65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Linguística
O DISCURSO DA CIBERCULTURA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: UMA ANÁLISE HIPERDISCURSIVA, PLURIDIMENSIONAL E CULTURAL
Wagner Santos Araujo - FATEC Carapicuiba e PUC/SP
INTRODUÇÃO:
O tema abordado nesta pesquisa é o discurso produzido no ambiente da cibercultura e a implicação desse discurso nos diferentes processos de interação, sejam eles configurados em redes sociais como FACEBOOK, TWITTER, ou mesmo em BLOGS destinados para diferentes finalidades. Segundo Pierre Levy (2000) o conceito de cibercultura está diretamente relacionado ao conceito de ciberespaço, pois esse corresponde à relação entre os elementos estruturais, ou seja, representa o universo virtual gerado pela interconexão mundial dos computadores, com finalidades referentes às funções de acesso à distancia aos variados recursos de um computador. A cibercultura trata essa infraestrutura da comunicação digital com o universo “oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo” (LEVY, 2000). Sob essa perspectiva, o discurso encontra-se disperso, motivado por contextos diferenciados de produção e perspectivas de acesso, de intencionalidade e de construção de sentido que excedem a relação direta entre o significado e o significado. Desta feita, o discurso, dentro desse processo de interconexões plurissignificativos assume uma característica hiperdiscursiva, hiperespacial. É sob essa perspectiva que o presente trabalho visa abordar a construção de identidades e sua relação com o conceito matemático de hiperespaço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se com esse trabalho promover uma reflexão acerca da construção de identidades no ambiente ciberespacial. Essa Construção se configura como proveniente de fatores discursivos e característicos de uma determinada comunidade discursiva, seja ela instaurada pelo discurso do Poder, do Controle ou de Acesso. Objetiva-se identificá-las no espaço hiperespacial das redes sociais.
MÉTODOS:
A presente pesquisa tem como metodologia os procedimentos da pesquisa etnográfica na medida em que se busca analisar o objeto de estudo, nesse caso, substanciado pelo discurso instaurado no ambiente virtual, a fim de encontrar matrizes de origens culturais, linguísticas e sociais que permitam a observação e análise dos marcos de cognição social e, consequentemente, a construção de identidades.
Há seis características presentes em trabalhos de vertente etnográfica, segundo André (2003): (I) observação participante, entrevistas e análises de documentos; (II) interação entre o pesquisador e o objeto pesquisado; (III) ênfase no processo e não necessariamente no produto; (IV) preocupação com o significado; (V) descrição e indução das situações, pessoas, ambientes, depoimentos; (VI) formulação de hipóteses, conceitos, abstrações e teorias.
A pesquisa é portanto, de caráter exploratório e tem como principal característica, quanto aos seus objetivos, a dimensão qualitativa, pois pretendeu-se analisar, promover a reflexão para assim propor novas ressignificações para o objeto em análise. Esse procedimento metodológico escolhido foi ao encontro da abordagem da Análise do discurso, que além de de ser um método aplicável que permite ao pesquisador ter um olhar muldisciplinar, garantiu o estabelecimento de procedimentos de base comparativa análitica a partir das categorias de análise Poder, Controle e Acesso
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Estudos linguísticos que abordam questões referentes aos meios tecnológicos, a partir dos estudos de Noam Chomsky cuja proposta se baseava na descrição de um modelo de língua por uma perspectiva estruturalista, trouxeram grandes contribuições para a configuração de uma linguagem artificial para os computadores, partindo do princípio da relação entre sintagmas, e motivaram estudos posteriores com a mesma temática, abarcando a área da leitura, produção de texto e principalmente da gramática.
Porém, com o conhecimento de que a língua não estava isolada de outros elementos, surgem os estudos pragmáticos que passaram a incorporar os elementos referentes ao discurso, que ganha espaço nas investigações, e aos aspectos relacionados à ideologia, intencionalidade. Apesar das contribuições já reunidas, os estudos de cunho pragmático não foram capazes de sistematizar os elementos descritivos e funcionais presentes no ambiente tecnológico, principalmente, no virtual, que se configura como síncrono, assíncrono, polifônico, estático, dinâmico, dialógico, multissêmico, entre outras características. Sob esse olhar e em consonância com o estudo comparativo entre a construção de sentido e o conceito matemático de hiperespaço, foi possível perceber, por meio da interação entre os interlocutores no facebook e twitter, que as relações de Poder, Controle e Acesso são categorias norteadoras na construção de identidades ainda que o discurso esteja disperso em um ambiente sem fronteiras: a internet.
CONCLUSÕES:
As categorias de Poder, Controle e Acesso foram determinantes na análise da construção de sentidos e de identidades no ambiente da cibercultura a medida que permitiu observarmos que a a categoria Poder, atestada pelo discurso tecnológico que condiciona e regula procedimentos capazes de criar condições protípicas do conceito de verdade, ela se relativiza com a categoria Controle a medida que as ferramentas dessas redes sociais lidam com o homem situado em um ambiente propenso a dispersão de sentidos orientados por diferentes fazeres transformacionais. Desta feita, a categoria Acesso legitimiza as condições quase infinitas de redes de sentido capazes de mobilizar novos fazeres transformadores, bem como novas construções de sentido condicionados à grupos e objetivos específicos. A análise resultante da observância do uso dessas redes sociais, estimuladas por temas para discussão, permitiu observar que não se pode atestar a infinidade de sentidos, uma vez que, quando o tema se esvale na dispersão discursiva, mudam-se as condições de Poder, Controle e de Acesso e a dimensão em que esses discursos ganham materialidade. Essa relação vai ao encontro do conceito matemático e geométrico de hiperespaço que se refere a espaços com mais de três dimensões. Essas redes sociais, dadas suas características, são capazes de atestar diferentes dimensões discursivas e consequentemente a construção de diferentes identidades, resultantes de diferentes formações discursivas.
Palavras-chave: Poder, redes sociais, hiperespaço.