólio estimula o questionamento, a discussão, a análise e a reflexão da prática pedagógica. A atividade possibilitou aos alunos protagonizarem pelo menos parte do seu aprendizado, isso fica evidenciado quando afirmam que complementaram seus estudos e consequentemente seus conhecimentos. As imagens possibilitam que os alunos conheçam uma diversidade de representantes de filos, suas características e estruturas internas e externas. Dessa forma o processo de construção do portfólio contribuiu para o ensino de zoologia e para a formação dos futuros professores de Ciências Naturais.
Palavras-chave: Ensino de zoologia, Formação de professores, Portfólio.