65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 3. Fisiologia de Orgãos e Sistemas
AVALIANDO CONHECIMENTOS SOBRE A DIGESTÃO EM EXPOSIÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLAR, POR MEIO DO MÉTODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA.
Anderson Pereira da Costa - Graduando em Ciências Biológicas
Ivaneide Alves Sores da Costa - Profa. Dra/ Orientadora - Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Marques Francisco da Silva - Supervisor do Subprojeto Biologia/E.E Profa. Lourdes Guilherme
INTRODUÇÃO:
Museus e exposições de ciências estão sendo cada vez mais procurados por pesquisadores na área de educação e por professores, por permitirem que os alunos vivenciem situações as quais não podem ser vividas dentro da sala de aula. Segundo Marandino (2001) as motivações que levam o público em geral, e em especial, a escola a buscar os museus como espaço de aprendizagem em ciências são variadas, identificando uma fala comum no discurso dos professores ao justificarem tal busca, pois esperam que esses espaços ofereçam oportunidade para o aluno vivenciar situações impossíveis de serem reproduzidas na sala de aula, proporcionando a interação prática e teoria, além do fato de colocarem os alunos em contato com o conhecimento mais recente sobre os temas.
Outra maneira de viabilizar a aprendizagem dos alunos são as feiras de ciências ou a exposição em laboratórios, as quais proporcionam a interação direta do público com o aparato, preferencialmente de forma lúdica, e pode apresentar conceitos de forma simples (CAZELLI et al, 2002). As feiras de ciências realizadas nas escolas são uma grande oportunidade de tornar essa interação do aluno com as ciências propriamente dita uma realidade, pois os alunos podem participar de todas as etapas da construção do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar, através da metodologia da lembrança estimulada, o processo de ensino e aprendizagem da fisiologia de órgãos e funções do sistema digestório em uma atividade desenvolvida durante uma feira de ciências.
MÉTODOS:
Este projeto foi desenvolvido durante a Feira de Ciências da Escola Estadual Lourdes Guilherme, Natal-RN, tendo como público alvo toda a comunidade escolar. A atividade denominou-se “Desvendando a Mágica da Digestão: uma viagem pelo corpo humano”, realizada no laboratório de ciências, onde foi montado um percurso com cinco estações representativas do processo de digestão humana, durante o percurso havia explanações e questionamentos aos participantes e ao final do percurso percorrido pelos alunos, ele participavam de um pequeno quebra-cabeça, com perguntas e repostas.
A avaliação desta atividade consiste em duas etapas: i) participação de um jogo ao término do percurso; ii) aplicação da metodologia da lembrança estimulada. O jogo consiste em responder as questões indicando em um desenho do sistema digestório o órgão a que refere-se a pergunta. A segunda etapa foi aplicada após 3 meses da realização da feira, sendo convidados a participar desta atividade o equivalente a 33% da amostra do publico alvo, sendo entrevistados individualmente. Esta avaliação consistiu em mostrar 6 fotografias que representavam as estações percorridas durante a feira de ciências, seguida do questionamento: “o que você recorda ao olhar para essa imagem?”. Remetendo o aluno a recordar a vivencia durante a atividade, estimulando suas lembranças, e a formular uma resposta que caracterizasse seu processo de aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a aplicação da LE, foi perceptível a fixação de alguns pontos do conteúdo abordado, mesmo depois de três meses da realização da feira, tais percepções foram analisadas pela própria fala dos alunos, em seus comentários as visualizações das imagens. Os alunos foram capazes de reconhecerem o que acontecia com os alimentos dentro da boca ao comentarem sobre o inicio da digestão e ocorrência da mastigação, presença da saliva, além da lembrança dos dentes e da língua, elementos que também são fundamentais na digestão. Com relação ao estômago os alunos enfatizaram a presença de enzimas digestivas e o HCL, relembrando desta forma os principais conceitos trabalhados nesta estação. Quanto à função do intestino delgado ela foi confundida por alguns participantes com a função do intestino grosso, porém, os conceitos trabalhados no intestino grosso foram bem assimilados quando citam a formação do bolo fecal e direcionamento para o reto. Tavares (2004) argumenta que quando um aprendiz tem pela frente um corpo de informações e consegue fazer conexões entre esse material que lhe é apresentado e o seu conhecimento prévio de assuntos correlatos, ele estará construindo significados pessoais para essa informação, transformando-a em conhecimento, em significados sobre o conteúdo apresentado.
CONCLUSÕES:
Ao final do trabalho destacamos que os resultados alcançados através da Metodologia da Lembrança Estimulada foram bastante positivos. A exposição de novos conhecimentos através da feira de ciências proporcionou um aprendizado mais dinâmico e consequentemente significativo, tirando o aluno da sala de aula e levando-o para um ambiente que remete o aluno a esse tipo de aprendizagem, aplicando uma metodologia na qual o aluno é convidado a participar inteiramente da atividade proposta. Vale ressaltar que não buscamos através deste trabalho mensurar conhecimento dos alunos que participaram, mas ver quantas lembranças permaneceu durante a realização da feira de ciências, comprovando a importância dessas atividades para o aprendizado dos alunos.
Palavras-chave: Ensino, Lembranças, Aprendizado.